Psicologia e Comportamento

O ofendido precisa compreender que todo preconceituoso é covarde

Patrícia Zaidan, redatora chefe da Revista Claudia, fez uma entrevista com o mestre Mario Sergio Cortella, onde ele discorreu sobre a nossa impotência diante dos fatos que nos oprimem e deixam a sensação de que não podemos fazer nada para mudá-los. Extraímos alguns excertos. Confira:

O preconceito tem duas fontes: a covardia e a tolice

[…]Quando eu era menino, meu pai dizia: ‘Se te xingarem na rua e você for aquilo, então não é xingamento, é verdade. E, se você não for, não é contigo’.

Todo preconceituoso é covarde. O ofendido precisa compreender isso. O preconceito tem duas fontes: a covardia e a tolice. O intolerante em relação a etnia, cor da pele, orientação sexual, religião e extrato econômico tem medo de ser o que é. Ele só se eleva quando rebaixa o outro.

Necessita ver que o outro não serve e não presta para ele poder valer alguma coisa. É um fraco que teme aquele que não é igual e se sente ameaçado por ele. Além disso, ser preconceituoso é ser burro e tonto.

A inspiração em Jesus ou São Francisco de Assis é boa para os jovens

[…]Você só compreende o hoje se olha a história no seu desenvolvimento. É bom recordar o que falavam as avós: “Não há mal que sempre dure nem bem que nunca se acabe”. Portanto, nada de desespero. Problemas agudos se dissolvem no tempo.

Os efeitos colaterais não são insuperáveis; podemos lidar com eles. É bom lembrar que devemos ter cuidado num mundo multifacetado, multicultural e multidiverso. Por isso, não podemos nos fechar em grupos exclusivos – só católicos, só gays, só muçulmanos -, o que leva à política do gueto e dilui a ideia de humanidade. Acabar com hinos nacionais também seria bom. Em geral, dizem: “Pega, esfola, estripa, arranca, mete a espada”.

Temos de enxergar uma sociedade global e interconectada. Não pelo digital e pelo econômico somente, mas pela antropologia. Ou seja, pela convivência humana. E que cada um seja capaz de olhar o outro como o outro, não como o estranho. Homens e mulheres são diferentes, não desiguais. Brancos e negros são diferentes, mas devem ter os mesmos direitos.

[…] A inspiração em Jesus ou São Francisco de Assis é boa para os jovens. O papa é uma expressão de alegria. Trata temas sérios de modo leve, não é carrancudo, não olha de cima. Assumiu o papel de defesa da paz onde há conflito. Ele me faz lembrar Benedito Spinoza, filósofo judeu que propõe a ética da alegria.

É algo que precisa entrar na nossa rotina. Não quer dizer que a sociedade deva seguir no vício do hedonismo, buscar o prazer em tudo o que faz, seguir na lógica de que a vida é uma festa e não requer esforço. Isso degrada nossa capacidade, que deixa de construir algo um pouco mais forte.

Portal Raízes

As publicações do Portal Raízes são selecionadas com base no conhecimento empírico social e cientifico, e nos traços definidores da cultura e do comportamento psicossocial dos diferentes povos do mundo, especialmente os de língua portuguesa. Nossa missão é, acima de tudo, despertar o interesse e a reflexão sobre a fenomenologia social humana, bem como os seus conflitos interiores e exteriores. A marca Raízes Jornalismo Cultural foi fundada em maio de 2008 pelo jornalista Doracino Naves (17/01/1949 * 27/02/2017) e a romancista Clara Dawn.

Recent Posts

12 maneiras de PARAR de depender dos outros para se sentir feliz, segundo especialista

Se sentir dependente de alguém para ser feliz é bem comum, não acontece só com…

5 dias ago

8 dicas de especialista para terminar um relacionamento definitivamente

Este artigo não se trata de relacionamentos abusivos. Mas de relacionamentos onde o casal, um…

1 semana ago

“Quanto mais inteligente é uma pessoa, menos sociável ela é”- Por Leandro Karnal

O professor Leandro Karnal disserta sobre a inteligência e a sociabilidade. Fizemos a transcrição do…

2 semanas ago

Especialista explica o impacto prejudicial da perda de sono no bem-estar emocional das mulheres

Um estudo publicado pela Associação Americana de Psicologia fez uma análise de 154 estudos sobre privação…

3 semanas ago

Páscoa: papa Francisco rompe tradição e só beija os pés de mulheres

Jorge Bergoglio, o papa Francisco, visitou o presídio feminino de Rebibbia, na periferia de Roma,…

3 semanas ago

“Se extrairmos da vida todo o elemento contemplativo, ela sucumbirá a uma hiperatividade mortal” – Byung-Chul Han

"Se extrairmos da vida todo o elemento contemplativo, ela sucumbirá a uma hiperatividade mortal", diz…

3 semanas ago