Para o Mês da História Negra – o equivalente nos EUA ao Mês da Consciência Negra no Brasil – a Barbie resolveu homenagear a data criando uma linha de bonecas somente com negros: desde juízes, médicos e influencers, a Mattel apresentou as novas bonecas através da conta oficial da boneca no Instagram.
É inegável que representatividade importa. Essas bonecas podem parecer simples para muita gente, mas são um símbolo para milhões de pessoas negras que nunca se viram representadas num brinquedo durante a infância.
“Barbie está empenhada em mostrar às meninas que elas podem ser tudo o que quiserem. Esse é o Mês da história negra”, afirmou a Mattel na publicação oficial do Instagram. A mensagem clara é um sinal de que o padrão de beleza vem aos poucos sendo quebrado. E muita gente se sentiu incluída nessa história.
A Barbie é a mais famosa e mais consumida linha de bonecas de todo o o mundo. A sua imagem criou a infância de diversas gerações, mas sempre faltou um toquezinho de representatividade para as criações da Mattel. Adaptada a um novo mundo, a boneca mais famosa do mundo hoje tem outros tons de pele e garante mais representatividade à milhares de crianças ao redor do planeta.
Texto de Vitor Ferreira via Hypeness
Nas últimas décadas, temos assistido a um fenômeno inquietante: enquanto crianças são pressionadas a amadurecer…
Em agosto de 2025, o influenciador Felca viralizou ao denunciar a adultização de crianças nas…
O Dia dos Pais, como conhecemos, é fruto de uma criação comercial do século XX,…
A ansiedade é um mecanismo de defesa evolutivo natural, essencial para a sobrevivência e o…
Segundo o mestre Rubem Alves, no seu livro: "Se eu pudesse viver minha vida novamente",…
Durante décadas, o açúcar foi sinônimo de carinho, recompensa e afeto. E a publicidade soube…