Embora haja todo um contexto histórico, social e cultural em torno dos comportamentos relacionados à paternidade, é possível que haja a aprendizagem de novos papeis e atividades. Casais que realizam a divisão de tarefas, participando ativamente da rotina familiar tendem a se tornar mais harmoniosos, melhorando ainda o clima conjugal e educando seus filhos de forma saudável por intermédio do exemplo e do incentivo.
Assim, em meio a tantos benefícios, que tal quebrar os preconceitos socioculturais e experimentar outras formas de agir em casa? O pediatra Daniel Becker sugere as seguintes reflexões:
“Como anda a proporção da divisão das tarefas na sua casa, entre você e seu cônjuge? 70/30, 60/40, 90/10? E da divisão de todo o trabalho com os filhos, incluindo a carga mental (pensar e planejar tudo que tem que ser feito pra cuidar dos filhos: vacinas, compras de farmácia e supermercado, consultas, aulas, reuniões escolares, dever de casa, arrumação da mochila…)50/50? Acho que não. 97/3? Talvez”. Conta pra gente. Vamos mandar a real?
“Participar das tarefas domésticas é sem dúvida um dos aprendizados mais importantes que os filhos podem receber de seus pais. Essa participação ilumina a vida de uma criança, trazendo benefícios em vários níveis:
Com três anos uma criança já pode guardar seus brinquedos na caixa. Com quatro, regar plantas; com cinco, arrumar sua cama; com seis, lavar as folhas da salada; com sete, cortar legumes com uma faca de mesa (sob supervisão, aprendendo progressivamente). Com oito, varrer a casa, lavar a louça, dar comida ao cachorro. E por aí vai. Esses são apenas exemplos – em cada família o formato será diferente. Só não deixe de fazer seu filho participar”.
Conselhos do pediatra Daniel Becker, publicados em suas redes sociais.
Chamar um homem de “afeminado” nunca foi apenas um rótulo comportamental. É um mecanismo histórico…
"Você diz que faria tudo pelos seus filhos. Mas faria terapia, aprenderia sobre diálogo e…
A figura da sogra é frequentemente vista como um desafio na vida de um casal.…
Durante décadas, a imagem do jovem "descolado" estava intrinsecamente ligada a um copo na mão.…
A restrição ao uso de celulares e dispositivos eletrônicos conectados à internet nas escolas brasileiras…
A vida é uma busca constante por felicidade e paz. E, no meio dessa jornada,…