Utilidade pública

O que você precisa saber sobre a lei que proíbe o uso do celular nas escolas do Brasil – Com Rodrigo Nejm

Segundo informações da CNN Brasil, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou o projeto de lei que proíbe o uso de celulares nas escolas na segunda-feira (13/01/2025).

O texto aprovado pelo Congresso Nacional em dezembro de 2024 determina que o uso de aparelhos eletrônicos ficam proibidos nas escolas públicas e privadas. O objetivo, segundo o PL 4.932/2024, é proteger a saúde mental, física e psíquica das crianças e adolescentes.

Entretanto, existem algumas exceções, como as atividades pedagógicas que exigem o uso de dispositivos. Nesses casos, os alunos podem usar o celular ou um computador sob a orientação dos professores.

É proibido levar o celular para a escola?

Não. “O projeto de lei diz que apenas o uso [do celular] é proibido“, disse Rodrigo Nejm (capa), especialista em Educação Digital do Instituto Alana, à CNN. O texto não fala sobre a posse do celular dentro da escola. O especialista acredita que esse tipo de regra deve ser determinado pelas próprias escolas.

Os estudantes podem usar dispositivos eletrônicos para as atividades da escola?
Sim. O texto prevê que os dispositivos podem ser usados em sala de aula para fins pedagógicos ou didáticos, desde que tenham orientação dos professores.

Aulas de programação, por exemplo, podem exigir que os estudantes utilizem computadores em sala de aula. Para esses casos, os alunos podem usar dispositivos eletrônicos.

Os alunos poderão usar o celular para se comunicar com a família?

O projeto de lei não diz como deve ser a comunicação com os responsáveis, mas determina que o aparelho pode ser usado para emergências, como:

  • situações de estado de perigo;
  • estado de necessidade;
  • caso de força maior.

Para Nejm, é importante que todas as escolas tenham um protocolo de comunicação com as famílias. Nesse sentido, as instituições é que vão determinar se o estudante pode usar o celular para falar com os responsáveis ou se a comunicação deve ser feita apenas com a escola.

Os aparelhos poderão ser usados nos intervalos das aulas?

Não. O projeto de lei proíbe o uso de aparelhos eletrônicos “durante a aula, o recreio ou intervalos entre as aulas”. O especialista afirma que esta medida trará ganhos para a interação social e habilidades emocionais das crianças e adolescentes.

Alunos com deficiência poderão usar seus dispositivos de tecnologia assistida?
Sim. O documento prevê que os estudantes podem usar dispositivos para:

  • garantir a acessibilidade;
  • garantir a inclusão;
  • atender às condições de saúde dos estudantes;
  • garantir os direitos fundamentais.

Aparelhos que fazem leitura de voz de imagens, por exemplo, podem ser usados na escola, desde que tenham o objetivo de garantir a inclusão e acessibilidade. Nejm ressaltou que “o objetivo da lei é permitir que o aluno consiga acompanhar as atividades e conviver no ambiente escolar”.

E se meu filho precisa usar celular para fins de saúde?

O uso de celular e outros aparelhos eletrônicos para saúde é permitido. Assim como as tecnologias de acessibilidade, o uso de dispositivos para saúde também está previsto no projeto de lei. Mas o texto não detalha como deve ser o controle, o que fica a cargo das escolas. A lei é válida para as instituições de ensino básico: educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.

LEIA MAIS SOBRE ESTE ASSUNTO:

Portal Raízes

As publicações do Portal Raízes são selecionadas com base no conhecimento empírico social e cientifico, e nos traços definidores da cultura e do comportamento psicossocial dos diferentes povos do mundo, especialmente os de língua portuguesa. Nossa missão é, acima de tudo, despertar o interesse e a reflexão sobre a fenomenologia social humana, bem como os seus conflitos interiores e exteriores. A marca Raízes Jornalismo Cultural foi fundada em maio de 2008 pelo jornalista Doracino Naves (17/01/1949 * 27/02/2017) e a romancista Clara Dawn.

Recent Posts

Celebrar a própria vitalidade é, em qualquer idade, um gesto político de resistência – Jane Fonda

Jane Fonda atravessou mais de seis décadas públicas sendo atriz, ativista, mulher em reconstrução. Nesse…

4 horas ago

5 maneiras de desconstruir em si mesma o mito da mulher infalível – Com Gabor Maté

Quando o corpo diz basta: o adoecimento das mulheres e o mito do normal Por…

1 dia ago

A chacina no Rio de Janeiro: sintoma de um país que naturalizou a morte do pobre como forma de governo

Na maior operação policial dos últimos quinze anos, o Rio de Janeiro amanheceu entre o…

3 dias ago

Nosso QI está diminuindo 7 pontos por geração, dizem estudos

Nos confins da era digital, vivemos uma experiência curiosa: por um lado, o mundo se…

3 dias ago

Brincar livremente com a terra é o elixir contra o sedentarismo social da infância hiperconectada

"Onde foi que você deixou a criança que brincava numa poça d’água como se navegasse…

5 dias ago

Os filhos que estamos criando hoje trocariam nossas fraldas? – Rossandro Klinjey

Em uma de suas palestras, o psicólogo e escritor Rossandro Klinjey compartilhou uma lembrança terna…

5 dias ago