Parcialmente Nublado: O filme que nos responde de onde as cegonhas trazem os bebês

Partly Cloudy (Parcialmente Nublado) é um curta da Pixar, onde as cegonhas são encarregadas de levar os bebês para suas respectivas famílias. Elas buscam os recém nascidos no céu, onde as nuvens trabalham “esculpindo bebês”. Gus é uma nuvem cinzenta e insegura que cria bebês indisciplinados: crocodilos, porcos-espinhos, carneiros e muito mais. Suas criações são entregues pelo seu parceiro Peck, que é uma cegonha. Mas as criações de Gus vão ficando cada vez mais indisciplinadas e Peck não sabe mais como lidar com isso.

Em Partly Cloudy não é só a beleza estética das imagens que nos encanta e nos leva à reflexão, também é rico em valores psicossociais dos quais não podemos ficar indiferentes. Um mundo onde as nuvens são as produtoras de vidas, umas criam bebês adoráveis e outras, seres ameaçadores. Contudo, todas têm a beleza da vida, e todas elas merecem o melhor.

Pensando nisso, conduzimos nossa reflexão as realidades que implicam em educar uma criança para ser um membro produtivo da sociedade. Às vezes, e sem saber muito bem por que, elas vem com seus “espinhos” peculiares, com suas “descargas elétricas”. Entretanto, em cada criança “difícil”, há uma emoção que ela não consegue expressar,  há um ser que precisa ser ouvido, compreendido, amado e acima de tudo respeitado e aceitado tal qual ele é.

Uma das grandes lições do curta é realmente sobre como comunicar um gesto de amor incondicional, do tipo: “Eu te amo, não vou a lugar algum. Eu Estarei sempre aqui para você”. Além disso, o curta também nos ensina a não desistir, a buscar meios de fazer melhor o nosso trabalho, nos ensina empatia, trabalho em equipe e o valor da amizade.  Confira:

Portal Raízes

As publicações do Portal Raízes são selecionadas com base no conhecimento empírico social e cientifico, e nos traços definidores da cultura e do comportamento psicossocial dos diferentes povos do mundo, especialmente os de língua portuguesa. Nossa missão é, acima de tudo, despertar o interesse e a reflexão sobre a fenomenologia social humana, bem como os seus conflitos interiores e exteriores. A marca Raízes Jornalismo Cultural foi fundada em maio de 2008 pelo jornalista Doracino Naves (17/01/1949 * 27/02/2017) e a romancista Clara Dawn.

Recent Posts

Reparação histórica exemplar: Feminicídio passa a ser punido com prisão perpétua na Itália

Ganhou força , nos últimos dias ,nas redes e nos noticiários de todo o mundo…

5 horas ago

25 de novembro: não basta ensinar meninas a se defenderem e preciso ensinar os meninos a não ferir

Em 25 de novembro, quando os números do feminicídio voltam a nos assombrar, o Brasil…

3 dias ago

Negro ou Preto? É preto – Por Nabby Clifford

O dia 20 de novembro marca a morte de Zumbi dos Palmares, um dos símbolos…

1 semana ago

“Meninos que Expressam Suas Emoções Crescem Menos Propensos a Ferir” – Com Cid Vieira

A infância é o terreno onde a humanidade finca suas raízes mais profundas. É ali,…

1 semana ago

O Poder da Comunicação Estratégica na Construção de Lideranças de Repercussão Nacional

Por Bárbara Carvalho Em um cenário político marcado pelo excesso de informação e pela disputa…

1 semana ago

“Descobri o meu TDAH na vida adulta e o que parecia uma sentença, foi libertador” – Gabor Maté

O diagnóstico de TDAH pode ser um ato de libertação. Receber um diagnóstico de TDAH…

2 semanas ago