Atualidades

Ela comemorou o aniversário de 113 anos e venceu a covid-19

A história dessa mulher é incrível, María Branyas, de 113 anos, já viu através do tempo vários momentos em que a terra chorou, passou por duas guerras mundiais, gripe espanhola, revolução digital e o fim da cortina de ferro, e como se já não fosse incrível viver por tudo isso, ainda sobreviveu ao novo coronavírus, a maior pandemia dos últimos 100 anos.

María nasceu em 1907, em São Francisco, nos Estados Unidos, e hoje vive em uma casa de repouso localizada em Olot, na Catalunha, na região nordeste da Espanha. A idosa que venceu a covid-19 brinca sobre ainda ter que lutar contra uma infecção urinária, “bem, com os pequenos inconvenientes que todo mundo pode ter”. Ela ainda aproveitou para agradecer os cuidadores de seu lar: “As pessoas aqui são muito amáveis, muito atenciosas”, contou.

Nas semanas em que permaneceu isolada em seu quarto, María se manteve “entediada e angustiada”, segundo sua filha Rosa Moret. O último dia em que a família pôde visitá-la foi exatamente o da festa de 113 anos, 4 de março, e desde então todo contato foi feito por telefone. “Agora que ela já está bem, está ótima, tem vontade de falar, de explicar, de fazer suas reflexões, voltou a ser ela”, diz a filha.

María é considerada a cidadã mais longeva da Espanha, e agora a mais longeva a superar a nova pandemia.

__

Se você gostou do texto, curta, compartilhe com os amigos e não se esqueça de comentar, isso nos ajuda a continuar trazendo conteúdos incríveis para você. Siga-nos também no Instagram e Youtube.

Portal Raízes

As publicações do Portal Raízes são selecionadas com base no conhecimento empírico social e cientifico, e nos traços definidores da cultura e do comportamento psicossocial dos diferentes povos do mundo, especialmente os de língua portuguesa. Nossa missão é, acima de tudo, despertar o interesse e a reflexão sobre a fenomenologia social humana, bem como os seus conflitos interiores e exteriores. A marca Raízes Jornalismo Cultural foi fundada em maio de 2008 pelo jornalista Doracino Naves (17/01/1949 * 27/02/2017) e a romancista Clara Dawn.

Recent Posts

Depois dos 50 é preciso tomar a vacina contra o herpes-zóster

Herpes Zoster é uma doença que aparece na pele, causada pelo Vírus Varicela-Zoster (VVZ), o…

14 horas ago

“Quanto mais inteligente é uma pessoa, menos sociável ela é”- Por Leandro Karnal

O professor Leandro Karnal, no vídeo “Ler é viver”, reflete sobre a relação entre cultura,…

1 dia ago

“É através do brincar livremente que a criança elabora angústias primitivas e organiza sua vida emocional” – Melanie Klein

Em uma época em que as telas dominam o cotidiano, as crianças estão gradualmente desaprendendo…

3 dias ago

Dois Papas: um raro exercício de escuta e humanidade em tempos de polarização

The Two Popes (título original), lançado em 2019, é dirigido pelo cineasta brasileiro Fernando Meirelles,…

1 semana ago

“Todos, todos, todos merecem acolhimento e respeito” – Papa Francisco

No dia 21 de abril de 2025, o mundo se despediu de Jorge Mario Bergoglio,…

1 semana ago

“Um filho não se perde na rua, se perde dentro de casa” – Com Catherine Steiner-Adair

Com acesso sem supervisão, e ilimitado à internet, alguns especialistas temem que as crianças e…

2 semanas ago