Featured

7 maneiras de educar com amor e limite segundo Élisabeth Roudinesco

As transformações sociais e culturais das últimas décadas mudaram radicalmente a forma como amamos, criamos e educamos. A família patriarcal, aquela regida pela obediência e pela autoridade inquestionável do pai, perdeu espaço para uma estrutura mais horizontal, afetiva e fluida. Mas, junto com a liberdade conquistada, veio também um novo tipo de angústia: a incerteza sobre como educar filhos sem cair nem no autoritarismo do passado, nem na permissividade do presente.

A desordem que revela uma nova ordem

A psicanalista e historiadora francesa Élisabeth Roudinesco, em sua obra Família em Desordem, analisa justamente essa transição: a passagem da família hierárquica para a família do afeto. Segundo ela, não estamos vivendo o fim da família, mas a metamorfose de suas bases simbólicas. O que antes era estruturado pela lei e pelo dever agora é guiado pelo amor e pelo desejo, o que, inevitavelmente, traz uma certa desordem saudável.

Roudinesco nos convida a entender que essa “desordem” não é uma falha, e sim um sintoma da liberdade. Quando o pai autoritário se retira de cena, quando a mulher conquista autonomia e quando as crianças passam a ter voz, a família precisa reinventar sua forma de existir. No lugar de uma autoridade rígida, surge a necessidade de uma presença simbólica: pais que orientem sem oprimir e filhos que aprendam a desejar sem destruir os laços.

No contexto brasileiro, essa reflexão ganha ainda mais força. A desigualdade social, a ausência paterna, a sobrecarga materna e a falta de políticas públicas de apoio à infância tornam a educação um desafio existencial. Ser pai ou mãe no Brasil é equilibrar-se entre a culpa e o amor, entre o desejo de dar liberdade e o medo de perder o controle.

7 maneiras de educar com amor e limite segundo  Élisabeth Roudinesco

Com base nas ideias de Roudinesco e na leitura psicanalítica da família contemporânea, apresentamos sete caminhos possíveis para educar filhos em tempos de liberdade e desordem. Não são regras, mas convites à reflexão, pontes entre o amor e o limite, o afeto e a lei.

  1. Educar é transmitir, não impor.
    Transmitir valores não é repetir mandamentos, mas oferecer referências simbólicas. A autoridade se legitima pela coerência, não pelo medo.
  2. Dizer “não” também é um ato de amor.
    O limite é o contorno do afeto. Filhos sem “não” não aprendem o que é o outro, nem o que é o mundo.
  3. A presença vale mais do que o discurso.
    Estar junto é mais educativo que qualquer manual. A criança aprende pelo olhar, pelo tom, pela forma como o adulto lida com a própria vida.
  4. Escutar é educar.
    Quando os pais escutam de verdade, a criança não precisa gritar. O diálogo é o novo pilar da autoridade simbólica.
  5. A liberdade precisa de um chão.
    Sem uma base afetiva e ética, a liberdade vira vazio. Educar é oferecer chão antes de oferecer asas.
  6. A família não precisa ser perfeita, precisa ser possível.
    O ideal de perfeição adoece. Lares reais, com falhas, silêncios e reconciliações, ensinam muito mais sobre humanidade do que modelos impecáveis.
  7. O amor não substitui a lei; caminha ao lado dela.
    Roudinesco lembra que, quando o amor tenta ocupar o lugar da lei, a criança perde o norte. O desafio é amar com limites e cuidar sem anular o outro.

Para concluir

A desordem familiar não é o fim da família, é o sinal de que ela está viva, tentando se adaptar ao tempo em que vivemos. As famílias de hoje vivem o drama de querer ser livres, sem saber como educar os filhos para uma liberdade conciliada com o afeto, a presença e a ordem.

O que Roudinesco nos ensina com essa reflexão é que a verdadeira educação não nasce do controle, mas da presença simbólica e afetiva que ajuda o sujeito a se tornar quem é, com liberdade e responsabilidade.

Talvez, como pais, mães e educadores, estejamos todos buscando o mesmo: um modo de ensinar a liberdade sem perder o vínculo, e de amar sem abrir mão da disciplina.

Portal Raízes

As publicações do Portal Raízes são selecionadas com base no conhecimento empírico social e cientifico, e nos traços definidores da cultura e do comportamento psicossocial dos diferentes povos do mundo, especialmente os de língua portuguesa. Nossa missão é, acima de tudo, despertar o interesse e a reflexão sobre a fenomenologia social humana, bem como os seus conflitos interiores e exteriores. A marca Raízes Jornalismo Cultural foi fundada em maio de 2008 pelo jornalista Doracino Naves (17/01/1949 * 27/02/2017) e a romancista Clara Dawn.

Recent Posts

Eu ainda sou aquela criança que brincava na poça d’água como se navegasse num oceano

Eu estou sempre perdendo coisas. Quando eu preciso de caneta, não sei o que me…

1 semana ago

Os postais propagandas de 1900 a 1914 que mostram como o machismo foi disseminado

A luta pelos direitos das mulheres se cruza, em diferentes momentos, com outras lutas por…

1 semana ago

5 maneiras de desconstruir em si mesma o mito da mulher infalível – Com Gabor Maté

Quando o corpo diz basta: o adoecimento das mulheres e o mito do normal Por…

4 semanas ago

As 10 Melhores Séries de Drama para Maratonar Agora

Quando o assunto é drama de qualidade, poucos gêneros conseguem prender a atenção como aquele…

1 mês ago

Sem acessibilidade para denunciar, o Estado se torna cúmplice da violência sofrida por mulheres com deficiência

Certas existências a história registra como extraordinárias, transformando-as em pontos de admiração da humanidade. Outras,…

2 meses ago

Grupos antivacinas devem perder o direito de ter filhos – Com Leandro Karnal

O professor Leandro Karnal em  entrevista ao Poucas, falou sobre as negações de grupos de…

2 meses ago