5 Benefícios de dizer as coisas que você pensa

Portal Raízes

Há muitas pessoas que se limitam ao dizer o que pensam, o que não é certo, pois é preciso sempre expressar-se sem se reprimir, no final as pessoas devem respeitar nossos pontos de vista.

Ser uma pessoa que diz o que pensa traz muitos benefícios e neste artigo nós lhe diremos quais são, isso certamente ajudará você a mudar seu modo de ser e encorajá-la(o) a expressar o que sente.

5 dicas sobre o que fazem as pessoas que dizem o que pensam e os benefícios deste hábito:

1. Sinceridade

As pessoas que sabem dizer o que pensam em qualquer relacionamento interpessoal que estabelecem são sinceras e falam primeiro com a verdade. Realmente não é fácil dizer o que pensamos sobre os outros ou sobre certas situações todo o tempo. O importante é aprender a ser assertivo e ser o mais sincero possível sem ferir os outros dando nossa opinião.

2. Controlar o tom de voz

Pessoas que dizem o que pensam são cuidadosas com seu tom de voz. Se começarmos a conversar com alguém e nossa nuance ou linguagem não-verbal for perceptível, criamos uma barreira que faz a outra pessoa perceber nossa antipatia por uma situação e não responde efetivamente ao que dizemos ou exigimos. Se tomarmos cuidado com o tom, a mensagem de fundo será muito mais aceita e compreendida.

3. Saber abordar o problema no momento

Pessoas que dizem o que pensam geralmente resolvem os problemas no momento em que ocorrem, para que possam resolvê-los imediatamente. O importante é fazê-lo de maneira tranquila e, assim, ser capaz de estabelecer uma comunicação mais fluída a partir do entendimento e não do julgamento. Guardar o que você pensa por muito tempo não é um bom hábito.

4. Exercer a capacidade de dar sua opinião

Pessoas que dizem o que pensam nunca ficam em silêncio ou deixam de demonstrar suas opiniões, já que em algum momento surgirá uma situação em que tudo que foi guardado vem à tona e é explorado de maneira inoportuna e negativa. É melhor pensar com calma e solitariamente a maneira mais adequada de nos expressar e não adiar o que queremos dizer, sempre considerando que a outra pessoa também terá seu ponto de vista, diferente, mas igualmente respeitável.

5. Responsabilidade

Esse tipo de pessoa nunca culpa o outro. Eles não iniciam o diálogo falando sobre coisas que a outra pessoa fez de errado, porque isso gera desconforto e ela vai pensar que está sendo julgada, o que bloqueia a boa comunicação. As pessoas que sabem dizer o que pensam começam reconhecendo seus próprios erros e expondo desconfortos com argumentos bem justificados.

Texto de El Librero de Gutenberg, traduzido por Portal Raízes

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS



COMENTÁRIOS





Portal Raízes
Humanismo, sociologia, psicologia, comportamento, saúdes: física, mental e emocional; meio ambiente, literatura, artes, filosofia. Nossos ideais estão na defesa dos direitos humanos, das mulheres, dos negros, dos índios, dos LGBTs... Combatemos com veemência o racismo, o machismo, a lgbtfobia, o abuso sexual e quaisquer tipos de opressão. As publicações do Portal Raízes são selecionadas com base no conhecimento empírico social e cientifico, e nos traços definidores da cultura e do comportamento psicossocial dos diferentes povos do mundo, especialmente os de língua portuguesa. Nossa missão é, acima de tudo, despertar o interesse e a reflexão sobre a fenomenologia social humana, bem como os seus conflitos interiores e exteriores. A marca Raízes Jornalismo Cultural foi fundada em maio de 2008 pelo jornalista Doracino Naves (17/01/1949 * 27/02/2017) e a romancista Clara Dawn.