Psicologia e Comportamento

Não há nada mais subversivo do que a mulher que se recusa a ser interpretada por narrativas impostas – Com Judith Butler

Durante séculos, a mulher foi interpretada. Interpretada pela religião, pela ciência, pela literatura, pela política e, sobretudo, por uma cultura que fez da submissão uma virtude e da obediência uma forma de amor. Mas toda interpretação é também uma forma de poder.

Como lembra Judith Butler, no seu livro: Quem tem medo do gênero?, o modo como nomeamos, descrevemos e enquadramos os corpos define quem tem o direito de existir e quem será relegado ao silêncio. Segundo ela: não há nada mais subversivo e, ao mesmo tempo, político, do que a mulher que se recusa a ser interpretada por narrativas impostas.

Recusar ser interpretada, portanto, é mais do que um gesto individual: é um ato político de desobediência simbólica. É o momento em que a mulher devolve o olhar e diz “não” às narrativas que tentam traduzi-la. Seja em nome da natureza, da moral ou da tradição. Butler afirma que a disputa em torno do gênero não é apenas sobre identidade, mas sobre quem pode ser reconhecido como humano, e quem continua sendo objeto de controle discursivo. Quando uma mulher se recusa a caber nas palavras que a definem, ela subverte a própria estrutura que sustenta o poder.

Historicamente, o corpo feminino foi usado como metáfora da fragilidade e, ao mesmo tempo, como território de controle. Da caça às bruxas à medicalização do parto, do voto negado ao silenciamento doméstico, a mulher foi descrita como se fosse uma categoria natural e estável: algo “dado” e não “construído”. Butler desmonta essa ilusão: o gênero não é uma essência, mas um ato repetido sob coerção social, e toda vez que uma mulher se nega a repetir o roteiro esperado, ela desmonta o mito da “feminilidade verdadeira”.

Culturalmente, vivemos um tempo em que o discurso conservador tenta domesticar o debate de gênero, travestindo o medo de perder o controle sobre os corpos de “defesa da família”. É o pânico moral que Butler identifica: o medo do gênero é, na verdade, o medo da liberdade; o medo de que as pessoas vivam fora dos papéis que garantem o conforto das hierarquias.

Mas o que está em jogo não é destruir a família, e sim libertar o amor das amarras da norma. Nenhum laço humano precisa de submissão para existir; precisa, sim, de reconhecimento mútuo.

Do ponto de vista social, essa recusa de interpretação é o que abre espaço para novas formas de subjetividade. Quando as mulheres se tornam autoras de suas próprias narrativas, elas transformam o campo simbólico: redefinem o que é cuidado, poder, maternidade, trabalho e desejo.

Recusar-se a ser interpretada é também um ato de imaginação. Imaginar-se fora daquilo que o discurso dominante permite ser. E imaginar é o primeiro passo da transformação política.

Por isso, não há nada mais subversivo e, ao mesmo tempo, político, do que a mulher que se recusa a ser interpretada por narrativas impostas.

Porque ao desobedecer à linguagem que a define, ela não apenas conquista voz: ela cria uma nova gramática para a existência.

Portal Raízes

As publicações do Portal Raízes são selecionadas com base no conhecimento empírico social e cientifico, e nos traços definidores da cultura e do comportamento psicossocial dos diferentes povos do mundo, especialmente os de língua portuguesa. Nossa missão é, acima de tudo, despertar o interesse e a reflexão sobre a fenomenologia social humana, bem como os seus conflitos interiores e exteriores. A marca Raízes Jornalismo Cultural foi fundada em maio de 2008 pelo jornalista Doracino Naves (17/01/1949 * 27/02/2017) e a romancista Clara Dawn.

Recent Posts

Neurobiologia do autoengano: o cérebro não interpreta a realidade apenas, ele também a constrói

Pare por um instante. Preste atenção na sua respiração agora e nessa calma fingida da…

18 horas ago

Eu ainda sou aquela criança que brincava na poça d’água como se navegasse num oceano

Eu estou sempre perdendo coisas. Quando eu preciso de caneta, não sei o que me…

2 semanas ago

Os postais propagandas de 1900 a 1914 que mostram como o machismo foi disseminado

A luta pelos direitos das mulheres se cruza, em diferentes momentos, com outras lutas por…

2 semanas ago

5 maneiras de desconstruir em si mesma o mito da mulher infalível – Com Gabor Maté

Quando o corpo diz basta: o adoecimento das mulheres e o mito do normal Por…

4 semanas ago

As 10 Melhores Séries de Drama para Maratonar Agora

Quando o assunto é drama de qualidade, poucos gêneros conseguem prender a atenção como aquele…

1 mês ago

Sem acessibilidade para denunciar, o Estado se torna cúmplice da violência sofrida por mulheres com deficiência

Certas existências a história registra como extraordinárias, transformando-as em pontos de admiração da humanidade. Outras,…

2 meses ago