Mãe faz sorvete de leite materno para aliviar desconforto da dentição de bebê

A dentição é um dos primeiros sinais de que o bebê está crescendo e que em breve poderá consumir alimentos sólidos. Porém, esse processo acompanha alguns sintomas irritantes, como o inchaço e dor nas gengivas, além de coceira na região onde os dentes estão saindo.

Alguns bebês são tão sensíveis ao estágio da dentição que ficam inquietos durante boa parte do dia, além de terem dificuldades para dormir.

É normal, então, que os pais recorram a diferentes remédios ou soluções caseiras para aliviar o desconforto da criança.

Solução 100% natural e simples

Uma mãe de Ohio, nos Estados Unidos, teve uma excelente ideia para aliviar os sintomas da dentição de seu bebê: preparar um sorvete com leite materno. Tasia Blackwell compartilhou seu truque no Facebook, que imediatamente se tornou viral.

A mamãe estava ciente dos perigos que os mordedores e demais brinquedos “de morder” podem apresentar para o bebê, como o agente tóxico bisfenol-A, contido em muitos produtos à base de borracha e plástico, além de outros compostos, como o triclosan e o triclocarban, classificado como desreguladores endócrinos que podem causar problemas no desenvolvimento de bebês e até mesmo afetar seus sistemas nervoso e imunológico.

Tasia também sabia que os brinquedos de morder só podem ser usados quando os alimentos sólidos já foram introduzidos, o que não era o caso de seu bebê, que se alimentava exclusivamente pela amamentação.

Ela recorreu a uma solução completamente natural: extraiu seu leite materno e colocou-o em um molde de sorvete; deixou gelar no freezer até que obtivesse uma consistência firme.

Por que funciona?

O frio tem a capacidade de anestesiar as gengivas, por isso alivia a dor rapidamente. Por ter uma ação vasoconstritora, a quantidade de suprimento sanguíneo que atinge a área diminui, o que reduz a inflamação e alivia a sensação de dor.

No entanto, não devemos esquecer que a amamentação em si é um dos remédios mais eficazes para aliviar o desconforto da dentição, uma vez que o contato físico com a mãe reduz o nível de estresse e ansiedade nos bebês.

Diferentes estudos mostraram que quando os bebês são amamentados, o nível de dor diminui à medida que se sentem mais seguros e calmos. Essa é a razão pela qual alguns pequeninos querem mamar mais durante a dentição. Além disso, o movimento que envolve a sucção também ajuda a aliviar a dor.

Uma pesquisa muito interessante realizada na Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, revelou que a amamentação ajuda a reduzir a dor que os bebês sentem quando os dentes começam a crescer.

Outra alternativa para aliviar o desconforto da dentição é massagear suavemente a gengiva do bebê, de preferência usando gaze fria no dedo, o que proporcionará uma dose adicional de alívio. Também deve-se sempre limpar o rosto da criança com um pano macio para remover o excesso de saliva, pois evita irritações da pele e o desenvolvimento de erupções cutâneas.

Fonte: Etapa Infantil/Fotos: Reprodução/Etapa Infantil

Portal Raízes

As publicações do Portal Raízes são selecionadas com base no conhecimento empírico social e cientifico, e nos traços definidores da cultura e do comportamento psicossocial dos diferentes povos do mundo, especialmente os de língua portuguesa. Nossa missão é, acima de tudo, despertar o interesse e a reflexão sobre a fenomenologia social humana, bem como os seus conflitos interiores e exteriores. A marca Raízes Jornalismo Cultural foi fundada em maio de 2008 pelo jornalista Doracino Naves (17/01/1949 * 27/02/2017) e a romancista Clara Dawn.

Recent Posts

Machosfera: monetização da misoginia e a falsa narrativa de que os homens são “vítimas” da sociedade – ONU MULHER

O ódio que nasce na internet não pode ser tratado como brincadeira. A violência contra…

4 dias ago

A importância da modernização das frotas empresariais em Portugal

A competitividade das empresas portuguesas depende cada vez mais da forma como gerem os seus…

5 dias ago

Final de ano: um convite ao Fechamento de Ciclo e Renascimento

O final do ano costuma ser lido como um simples ritual social, mas, na prática,…

6 dias ago

Ou assumimos que a saúde mental masculina é uma utilidade pública ou seguiremos adoecidos

A saúde mental masculina no Brasil é um tema de crescente urgência, frequentemente ofuscado por…

1 semana ago

60 anos é novo auge da inteligência, diz estudo

A História da ciência, da arte e da filosofia guarda inúmeros exemplos de pessoas cujo…

1 semana ago

“O feminismo incomoda mais do que o feminicídio porque a ideia de uma mulher morta é mais tolerável do que a ideia de uma mulher livre”

Desde que o Brasil tipificou o feminicídio em 2015, a violência letal contra mulheres deixou…

1 semana ago