Nesta segunda-feira, 22, o aparecimento de uma nuvem de gafanhotos, da espécie Schistocerca Cancellata, na Argentina assustou produtores rurais e toda a população. o Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agroalimentar (Senasa) da Argentina publicou um mapa com alerta da praga em que é possível ver uma faixa vermelha que representa ‘perigo’. Regiões da fronteira oeste do Rio Grande do Sul estão no alerta dos argentinos.
O pesquisador da Embrapa Soja Adeney Bueno explica que os gafanhotos são pragas que sempre existiram. Porém, o aumento populacional acontece principalmente pela falta de inimigos naturais, gerada pelo uso de agroquímicos. Além disso, o tempo quente e seco também favorece o aparecimento.
Segundo o pesquisador, assim como na Argentina, os gafanhotos podem causar grandes prejuízos às lavouras do Brasil. Segundo a Embrapa, estes insetos migratórios que estão em grande quantidade podem causar desfolhas nas plantas e, dependendo da quantidade, podem gerar 100% de perdas em lavouras. “O que tiver verde na frente eles comem. Mato, lavoura, milho, pastagem, o que tiver na época”.
Ele enfatiza ainda que caso o surto realmente chegue em lavoura do Brasil, é esperado que os danos sejam severos já que a praga possui difícil controle. “Por se moverem rapidamente e em grande quantidade, não se permite uma resposta rápida do produtor, o controle químico é geralmente difícil porque o produtor nem tem tempo”. Assista a entrevista completa com Adeney Bueno, aqui.
O trauma emocional pode ser compreendido como uma experiência psíquica que ultrapassa a capacidade de…
Durante séculos, a infância foi compreendida muito mais como um território de autoridade adulta do…
A educação brasileira atravessa uma crise que vai além dos índices escolares, dos rankings e…
A história da humanidade é, fundamentalmente, a história da nossa busca por um contorno. Desde…
O século XXI nos impõe um paradoxo civilizatório: nunca estivemos tão hiperconectados e, ao mesmo…
O médico e escritor Gabor Maté, com seu olhar profundo e sulcado pelo tempo, traz…