Psicologia e Comportamento

Reviver um trauma é tornar presente, outra vez, uma dor lancinante

Pessoas que desenvolveram algum trauma, apresentam bloqueios emocionais, onde a marca principal é o aprisionamento de memórias dolorosas, impedindo a presentificação da vida e consequentemente repercutindo na saúde psicofísica do indivíduo. Em outras palavras, no trauma, a experiencia é bloqueada, sendo vivenciada e presentificada recorrentemente de forma intrusiva no cotidiano da pessoa, como se o evento tivesse ocorrido naquele mesmo dia, com toda a carga psicossomática, vivendo o indivíduo preso em uma armadilha dos fantasmas de suas vivências mal elaboradas.

A revivescência do trauma é a própria presentificação da dor visceral e lancinante.

Por este motivo, ressalto a importância do reprocessamento dos conflitos internos e dores emocionais através da reorganização de um sentido destas memórias aflitivas e emoções disfuncionais, objetivando reconquistar a homeostase psíquica, a reorganização do ser, a reestruturação cognitiva do trauma, objetivando a dessensibilização e ressignificação destas dores emocionais. A importância da ressignificação consiste em observar e sentir o acontecimento traumático de um outro ponto de vista, de uma outra perspectiva através de um trabalho psicoterapêutico.

Há dois tipos de traumas emocionais: aquele pontual, mas devastador. Contudo, tem outro tipo de trauma que, embora de pouca intensidade, vai se sedimentando pouco a pouco e resultando na formação de uma lesão emocional profunda resultante de situações estressógenas sobrepostas e mal elaboradas dia após dia, mesmo sem que haja a percepção deste fato.

Não importando o tipo de trauma, o trabalho psicoterapêutico, através de suas técnicas transforma a areia da concha em pérola, aproveitando uma experiencia de sofrimento devastador em fortalecimento da autoestima, na promoção do autodesenvolvimento e no fortalecimento da resiliência para que nos tornemos mais preparados diante das adversidades da vida.

Trabalhar a dor não é uma tarefa fácil. No entanto, este processo libera dores presentificadas e resistências, exorciza fantasmas, tornando-nos mais conscientes de nossa capacidade de superação e fortaleza.

Você gostou deste artigo? Então, que tal presentear alguém como o livro Fechamento de Ciclo e Renascimento?  É só clicar na foto da capa.

Soraya Rodrigues de Aragão

Soraya Rodrigues de Aragão é psicóloga, psicotraumatologista e escritora. Estudou Psicologia na Universidade de Fortaleza- UNIFOR e na Università Maria Santissima Assunta- LUMSA. Equivalência do curso de Psicologia na Itália resultando em Mestrado. Especialista em Psicotraumatologia pela A.R.P. de Milão. Especialista em Medicina Psicossomática e Psicologia da Saúde pela Sociedad Espanola de Medicina Psicosomatica y Psicoterapia- SEMPyP Especialista em Psicoterapia Breve de Casais pela SEMPyP e Universidad San Jorge. Curso superior universitário em Transtornos de personalidade- FA e Universidad Catolica San Antonio de Murcia. Curso Superior universitário em acompanhamento e intervenção terapêutica em processos de luto- FA e Universidad Catolica San Antonio de Murcia. Curso Universitário em dependência emocional- Fa e Euneiz. Especializanda em Transtornos de personalidade pela SEMPyP e Universidade San Jorge. Autora dos livros: Fechamento de ciclo e renascimento- Este é o momento de renovar a sua vida, Liberte-se do Pânico, Supere desilusões amorosas e pertença a si mesmo e do livro infantil Talita e o Portal.

Recent Posts

“Adultizar uma criança é uma maneira bem eficiente de destrui-la” – Clara Dawn

Em agosto de 2025, o influenciador Felca viralizou ao denunciar a adultização de crianças nas…

2 dias ago

Reescrever a paternidade é quebrar o pacto inconsciente de repetir o passado

O Dia dos Pais, como conhecemos, é fruto de uma criação comercial do século XX,…

2 dias ago

A correlação entre a ansiedade patológica e a gastrite: o trato digestivo como espelho emocional – Soraya Aragão

A ansiedade é um mecanismo de defesa evolutivo natural, essencial para a sobrevivência e o…

4 dias ago

“Trabalhei tanto que me esqueci de estar vivo. Mas viver é a única urgência” – Rubem Alves

Segundo o mestre Rubem Alves, no seu livro: "Se eu pudesse viver minha vida novamente",…

7 dias ago

“O açúcar em excesso não adoece só o corpo: alimenta as piores companhias no nosso intestino” –

Durante décadas, o açúcar foi sinônimo de carinho, recompensa e afeto. E a publicidade soube…

2 semanas ago

Toda mulher deveria saber precocemente quais são os primeiros sintomas e quanto tempo dura a menopausa

A menopausa é um marco biológico e existencial na vida da mulher, que simboliza o…

2 semanas ago