Psicologia e Comportamento

5 Benefícios de dizer as coisas que você pensa

Há muitas pessoas que se limitam ao dizer o que pensam, o que não é certo, pois é preciso sempre expressar-se sem se reprimir, no final as pessoas devem respeitar nossos pontos de vista.

Ser uma pessoa que diz o que pensa traz muitos benefícios e neste artigo nós lhe diremos quais são, isso certamente ajudará você a mudar seu modo de ser e encorajá-la(o) a expressar o que sente.

5 dicas sobre o que fazem as pessoas que dizem o que pensam e os benefícios deste hábito:

1. Sinceridade

As pessoas que sabem dizer o que pensam em qualquer relacionamento interpessoal que estabelecem são sinceras e falam primeiro com a verdade. Realmente não é fácil dizer o que pensamos sobre os outros ou sobre certas situações todo o tempo. O importante é aprender a ser assertivo e ser o mais sincero possível sem ferir os outros dando nossa opinião.

2. Controlar o tom de voz

Pessoas que dizem o que pensam são cuidadosas com seu tom de voz. Se começarmos a conversar com alguém e nossa nuance ou linguagem não-verbal for perceptível, criamos uma barreira que faz a outra pessoa perceber nossa antipatia por uma situação e não responde efetivamente ao que dizemos ou exigimos. Se tomarmos cuidado com o tom, a mensagem de fundo será muito mais aceita e compreendida.

3. Saber abordar o problema no momento

Pessoas que dizem o que pensam geralmente resolvem os problemas no momento em que ocorrem, para que possam resolvê-los imediatamente. O importante é fazê-lo de maneira tranquila e, assim, ser capaz de estabelecer uma comunicação mais fluída a partir do entendimento e não do julgamento. Guardar o que você pensa por muito tempo não é um bom hábito.

4. Exercer a capacidade de dar sua opinião

Pessoas que dizem o que pensam nunca ficam em silêncio ou deixam de demonstrar suas opiniões, já que em algum momento surgirá uma situação em que tudo que foi guardado vem à tona e é explorado de maneira inoportuna e negativa. É melhor pensar com calma e solitariamente a maneira mais adequada de nos expressar e não adiar o que queremos dizer, sempre considerando que a outra pessoa também terá seu ponto de vista, diferente, mas igualmente respeitável.

5. Responsabilidade

Esse tipo de pessoa nunca culpa o outro. Eles não iniciam o diálogo falando sobre coisas que a outra pessoa fez de errado, porque isso gera desconforto e ela vai pensar que está sendo julgada, o que bloqueia a boa comunicação. As pessoas que sabem dizer o que pensam começam reconhecendo seus próprios erros e expondo desconfortos com argumentos bem justificados.

Texto de El Librero de Gutenberg, traduzido por Portal Raízes

Portal Raízes

As publicações do Portal Raízes são selecionadas com base no conhecimento empírico social e cientifico, e nos traços definidores da cultura e do comportamento psicossocial dos diferentes povos do mundo, especialmente os de língua portuguesa. Nossa missão é, acima de tudo, despertar o interesse e a reflexão sobre a fenomenologia social humana, bem como os seus conflitos interiores e exteriores. A marca Raízes Jornalismo Cultural foi fundada em maio de 2008 pelo jornalista Doracino Naves (17/01/1949 * 27/02/2017) e a romancista Clara Dawn.

Recent Posts

“Não adianta saber resolver equações, se não tiver educação emocional”

"Os jovens com maior domínio de suas emoções têm melhor desempenho acadêmico, maior capacidade de…

2 semanas ago

“Todo jardim começa com um sonho de amor” – Rubem Alves

Antes da terra ser remexida, antes da semente tocar o chão, algo já aconteceu no…

2 semanas ago

“Em qualquer indivíduo existem forças criadoras e autocurativas” – Nise da Silveira

Nise Magalhães da Silveira nasceu em 1905, em Maceió, Alagoas, e deixou este mundo em…

2 semanas ago

12 itens indispensáveis para sua lista de prioridades para 2026

Todo fim de ano carrega um convite silencioso. Não é o convite da pressa, nem…

2 semanas ago

Morre aos 91 anos a incomparável BB – Brigitte Bardot

Brigitte Bardot morreu aos 91 anos, encerrando não apenas a vida de uma atriz francesa,…

2 semanas ago

“Ser feliz é muito difícil” – Brigitte Bardot em E Deus Criou a Mulher

Num instante de euforia em mim, deleite-se tal qual um lobo numa carcaça. Sabendo, de…

2 semanas ago