O divórcio que chocou os biólogos. Tartarugas se zangam e se separam após 115 anos

Fonte: Portal do Animal

Depois de mais de um século juntas, o divórcio parece mesmo ter chegado para ficar. A BBC recorda a história caricata – e ainda sem explicação – de Bibi e Poldi.

As duas nasceram por volta de 1897, se conheceram pouco depois e logo se tornaram um casal – o que significa que estão juntos há mais tempo do que qualquer humano vivo consegue se lembrar, mas sem que ninguém fizesse prever, o relacionamento terminou abruptamente mais de um século depois.

Os dois répteis, com cerca de 300 quilos de peso cada, estão no Reptilienzoo Happ, na Áustria, desde 1976 e antes estiveram em um zoológico da Suíça.

“Quando as recebemos nos disseram que estavam juntos e viviam juntos há vários anos. Não saíam do lado um do outro”, indicou a diretora do Reptilienzoo, Helga Happ, citada pela mesma publicação. A responsável refere, inclusive, que “sempre viveram de forma muito pacífica, não havia conflitos”.

Há alguns anos, porém, sem qualquer aviso, num dia aparentemente normal, Bibi, a fêmea, se virou contra Poldi, o macho. Depois o tentou atacar, fazendo com que Poldi se recolhesse na carapaça. Bibi estava tão zangada que mordeu a carapaça de Poldi. “Fez sangue e tivemos que chamar o veterinário”, relembrou Helga Happ.

Terminava assim uma relação de 115 anos, segundo a mesma, pois nunca mais conseguiram juntar os dois e os biólogos não sabem dizer o porquê. “Se tivesse que adivinhar, diria que ele se tinha metido com outra tartaruga fêmea, mas não há mais nenhuma. Talvez ele tenha sentido que ela é muito velha, está com ela há mais de 100 anos, é muito tempo para se estar com um parceiro”, brincou Happ.

Desde que se separaram até ao momento, o zoo tentou juntar o casal de várias formas, mas sem sucesso. “A gente tentou de tudo, coloou uma tartaruga falsa com a Bibi, para ela poder exercer a agressão, mas não resultou. Os separamos, para não se verem, e só os juntávamos às refeições. A Bibi gosta muito de comer e pensamos que se ela ligasse o fato de ser alimentada com o Poldi, poderia desenvolver amor por ele de novo, mas isso também não resultou, infelizmente”, afirmou a responsável.

Bibi, descreve Happ, fica tão agressiva que não para de silvar e o tenta morder. Ele se recolhe de imediato na carapaça, mas ela morde a carapaça. Agora têm uma separação de vidro entre os dois há algum tempo, que vão monitorizando. “O próximo passo é por buracos na separação, para se poderem cheirar”, explicou.

Portal Raízes

As publicações do Portal Raízes são selecionadas com base no conhecimento empírico social e cientifico, e nos traços definidores da cultura e do comportamento psicossocial dos diferentes povos do mundo, especialmente os de língua portuguesa. Nossa missão é, acima de tudo, despertar o interesse e a reflexão sobre a fenomenologia social humana, bem como os seus conflitos interiores e exteriores. A marca Raízes Jornalismo Cultural foi fundada em maio de 2008 pelo jornalista Doracino Naves (17/01/1949 * 27/02/2017) e a romancista Clara Dawn.

Recent Posts

Depois dos 50 é preciso tomar a vacina contra o herpes-zóster

Herpes Zoster é uma doença que aparece na pele, causada pelo Vírus Varicela-Zoster (VVZ), o…

1 dia ago

“Quanto mais inteligente é uma pessoa, menos sociável ela é”- Por Leandro Karnal

O professor Leandro Karnal, no vídeo “Ler é viver”, reflete sobre a relação entre cultura,…

2 dias ago

“É através do brincar livremente que a criança elabora angústias primitivas e organiza sua vida emocional” – Melanie Klein

Em uma época em que as telas dominam o cotidiano, as crianças estão gradualmente desaprendendo…

4 dias ago

Dois Papas: um raro exercício de escuta e humanidade em tempos de polarização

The Two Popes (título original), lançado em 2019, é dirigido pelo cineasta brasileiro Fernando Meirelles,…

1 semana ago

“Todos, todos, todos merecem acolhimento e respeito” – Papa Francisco

No dia 21 de abril de 2025, o mundo se despediu de Jorge Mario Bergoglio,…

1 semana ago

“Um filho não se perde na rua, se perde dentro de casa” – Com Catherine Steiner-Adair

Com acesso sem supervisão, e ilimitado à internet, alguns especialistas temem que as crianças e…

2 semanas ago