Médica adapta receita para idoso analfabeto e viraliza na internet

Portal Raízes

Com muito carinho, vocação e empatia, a estudante de medicina Manuela Lemos adaptou a receita de um paciente analfabeto que há anos não tratava de sua diabetes e hipertensão por não saber ler a receita e as caixas de remédios. A imagem foi divulgada por sua irmã, Gabriela, em seu Twitter e a publicação viralizou.

“Aplaudindo infinitamente minha irmã que atendeu um paciente analfabeto e fez uma receita toda adaptadinha pra ele”, disse Gabriela no texto.

Os remédios foram identificados com fitinhas de variadas cores e estampas. Ao lado, apenas os horários de cada um, facilitando ao máximo o entendimento ao paciente.

“O paciente estava há anos sem controle do diabetes e da hipertensão porque não sabe ler a receita. Quando o amor conduz à prática médica, vencer essas barreiras vira rotina”, detalhou Manuela, no Instagram. Ela ainda agradeceu à médica supervisora Rayssa Miranda, pelo ensino da prática.

Manuela deu mais detalhes no Facebook:

“Ainda muito chocada com o impacto que essa publicação causou! Dra Rayssa é uma médica extremamente humanizada, que sempre nos ensinou que deveríamos nos preocupar em passar a mensagem pro paciente de uma forma clara, se preocupando de verdade com o tratamento dele. (O paciente) agradeceu com um sorriso de compreensão ao final do atendimento”.

Essas atitudes simples fazem do mundo um lugar melhor, e se você conhece alguém na mesma situação, conte a ele esse caso, talvez o médico dele possa se tornar mais empático, ou você mesmo pode levar as fitinhas coloridas e ilustrar pra ele.

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS



COMENTÁRIOS





Portal Raízes
Humanismo, sociologia, psicologia, comportamento, saúdes: física, mental e emocional; meio ambiente, literatura, artes, filosofia. Nossos ideais estão na defesa dos direitos humanos, das mulheres, dos negros, dos índios, dos LGBTs... Combatemos com veemência o racismo, o machismo, a lgbtfobia, o abuso sexual e quaisquer tipos de opressão.As publicações do Portal Raízes são selecionadas com base no conhecimento empírico social e cientifico, e nos traços definidores da cultura e do comportamento psicossocial dos diferentes povos do mundo, especialmente os de língua portuguesa. Nossa missão é, acima de tudo, despertar o interesse e a reflexão sobre a fenomenologia social humana, bem como os seus conflitos interiores e exteriores.A marca Raízes Jornalismo Cultural foi fundada em maio de 2008 pelo jornalista Doracino Naves (17/01/1949 * 27/02/2017) e a romancista Clara Dawn.