A história dessa mulher é incrível, María Branyas, de 113 anos, já viu através do tempo vários momentos em que a terra chorou, passou por duas guerras mundiais, gripe espanhola, revolução digital e o fim da cortina de ferro, e como se já não fosse incrível viver por tudo isso, ainda sobreviveu ao novo coronavírus, a maior pandemia dos últimos 100 anos.
María nasceu em 1907, em São Francisco, nos Estados Unidos, e hoje vive em uma casa de repouso localizada em Olot, na Catalunha, na região nordeste da Espanha. A idosa que venceu a covid-19 brinca sobre ainda ter que lutar contra uma infecção urinária, “bem, com os pequenos inconvenientes que todo mundo pode ter”. Ela ainda aproveitou para agradecer os cuidadores de seu lar: “As pessoas aqui são muito amáveis, muito atenciosas”, contou.
Nas semanas em que permaneceu isolada em seu quarto, María se manteve “entediada e angustiada”, segundo sua filha Rosa Moret. O último dia em que a família pôde visitá-la foi exatamente o da festa de 113 anos, 4 de março, e desde então todo contato foi feito por telefone. “Agora que ela já está bem, está ótima, tem vontade de falar, de explicar, de fazer suas reflexões, voltou a ser ela”, diz a filha.
María é considerada a cidadã mais longeva da Espanha, e agora a mais longeva a superar a nova pandemia.
__
Se você gostou do texto, curta, compartilhe com os amigos e não se esqueça de comentar, isso nos ajuda a continuar trazendo conteúdos incríveis para você. Siga-nos também no Instagram e Youtube.
O dia 20 de novembro marca a morte de Zumbi dos Palmares, um dos símbolos…
A infância é o terreno onde a humanidade finca suas raízes mais profundas. É ali,…
Por Bárbara Carvalho Em um cenário político marcado pelo excesso de informação e pela disputa…
O diagnóstico de TDAH pode ser um ato de libertação. Receber um diagnóstico de TDAH…
Durante séculos, a mulher foi interpretada. Interpretada pela religião, pela ciência, pela literatura, pela política…
A violência de gênero, muitas vezes, é a culminação de processos invisíveis, silenciosos, que se…