Com muito carinho, vocação e empatia, a estudante de medicina Manuela Lemos adaptou a receita de um paciente analfabeto que há anos não tratava de sua diabetes e hipertensão por não saber ler a receita e as caixas de remédios. A imagem foi divulgada por sua irmã, Gabriela, em seu Twitter e a publicação viralizou.
“Aplaudindo infinitamente minha irmã que atendeu um paciente analfabeto e fez uma receita toda adaptadinha pra ele”, disse Gabriela no texto.
Os remédios foram identificados com fitinhas de variadas cores e estampas. Ao lado, apenas os horários de cada um, facilitando ao máximo o entendimento ao paciente.
“O paciente estava há anos sem controle do diabetes e da hipertensão porque não sabe ler a receita. Quando o amor conduz à prática médica, vencer essas barreiras vira rotina”, detalhou Manuela, no Instagram. Ela ainda agradeceu à médica supervisora Rayssa Miranda, pelo ensino da prática.
Manuela deu mais detalhes no Facebook:
“Ainda muito chocada com o impacto que essa publicação causou! Dra Rayssa é uma médica extremamente humanizada, que sempre nos ensinou que deveríamos nos preocupar em passar a mensagem pro paciente de uma forma clara, se preocupando de verdade com o tratamento dele. (O paciente) agradeceu com um sorriso de compreensão ao final do atendimento”.
Essas atitudes simples fazem do mundo um lugar melhor, e se você conhece alguém na mesma situação, conte a ele esse caso, talvez o médico dele possa se tornar mais empático, ou você mesmo pode levar as fitinhas coloridas e ilustrar pra ele.
A medicalização da infância se tornou um dos temas mais inquietantes da contemporaneidade. Em um…
Vivemos em um tempo de convivência rarefeita. As casas continuam habitadas, mas os encontros diminuíram.…
Nesta primeira semana do Big Brother Brasil 26, um episódio ultrapassou a lógica do conflito…
Nos últimos meses, uma série de reportagens publicadas na imprensa nacional e internacional tem acendido…
Desde os primeiros dias de vida, antes mesmo da palavra e da memória narrativa, o…
Desde que as primeiras civilizações humanas criaram normas sociais rígidas baseadas em gênero, o machismo…