Atualidades

Primeira professora brasileira com Down ganha prêmio de educação

Quem disse que a síndrome de Down é um empecilho para que alguém se desenvolva plenamente e possa se destacar em sua área de atuação? Hoje em dia, o maior problema de quem nasce com a síndrome é mesmo o preconceito, mas pessoas como a modelo Madeline Stuart ou a professora potiguar Débora Seabra, que recebeu o Prêmio Darcy Ribeiro de Educação, promovido pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, estão mostrando ao mundo que podem arrasar tanto quanto pessoas que nasceram sem a síndrome.

Débora é considerada a primeira professora com síndrome de Down no Brasil e angariou a premiação por seu exemplo no desenvolvimento de ações educativas no Brasil. Formada em Magistério pela Escola Estadual Professor Luis Antônio, em Natal, Débora atua como educadora há 10 anos.

Foto: Arquivo Pessoal

Hoje, ela dá aulas na Escola Doméstica e também participa de debates sobre o preconceito em sala de aula no Brasil e no exterior. Se não bastasse, a professora também lançou em 2013 seu primeiro livro infantil, com foco em histórias de inclusão, como a dela, chamado Débora conta histórias.

Foto: Divulgação

 

Portal Raízes

As publicações do Portal Raízes são selecionadas com base no conhecimento empírico social e cientifico, e nos traços definidores da cultura e do comportamento psicossocial dos diferentes povos do mundo, especialmente os de língua portuguesa. Nossa missão é, acima de tudo, despertar o interesse e a reflexão sobre a fenomenologia social humana, bem como os seus conflitos interiores e exteriores. A marca Raízes Jornalismo Cultural foi fundada em maio de 2008 pelo jornalista Doracino Naves (17/01/1949 * 27/02/2017) e a romancista Clara Dawn.

Recent Posts

Final de ano: um convite ao Fechamento de Ciclo e Renascimento

O final do ano costuma ser lido como um simples ritual social, mas, na prática,…

10 horas ago

Ou assumimos que a saúde mental masculina é uma utilidade pública ou seguiremos adoecidos

A saúde mental masculina no Brasil é um tema de crescente urgência, frequentemente ofuscado por…

1 dia ago

60 anos é novo auge da inteligência, diz estudo

A História da ciência, da arte e da filosofia guarda inúmeros exemplos de pessoas cujo…

4 dias ago

“O feminismo incomoda mais do que o feminicídio porque a ideia de uma mulher morta é mais tolerável do que a ideia de uma mulher livre”

Desde que o Brasil tipificou o feminicídio em 2015, a violência letal contra mulheres deixou…

4 dias ago

“Mudar dá trabalho, mas permanecer onde nos machuca é tortura”

Monja Coen, uma das vozes mais significativas do Zen Budismo Soto no Brasil, fala de…

6 dias ago

“Passei anos tentando merecer respeito, mas hoje eu sei que o meu valor não é recompensa, é origem” – Viola Davis

A história das mulheres é, em muitos aspectos, a história de aprender a existir. Entre…

6 dias ago