Atualidades

Juiz do caso Mariana Ferrer é denunciado ao CNJ por omissão em audiência

A Corregedoria do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) instaurou procedimento disciplinar para apurar a conduta do juiz Rudson Marcos, da 3ª Vara Criminal de Florianópolis, no caso da blogueira Mariana Ferrer. O pedido partiu do conselheiro Henrique Ávila, que disse ver sinais de “tortura psicológica” contra Mariana durante a audiência.

“As chocantes imagens do vídeo mostram o que equivale a uma sessão de tortura psicológica no curso de uma solenidade processual. A vítima, em seu depoimento, é atacada verbalmente por Cláudio Gastão da Rosa Filho, advogado do réu”, escreve Ávila ao pedir providências à corregedora Maria Thereza de Assis Moura.

“Fotos da vítima são classificadas como ‘ginecológicas’; seu choro, como ‘dissimulado, falso’; sua exasperação, como ‘lagrima de crocodilo’. Afirma o advogado que não deseja ter uma filha ou que seu filho se relacione com alguém do ‘nível’ da vítima e que o ‘ganha-pão’ da vítima é a ‘desgraça dos outros’”, relata o conselheiro no pedido de providências.

“Causa-nos espécie que a humilhação a que a vítima é submetida pelo advogado do réu ocorre sem que o juiz que preside o ato tome qualquer providência para cessar as investidas contra a depoente. O magistrado, ao não intervir, aquiesce com a violência cometida contra quem já teria sofrido repugnante abuso sexual. A vítima, ao clamar pela intervenção do magistrado, afirma, com razão, que o tratamento a ela oferecido não é digno nem aos acusados de crimes hediondos”, segue o conselheiro.

“Em virtude da gravidade dos fatos veiculados pela imprensa, venho à presença de Vossa Excelência requerer a imediata abertura de Reclamação Disciplinar para a imediata e completa apuração da conduta do Juiz de Direito Rudson Marcos, do TJSC, na condução do processo criminal movido pelo MPSC contra André de Camargo Aranha pela imputação de suposto crime de estupro de vulnerável em que consta como vítima Mariana Ferrer”, solicita Ávila.

O pedido do conselheiro é formulado a partir de reportagem publicada pelo site The Intercept Brasil, que destaca trechos da audiência em que Mariana sofre humilhações sem que o juiz que conduzia a audiência fizesse qualquer intervenção.

Portal Raízes

As publicações do Portal Raízes são selecionadas com base no conhecimento empírico social e cientifico, e nos traços definidores da cultura e do comportamento psicossocial dos diferentes povos do mundo, especialmente os de língua portuguesa. Nossa missão é, acima de tudo, despertar o interesse e a reflexão sobre a fenomenologia social humana, bem como os seus conflitos interiores e exteriores. A marca Raízes Jornalismo Cultural foi fundada em maio de 2008 pelo jornalista Doracino Naves (17/01/1949 * 27/02/2017) e a romancista Clara Dawn.

Recent Posts

Mãe -Texto de Danuza Leão na interpretação bem humorada de Fernanda Montenegro

Nossa homenagem às mães só poderia mesmo ser com esta bem humorada declamação de Fernanda…

18 horas ago

15 sinais de que você está convivendo com um narcisista e ele está te adoecendo

O transtorno de personalidade narcisista é definido como um padrão generalizado de grandiosidade, senso de…

2 dias ago

A depressão é uma das principais causas de sofrimento evitável no mundo

5% da população mundial adulta está com depressão. É o que revela um artigo publicado…

3 dias ago

Antes de dar um celular para seu filho deixe-o experimentar o tédio – Daniel Becker

Crianças permanentemente distraídas com o celular ou o tablet. Agenda cheia de tarefas e aulas…

4 dias ago

A idade adequada para dar um celular para a criança é aos 12 e sem redes sociais

Antes de seguir adiante com esta proposta de reflexão, gostaria de deixar claro que não…

6 dias ago

“Estamos criando filhos que não conseguem passar o dia sem uma premiação”, diz psicóloga americana

Ouvi falar de um colégio em Chicago onde os alunos precisavam passar em um certo…

1 semana ago