José Saramago (1922 – 2010) escritor português, vencedor do prêmio Nobel de literatura, questiona o que é a democracia em ‘Lancelot’ – 1997 e Agência Carta Maior em 23/08/2004. Leia abaixo um excerto:
“Tudo se discute neste mundo. Menos uma única coisa que não se discute, a democracia. A democracia está aí, como se fosse uma espécie de santa no alta, de quem já não se espera milagres. Mas está aí como uma referência: ‘a democracia’. E não se repara que a democracia que vivemos é uma democracia sequestrada, condicionada, amputada porque o poder do cidadão, de cada um de nós, limita-se na esfera política – repito, na esfera política – a tirar um governo de que não gostamos e pôr outro que, talvez, venhamos a gostar. Nada mais!
As grandes decisões são tomadas numa outra esfera e todos sabemos qual é: na esfera das Grandes Organizações Financeiras Internacionais, os FMIs, as OMCs, os Bancos Mundiais, as OCDEs… nenhum desses organismo é democrático. E portanto, como é que podemos continuar falando em democracia se aqueles que efetivamente governam o mundo não são eleitos democraticamente pelo povo. Quem é que escolhe os representantes dessas organizações em cada país? Os seus respectivos povos? Não!
A vida é uma busca constante por felicidade e paz. E, no meio dessa jornada,…
Vivemos na era da informação e das infinitas possibilidades. Nunca antes a humanidade teve tanto…
Educar filhos é, ao mesmo tempo, moldar pelo exemplo, ensinar a conviver com frustrações e…
A medicalização da infância se tornou um dos temas mais inquietantes da contemporaneidade. Em um…
Vivemos em um tempo de convivência rarefeita. As casas continuam habitadas, mas os encontros diminuíram.…
Nesta primeira semana do Big Brother Brasil 26, um episódio ultrapassou a lógica do conflito…