Atualidades

Cientistas descobrem substância capaz de barrar pensamentos indesejados

“Nossa capacidade de controlar nossos pensamentos é fundamental para o nosso bem-estar” – Michael Anderson, autor do estudo e pesquisador na Universidade de Cambridge, em nota.

Quantas vezes você se pegou com um pensamento que não saía de sua cabeça, por mais que você quisesse? Se você já perdeu noites de sono assim, não se preocupe. Cientistas britânicos podem ter encontrado o motivo e estão a um passo de descobrir como controlar esses pensamentos indesejados.

Publicada na “Nature Communications”, uma pesquisa mostrou que o cérebro precisa produzir uma substância específica chamada GABA para que os pensamentos indesejados fiquem sob controle. A descoberta é um grande avanço para o tratamento de transtornos mentais, já que ela abre o caminho para a criação de medicamentos que mimetizam a substância.

A dificuldade ou incapacidade de se libertar de pensamentos intrusivos e indesejados são uma realidade tanto para pessoas sem problemas mentais quanto para indivíduos com vários tipos de condições, que vão desde transtorno obsessivo-compulsivo e transtorno do estresse pós-traumático até depressão, ansiedade e esquizofrenia.

Testes em humanos mostraram como a substância age

Realizado na Universidade de Cambridge, no Reino Unido, o estudo analisou um grupo de participantes voluntários durante dois testes. No primeiro, eles receberam pares de palavras não relacionadas e os cientistas pediram para que eles as associassem (por exemplo, musgo/norte e barata/prova). Depois, os participantes receberam uma palavra e um sinal verde ou vermelho. Se recebessem a cor verde, eles tentariam lembrar o outro par da palavra, e se fosse vermelho, eles tentariam suprimir o par relacionado que veio direto em sua mente.

Enquanto o teste estava sendo realizado, os cérebros dos participantes foram monitorados por meio de imagens de ressonância magnética. A conclusão foi que os voluntários com as maiores concentrações de um produto químico conhecido como GABA em seu hipocampo tiveram melhor desempenho em suprimir os pensamentos indesejados.

O GABA é o neurotransmissor inibidor do cérebro, sufocando as atividades de algumas células quando é liberado.

“O que é emocionante sobre isso é que agora estamos ficando muito específicos”, disse Michael Anderson, que liderou o estudo, em entrevista à BBC. “Antes, só podíamos dizer ‘essa parte do cérebro age nessa parte’, mas agora agora conseguimos citar quais neurotransmissores provavelmente serão importantes.”

Fonte: Uol Estilo.

Portal Raízes

As publicações do Portal Raízes são selecionadas com base no conhecimento empírico social e cientifico, e nos traços definidores da cultura e do comportamento psicossocial dos diferentes povos do mundo, especialmente os de língua portuguesa. Nossa missão é, acima de tudo, despertar o interesse e a reflexão sobre a fenomenologia social humana, bem como os seus conflitos interiores e exteriores. A marca Raízes Jornalismo Cultural foi fundada em maio de 2008 pelo jornalista Doracino Naves (17/01/1949 * 27/02/2017) e a romancista Clara Dawn.

Recent Posts

7 maneiras de educar com amor e limite segundo Élisabeth Roudinesco

As transformações sociais e culturais das últimas décadas mudaram radicalmente a forma como amamos, criamos…

7 horas ago

“Quando uma vítima mente para proteger o agressor, ela vira ponte para outra mulher sangrar” — Márcia Goldschmidt

“Quando uma vítima mente para proteger o agressor, ela não só é cúmplice dele, mas…

2 dias ago

Celebrar a própria vitalidade é, em qualquer idade, um gesto político de resistência – Jane Fonda

Jane Fonda atravessou mais de seis décadas públicas sendo atriz, ativista, mulher em reconstrução. Nesse…

4 dias ago

5 maneiras de desconstruir em si mesma o mito da mulher infalível – Com Gabor Maté

Quando o corpo diz basta: o adoecimento das mulheres e o mito do normal Por…

5 dias ago

A chacina no Rio de Janeiro: sintoma de um país que naturalizou a morte do pobre como forma de governo

Na maior operação policial dos últimos quinze anos, o Rio de Janeiro amanheceu entre o…

6 dias ago

Nosso QI está diminuindo 7 pontos por geração, dizem estudos

Nos confins da era digital, vivemos uma experiência curiosa: por um lado, o mundo se…

7 dias ago