Atualidades

Paciente vence a Covid e deixa UTI após 101 dias e vê filha andar pela 1ª vez

Emoção em Curitiba. Um paciente que se recuperou da Covid-19 deixou a UTI após 101 dias e viu a filhinha dele andar pela primeira vez.

Guilherme Kovalski Lima de 35 anos, lutou mais de 3 meses contra a doença. Diabético e hipertenso, ele foi diagnosticado e internado no Hospital Marcelino Champagnat no dia 28 de julho, com quadro de trombose pulmonar, uma das piores complicações da doença.

Na época, a filha de um ano dele estava começando a dar os primeiros passos, mas nesta sexta, 6, do alto da janela do quarto, ele conseguiu ver a pequena andando sozinha, durante uma homenagem que a família preparou para Guilherme.

Houve uma serenata com balões pra ele.

“Vimos que a saída da UTI seria um momento especial. São ainda mais de 100 balões, simbolizando cada dia que ele ficou internado. Como cada um tem uma mensagem, onde cair, uma pessoa saberá da vitória”, disse Jaqueline, esposa de Guiherme ao BandaB.

De uma varanda do hospital, ele recebeu homenagens e não conseguiu conter a emoção, clique para ver o vídeo.

A luta

Jaqueline Lima lembra que a família viveu meses muito difíceis.

“Eu só pude ver meu marido após 30 dias de internamento e ele estava muito debilitado. Como foi difícil ver ele daquela forma, mas foi uma grande oportunidade para dizer o quanto a gente ama ele e como Deus estava cuidando de tudo”, relatou.

O médico intensivista da UTI, Jarbas Motta Junior, conta que Guilherme ainda terá que permanecer mais uns dias no hospital para completa recuperação.

“Apesar de ser jovem, Guilherme tinha alguns fatores de risco. Então, ainda vai passar alguns dias internado fora da terapia intensiva e mesmo em casa vai precisar do acompanhamento da fisioterapia, fonoaudiologia e de enfermagem. Mas ele é um vitorioso e já faz parte da nossa família”, disse.

Vitória do paciente e dos profissionais da saúde.

“Ele foi um vitorioso e a gente sempre preza em fazer uma homenagem, já que isso também mostra uma vitória nossa e nosso engajamento para recuperar o paciente, que é nosso objetivo principal”, comentou.

Guilherme ainda vai ficar internado no hospital por mais três semanas até se recuperar totalmente.

Fonte: BandaB e SNB

Portal Raízes

As publicações do Portal Raízes são selecionadas com base no conhecimento empírico social e cientifico, e nos traços definidores da cultura e do comportamento psicossocial dos diferentes povos do mundo, especialmente os de língua portuguesa. Nossa missão é, acima de tudo, despertar o interesse e a reflexão sobre a fenomenologia social humana, bem como os seus conflitos interiores e exteriores. A marca Raízes Jornalismo Cultural foi fundada em maio de 2008 pelo jornalista Doracino Naves (17/01/1949 * 27/02/2017) e a romancista Clara Dawn.

Recent Posts

É a ciência que nos prova como o afeto e a cultura familiar, moldam o cérebro e o comportamento da criança para sempre

A educação que vem de casa, através da aprendizagem intergeracional, é um capital invisível, mas…

2 semanas ago

Word para PDF com erro de layout: o que pode causar esse problema

Converter um arquivo Word em PDF deveria ser um processo simples, mas erros de layout…

2 semanas ago

Dona Beja: a reparação histórica feita pela arte confronta a hipocrisia moral que ainda hoje persiste

A trajetória de Ana Jacinta de São José não pertence apenas ao registro histórico, mas…

2 semanas ago

O seu corpo é o primeiro espaço que você precisa configurar: ele é uma casa – Viviane Mosé

Desde os primeiros instantes de nossa existência, o corpo se manifesta como o palco primordial…

3 semanas ago

A ciência confirma: a ansiedade que sentimos hoje pode ser um luto que nossos avós não conseguiram elaborar

A ansiedade, em sua essência, não é uma vilã. Diferente da crença popular de que…

3 semanas ago

Não é com o crime que a violência contra a mulher começa: é na cultura , na maneira como nos educamos

O debate sobre a violência contra a mulher no Brasil ganha um novo capítulo com…

1 mês ago