Débora Seabra
Quem disse que a síndrome de Down é um empecilho para que alguém se desenvolva plenamente e possa se destacar em sua área de atuação? Hoje em dia, o maior problema de quem nasce com a síndrome é mesmo o preconceito, mas pessoas como a modelo Madeline Stuart ou a professora potiguar Débora Seabra, que recebeu o Prêmio Darcy Ribeiro de Educação, promovido pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, estão mostrando ao mundo que podem arrasar tanto quanto pessoas que nasceram sem a síndrome.
Débora é considerada a primeira professora com síndrome de Down no Brasil e angariou a premiação por seu exemplo no desenvolvimento de ações educativas no Brasil. Formada em Magistério pela Escola Estadual Professor Luis Antônio, em Natal, Débora atua como educadora há 10 anos.
Foto: Arquivo Pessoal
Hoje, ela dá aulas na Escola Doméstica e também participa de debates sobre o preconceito em sala de aula no Brasil e no exterior. Se não bastasse, a professora também lançou em 2013 seu primeiro livro infantil, com foco em histórias de inclusão, como a dela, chamado Débora conta histórias.
Foto: Divulgação
Vivemos em um tempo de convivência rarefeita. As casas continuam habitadas, mas os encontros diminuíram.…
Nesta primeira semana do Big Brother Brasil 26, um episódio ultrapassou a lógica do conflito…
Nos últimos meses, uma série de reportagens publicadas na imprensa nacional e internacional tem acendido…
Desde os primeiros dias de vida, antes mesmo da palavra e da memória narrativa, o…
Desde que as primeiras civilizações humanas criaram normas sociais rígidas baseadas em gênero, o machismo…
Ao longo da história, a infidelidade conjugal foi tratada de formas muito distintas conforme o…