Meio ambiente

Holanda cria ciclovia que brilha no escuro inspirada na arte de Van Gogh

A Holanda, conhecida por ser o país das bicicletas, não para de surpreender quando o assunto é ciclovia e incentivos ao uso de bikes. Na cidade de Eindhoven, localizada ao sul de Amsterdã, foi inaugurada uma ciclovia especial, inspirada no famoso quadro “A Noite Estrelada”, do pintor holandês Vincent Van Gogh. Feita com um material especial, a ciclovia brilha no escuro, criando um efeito que é de cair o queixo.

O projeto, que une arte e tecnologia à cultura do ciclismo, foi feito com peças de um material que traz pequenas luzes LED. Dessa forma, quando está escuro, o chão brilha, criando o efeito surpreendente. “Eu queria criar um lugar em que as pessoas pudessem ter uma experiência especial. A parte técnica combinada com experiência, isso é o que a poesia tecnológica significa para mim“, explicou Daan Roosegaarde, artista responsável pelo projeto da ciclovia.

A rota escolhida para a intervenção, feita em apenas alguns metros da ciclovia, é conhecida por passar por locais que marcaram a vida de Van Gogh, como Zundert, cidade em que o pintor nasceu e foi criado. O ano de 2015 será marcado pelas comemorações do 125° aniversário da morte de Van Gogh e a ciclovia é apenas uma das novidades inspiradas na obra do artista que estão por vir.

Vejam o quadro de Van Gogh e, em seguida, observem as fotos da ciclovia.

A ciclovia:

Por Bruna Rasmussem

Todas as fotos © Daan Roosegaarde

Daan Roosegaarde também foi o responsável pelo projeto das Smart Highways, as estradas inteligentes que brilham no escuro. Saiba mais sobre este projeto, também incrível, aqui.

Fonte: Hypennes

Portal Raízes

As publicações do Portal Raízes são selecionadas com base no conhecimento empírico social e cientifico, e nos traços definidores da cultura e do comportamento psicossocial dos diferentes povos do mundo, especialmente os de língua portuguesa. Nossa missão é, acima de tudo, despertar o interesse e a reflexão sobre a fenomenologia social humana, bem como os seus conflitos interiores e exteriores. A marca Raízes Jornalismo Cultural foi fundada em maio de 2008 pelo jornalista Doracino Naves (17/01/1949 * 27/02/2017) e a romancista Clara Dawn.

Recent Posts

60 anos é novo auge da inteligência, diz estudo

A História da ciência, da arte e da filosofia guarda inúmeros exemplos de pessoas cujo…

13 minutos ago

“O feminismo incomoda mais do que o feminicídio porque a ideia de uma mulher morta é mais tolerável do que a ideia de uma mulher livre”

Desde que o Brasil tipificou o feminicídio em 2015, a violência letal contra mulheres deixou…

23 minutos ago

“Mudar dá trabalho, mas permanecer onde nos machuca é tortura”

Monja Coen, uma das vozes mais significativas do Zen Budismo Soto no Brasil, fala de…

1 dia ago

“Passei anos tentando merecer respeito, mas hoje eu sei que o meu valor não é recompensa, é origem” – Viola Davis

A história das mulheres é, em muitos aspectos, a história de aprender a existir. Entre…

2 dias ago

Não há tempo para tudo. É necessário nos dedicarmos ao essencial

"É necessário nos dedicarmos ao essencial", escreveu o mestre Rubem Alves em seu livro: "Variações…

3 dias ago

Campanha: “Se você é homem, a violência contra as mulheres é problema seu” – Com Cid Vieira

Os casos do “Calvo do Campari”, preso em flagrante agredindo a namorada; do homem que…

4 dias ago