Qual destes 2 cérebros é o de uma criança amada? A ciência responde

Portal Raízes

A imagem destes 2 cérebros de bebê mostra a diferença que o amor dos pais paz. Um dos cérebros é de um bebê que cresceu com uma família amorosa, o outro é de um bebê de uma família abusiva.

Uma imagem impressionante divulgada pelo Texas Children’s Hospital, nos Estados Unidos, mostra claramente como o amor dos pais faz TODA a diferença e afeta até mesmo o cérebro dos bebês.

A imagem acima divulgada pelo hospital mostra a tomografia de dois cérebros de bebês. Ambos os bebês têm 3 anos de vida. Porém, o cérebro da esquerda, que claramente é maior, pertence a um bebê que é criado por uma família amorosa e feliz.

Enquanto o cérebro da direita, que claramente é menor e tem estruturas mais obscuras, pertence a um bebê que viveu quase toda a vida com uma família abusiva, que lhe causou sofrimento e grandes traumas emocionais.

“Estas imagens mostram o impacto negativo que a negligência e os maus tratos têm no desenvolvimento do cérebro do bebê e criança. Enquanto a imagem da esquerda mostra o cérebro de um bebê de três anos muito amado e bem cuidado pelos pais, o da direita pertence a um bebê que três anos que foi gravemente negligenciado pelos pais. Este cérebro da direita é bem menor do que a média esperada para esta idade e tem ventrículos aumentados e atrofia cortical. Essencialmente, isto significa que o bebê da direita irá sofrer com atrasos no desenvolvimento e problemas de memória”, explicou o professor e psiquiatra Bruce Perry, chefe do setor de psiquiatria do Texas Children’s Hospital.

Consequências a longo prazo

O Dr. Perry também explicou que bebês e crianças que sofrem negligência emocional nos seus primeiros anos de vida têm dificuldades para formar relacionamentos saudáveis com outras pessoas.

No futuro, essas crianças podem vir a desenvolver problemas em relacionamentos onde se tornam excessivamente dependentes de outras pessoas ou socialmente isoladas. Além disso, de acordo com o médico, diversos estudos mostraram que essas crianças podem desenvolver estresse emocional muito cedo e ter problemas com emocionais e de memória.

Texto de Bebê Mamãe, com informações de Medical Daily

 

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS



COMENTÁRIOS





Portal Raízes
Humanismo, sociologia, psicologia, comportamento, saúdes: física, mental e emocional; meio ambiente, literatura, artes, filosofia. Nossos ideais estão na defesa dos direitos humanos, das mulheres, dos negros, dos índios, dos LGBTs... Combatemos com veemência o racismo, o machismo, a lgbtfobia, o abuso sexual e quaisquer tipos de opressão. As publicações do Portal Raízes são selecionadas com base no conhecimento empírico social e cientifico, e nos traços definidores da cultura e do comportamento psicossocial dos diferentes povos do mundo, especialmente os de língua portuguesa. Nossa missão é, acima de tudo, despertar o interesse e a reflexão sobre a fenomenologia social humana, bem como os seus conflitos interiores e exteriores. A marca Raízes Jornalismo Cultural foi fundada em maio de 2008 pelo jornalista Doracino Naves (17/01/1949 * 27/02/2017) e a romancista Clara Dawn.