Psicologia e Comportamento

Qual destes 2 cérebros é o de uma criança amada? A ciência responde

A imagem destes 2 cérebros de bebê mostra a diferença que o amor dos pais paz. Um dos cérebros é de um bebê que cresceu com uma família amorosa, o outro é de um bebê de uma família abusiva.

Uma imagem impressionante divulgada pelo Texas Children’s Hospital, nos Estados Unidos, mostra claramente como o amor dos pais faz TODA a diferença e afeta até mesmo o cérebro dos bebês.

A imagem acima divulgada pelo hospital mostra a tomografia de dois cérebros de bebês. Ambos os bebês têm 3 anos de vida. Porém, o cérebro da esquerda, que claramente é maior, pertence a um bebê que é criado por uma família amorosa e feliz.

Enquanto o cérebro da direita, que claramente é menor e tem estruturas mais obscuras, pertence a um bebê que viveu quase toda a vida com uma família abusiva, que lhe causou sofrimento e grandes traumas emocionais.

“Estas imagens mostram o impacto negativo que a negligência e os maus tratos têm no desenvolvimento do cérebro do bebê e criança. Enquanto a imagem da esquerda mostra o cérebro de um bebê de três anos muito amado e bem cuidado pelos pais, o da direita pertence a um bebê que três anos que foi gravemente negligenciado pelos pais. Este cérebro da direita é bem menor do que a média esperada para esta idade e tem ventrículos aumentados e atrofia cortical. Essencialmente, isto significa que o bebê da direita irá sofrer com atrasos no desenvolvimento e problemas de memória”, explicou o professor e psiquiatra Bruce Perry, chefe do setor de psiquiatria do Texas Children’s Hospital.

Consequências a longo prazo

O Dr. Perry também explicou que bebês e crianças que sofrem negligência emocional nos seus primeiros anos de vida têm dificuldades para formar relacionamentos saudáveis com outras pessoas.

No futuro, essas crianças podem vir a desenvolver problemas em relacionamentos onde se tornam excessivamente dependentes de outras pessoas ou socialmente isoladas. Além disso, de acordo com o médico, diversos estudos mostraram que essas crianças podem desenvolver estresse emocional muito cedo e ter problemas com emocionais e de memória.

Texto de Bebê Mamãe, com informações de Medical Daily

 

Portal Raízes

As publicações do Portal Raízes são selecionadas com base no conhecimento empírico social e cientifico, e nos traços definidores da cultura e do comportamento psicossocial dos diferentes povos do mundo, especialmente os de língua portuguesa. Nossa missão é, acima de tudo, despertar o interesse e a reflexão sobre a fenomenologia social humana, bem como os seus conflitos interiores e exteriores. A marca Raízes Jornalismo Cultural foi fundada em maio de 2008 pelo jornalista Doracino Naves (17/01/1949 * 27/02/2017) e a romancista Clara Dawn.

Recent Posts

“Estamos criando filhos que não conseguem passar o dia sem uma premiação”, diz psicóloga americana

Ouvi falar de um colégio em Chicago onde os alunos precisavam passar em um certo…

1 dia ago

“A gente adoece mesmo é de ter que perdoar, conviver e pedir a benção para abusador”

Se nós somos aquilo que comemos e a maneira que comemos, quer dizer que tudo…

6 dias ago

“Como viver a maternidade sem culpa e sem o mito da perfeição” – Análise de dois livros de Marcia Neder

A escritora e psicanalista Clara Dawn, faz uma síntese de dois livros da doutora em…

7 dias ago

Médico de Harvard ensina a Técnica “4-7-8″ que faz dormir em 1 minuto

Dormir em um minuto? Parece que estamos mentindo, mas a boa notícia é verdadeira. Chama-se…

1 semana ago

Às vezes precisamos nos desligar do mundo e aumentar o volume da própria vida – Ophah Winfrey

Eu quero falar com você sobre o tempo de ficar só e de se dedicar…

2 semanas ago

Medo, culpa, solidão e estresse: as 4 dores que as mães enfrentam diariamente – Por Léo Fraiman

As frequentes demandas, a falta de uma rede apoio, o descanso, a má divisão das…

2 semanas ago