“Todas as pessoas precisam da materialidade. O amor precisa do material: não adianta só sentir, é necessário haver espaço, tempo e dedicação. A criança nasce tão sem nada que aprende que, o que a sua mãe faz, três ou quatro vezes seguidas, é a verdade.
[…] A mãe ensina o filho a mamar, troca-lhe a roupa, limpa-o e põe-no no berço. Se o bebê tem um reflexo, a mãe se assusta e o pega no colo novamente, devolvendo-o ao berço apenas quando ele volta a dormir. Logo, o bebê começa a se mexer, e a mãe fica prestando atenção. Se ele mexe a boca, a mãe pensa que está com fome e se adianta a alimentá-lo. Isso tudo significa muito amor, mas falta de conhecimento, pois o sono da criança é profundo, mas também superficial, então, se a mãe interrompe o ciclo desse sono para dar-lhe de mamar, por exemplo, o bebê aprende a despertar, não dormindo mais. […] A criança entende que não é seguro dormir no berço, apenas no colo da mãe.
O colo da educação também tem que ser composto pelo pai. A educação da criança se pauta no clima de entrega dos pais e não no clima de sobrevivência destes. As crianças, hoje, têm proteção, mas não estão aprendendo. Em um colo sem abraço, a criança pode fazer o que quiser. A educação começa o mais imediatamente possível. Se toda vez que um bebê abrir a boca receber logo uma mamadeira ou um seio, ele irá crescer com a ansiedade de sempre querer comer um chocolate, um salgadinho ou algo do gênero. Berço é uma organização familiar que educa a criança desde o começo, fazendo com que ela aprenda a noção de valores progressivamente, de acordo com a idade que vai adquirindo”. Excertos da fala do saudoso mestre, Içami Tiba, no programa “Sempre um Papo”. Assista na íntegra logo abaixo da propaganda.
Nesta primeira semana do Big Brother Brasil 26, um episódio ultrapassou a lógica do conflito…
Nos últimos meses, uma série de reportagens publicadas na imprensa nacional e internacional tem acendido…
Desde os primeiros dias de vida, antes mesmo da palavra e da memória narrativa, o…
Desde que as primeiras civilizações humanas criaram normas sociais rígidas baseadas em gênero, o machismo…
Ao longo da história, a infidelidade conjugal foi tratada de formas muito distintas conforme o…
"Os jovens com maior domínio de suas emoções têm melhor desempenho acadêmico, maior capacidade de…