Morre aos 90 anos, em 26/12/2021, Desmond Tutu, ganhador do Prêmio Nobel da Paz e ativista sul-africano. Desmond Mpilo Tutu foi um arcebispo da Igreja Anglicana consagrado com o Prêmio Nobel da Paz em 1984 por sua luta contra o Apartheid em seu país natal. Desmond foi o primeiro negro a ocupar o cargo de Arcebispo da Cidade do Cabo, tendo sido também o Primaz da Igreja Anglicana da África Austral entre 1986 e 1996.
“Será lembrado por sua imensa contribuição espiritual para a libertação e democracia da África do Sul, a razão pela qual ele foi laureado com o Prêmio Nobel da Paz. Sua busca por justiça continuou quando ele era o Presidente da Comissão da Verdade e Reconciliação e além”, diz a mensagem do papa Francisco.
O Dalai Lama, líder espiritual do budismo tibetano, enviou uma carta de condolências para a filha de Tutu, a pastora Mpho Tutu.
“Como você sabe, ao longo dos anos, seu pai e eu tivemos uma amizade duradoura. Lembro-me das muitas ocasiões em que passamos algum tempo juntos, incluindo a semana aqui em Dharamsa (Índia) em 2015, quando pudemos compartilhar nossos pensamentos sobre como aumentar a paz e a alegria no mundo. A amizade e o vínculo espiritual entre nós era algo que valorizávamos”, escreveu. Dalai Lama disse também que Tutu foi um “verdadeiro humanitário e defensor dos direitos humanos”.
Tutu morreu na madrugada de domingo 26, aos 90 anos, na Cidade do Cabo, África do Sul. Ele lutava contra um câncer de próstata desde o final da década de 1990. Foi hospitalizado várias vezes recentemente para tratar infecções associadas ao tratamento da doença.
Em agosto de 2025, o influenciador Felca viralizou ao denunciar a adultização de crianças nas…
O Dia dos Pais, como conhecemos, é fruto de uma criação comercial do século XX,…
A ansiedade é um mecanismo de defesa evolutivo natural, essencial para a sobrevivência e o…
Segundo o mestre Rubem Alves, no seu livro: "Se eu pudesse viver minha vida novamente",…
Durante décadas, o açúcar foi sinônimo de carinho, recompensa e afeto. E a publicidade soube…
A menopausa é um marco biológico e existencial na vida da mulher, que simboliza o…