7 hábitos para se tornar mais otimista

O otimismo é a capacidade que algumas pessoas têm de ver e julgar as coisas de um ponto de vista positivo. É uma decisão pessoal que permite ter uma atitude favorável frente a todos os tipos de situação que a vida nos apresenta.

Essa virtude não deve se transformar numa desculpa para escapar da realidade ou das coisas que nos desagradam. Pelo contrário: ser otimista é aceitar e aprender a enfrentar todo tipo de problemas, sempre com a convicção de que será possível solucioná-lo da melhor maneira possível.

Algumas pessoas têm mais dificuldade em desenvolver essa qualidade, por isso, a seguir vamos compartilhar sete bons hábitos que podemos exercitar para potencializá-la.

1. Aproveite o presente

É muito bom fazer planos para o futuro, e de fato se trata de algo necessário durante a vida. Entretanto, isso não deve ser motivo de ansiedade ou frustração. No que for possível, deve-se viver o presente ao máximo e procurar fazer de cada dia uma oportunidade para chegar ao futuro desejado.

Se a caminhada é difícil ou tudo parece estar dando errado, uma atitude positiva mantém o estresse longe e permite desfrutar as pequenas alegrias da vida.

2. Diga adeus às energias negativas

Infelizmente, as energias negativas estão onde menos imaginamos. As discussões familiares, os problemas com o parceiro ou qualquer outra situação negativa causa estresse e emoções que roubam nossa felicidade.

Colocar os ressentimentos de lado e solucionar os conflitos é a melhor forma de evitar que se tornem um obstáculo para estarmos bem durante o dia.

Também é fundamental afastar-se das pessoas que transmitem sua negatividade o tempo inteiro, queixando-se, sendo invejosas ou vendo sempre o lado ruim das coisas.

3. Não viva de acordo com o que as pessoas dizem

Nem todo mundo pensa da mesma maneira e, às vezes, isso pode limitar a forma como desfrutamos a vida.

Ainda que, de vez em quando, seja bom receber bons conselhos, às vezes as pessoas se intrometem, querendo impor seu ponto de vista e frustrando o desejo que temos.

É preciso aprender a viver de acordo com sua própria maneira de pensar, ignorando o que vão dizer e tendo consciência do que vai bem e do que vai mal.

4. Aceite os fracassos na vida para ser mais otimista

O fracasso faz parte do processo de aprendizagem e é necessário para adquirir experiência. Todas as pessoas, em algum momento, terão que enfrentá-lo, seja qual for a área da vida.

O importante é assumi-lo com a melhor atitude possível, ciente de que se pode tentar de novo até conseguir bons resultados.

Deixar-se levar por uma experiência ruim causa apenas frustração e obstáculos para se aproveitar novas oportunidades.

5. Conheça suas habilidades

As pessoas que descobrem suas habilidades e seu potencial têm uma percepção mais alegre da vida. Isso porque sua autoestima também aumenta, o que permite ter mais relações sociais e buscar mais momentos de prazer e alegria.

A confiança em si mesmo é determinante para enfrentar qualquer situação, por mais difícil que pareça.

6. Combine seus pensamentos positivos com hábitos saudáveis

Combinando os fatores mentais com hábitos físicos e emocionais saudáveis é possível melhorar a saúde em geral, a aparência física e as nossas habilidades. Fazer exercícios, estabelecer metas e compartilhar bons momentos com entes queridos contribui para vermos o lado positivo de todas as situações.

Não se trata de ser otimista sem motivo, mas de converter o otimismo numa atitude para vencer limites e ser uma pessoa melhor a cada dia.

7. Não apenas palavras, mas atitudes

As palavras vêm e vão e podem ser vazias. Os atos são concretos e demonstram que podemos superar cada etapa para chegar no objetivo desejado.

Mais do que repetir palavras positivas ou fazer os outros pensarem que está tudo bem, trata-se de tentar fazer o melhor possível e lutar para tornar realidade cada uma das suas metas.

Pondo em prática cada um desses conselhos todos os dias, pode-se começar a ter uma atitude melhor para fazer frente às dificuldades.

Apesar do que possa parecer, não é nada simples colocá-los em prática, e muito menos torná-los um estilo de vida. Entretanto, vale a pena começar a adotá-los até que se tornem parta de sua personalidade.

Portal Raízes

As publicações do Portal Raízes são selecionadas com base no conhecimento empírico social e cientifico, e nos traços definidores da cultura e do comportamento psicossocial dos diferentes povos do mundo, especialmente os de língua portuguesa. Nossa missão é, acima de tudo, despertar o interesse e a reflexão sobre a fenomenologia social humana, bem como os seus conflitos interiores e exteriores. A marca Raízes Jornalismo Cultural foi fundada em maio de 2008 pelo jornalista Doracino Naves (17/01/1949 * 27/02/2017) e a romancista Clara Dawn.

Recent Posts

Dois Papas: um raro exercício de escuta e humanidade em tempos de polarização

The Two Popes (título original), lançado em 2019, é dirigido pelo cineasta brasileiro Fernando Meirelles,…

22 horas ago

“Todos, todos, todos merecem acolhimento e respeito” – Papa Francisco

No dia 21 de abril de 2025, o mundo se despediu de Jorge Mario Bergoglio,…

1 dia ago

“Um filho não se perde na rua, se perde dentro de casa” – Com Catherine Steiner-Adair

Com acesso sem supervisão, e ilimitado à internet, alguns especialistas temem que as crianças e…

5 dias ago

3 maneiras de conviver bem com seu corpo e não sofrer com os estigmas de beleza

Assim como a felicidade, o sucesso é um conceito profundamente subjetivo — ou seja, cada…

6 dias ago

“Em tempos de redes sociais, olhar nos olhos ainda é a conexão mais eficaz”

A Organização Mundial da Saúde decretou, em janeiro de 2025, a solidão como uma epidemia…

6 dias ago

“Os pais precisam aceitar que são exemplos, educadores e cuidadores, não amigos” – Quintino Aires

O 'não' conserva as relações de respeito entre pais e filhos, amigos e casais. Define…

2 semanas ago