Psicologia e Comportamento

5 coisas que você precisa fazer para ter a sabedoria dos gênios e viver muito mais

Michelangelo, Verdi e Picasso  são longevos famosos que foram criativos até o final da vida. Uma chave é a genética, mas ser otimista influi mais do que imaginamos. O que eles têm em comum ? Não é apenas a genialidade que os une. Todos eles viveram muitos anos e estiveram criando até o final de suas vidas.

1 – Mantenha a sua mente sempre em produtividade criativa

Michelangelo, já em sua nona década, projetou a cúpula da basílica de São Pedro. Verdi, aos 80, compôs Falstaff, uma das suas melhores óperas. Picasso continuou trabalhando de modo incansável praticamente até o dia da sua morte, aos 91 anos. O arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer continuou na ativa mesmo depois de centenário; e o cineasta português Manoel de Oliveira, que morreu no ano passado aos 106, rodou seu último filme um ano antes. Incrível, não? 

Segundo a filóloga Gloria Méndez, não é preciso ter qualidades especiais para gozar de uma vida plena: “É totalmente democrático, não há exceções. Todo mundo pode fazer com que sua vida tenha mais vida dentro dela. Estar 100% vivo depende só de nós mesmos”.

Perguntado sobre qual é o segredo para uma vida longa, psiquiatra Jesús Fraiz responde que o otimismo é um forte senso de propósito em suas vidas. “Há pessoas que aos 70 anos começam a pintar, escrever, fazer fotografia, passear pelo campo… Tem a ver com as inquietações. Muitos morrem porque não sabem aproveitar. E há casos de gente que passa por situações terríveis e mesmo assim consegue se recuperar. A mera esperança é um incentivo para viver mais. Como se dissessem a si mesmos: ‘Hoje não me rendo, talvez amanhã ou depois, mas hoje não’”.

2 e 3 – Tenha amor pela vida e pratique o desapego

Independentemente da longevidade de cada, a filosofa Mónica Cavallé observa que as pessoas que vivem de forma mais plena são aquelas movidas pelo amor, não pelo medo; movidas pelo afã de crescer, de se aventurar e de se redescobrir; as que assumem que as perdas e ganhos são indissociáveis do fato de estar vivo, e experimentaram o poder transformador das perdas; as que perseguem sua felicidade individual, mas também se entregam a valores e causas maiores que si mesmas. E aquelas que são espiritualmente ricas e não temem o passar do tempo, despedindo-se com elegância de tudo aquilo que os anos levam consigo.

4 e 5 – Viva suas alegrias intensamente e seja sempre grato

  • Encontre o sentido. Saiba que tudo o que acontece com você tem um sentido. Você está em todas as coisas que lhe acontecem, porque elas têm algo a ver com você. Pergunte-se: “Que sentido darei a isto?”.
  • Para que isso aconteceu comigo? De vez em quando, pergunte-se isso em vez de “Por que comigo?”. O “por que” se presta ao drama, o “para que” se conecta à utilidade do que acontece na sua vida.
  • Deixe de procrastinar. Não adie nada e comece já, porque talvez o amanhã não chegue nunca. Faça o que tiver que fazer, em pequenas doses, mas aja. Não espere.
  • Tenha sonhos. Seja ambicioso, não se conforme com projetos pequenos, porque estes não alimentam. Seu desejo de chegar a algo grande é o que realmente lhe dará o combustível para viver intensamente.
  • Conecte-se com a gratidão. Sempre há algo pelo que ser grato. A gratidão conecta você com o que você gosta na vida. Pense “Que bom… que eu pude fazer algo… que eu recebi um telefonema”. A soma de vários “que bom que” produz o hormônio da satisfação.
Portal Raízes

As publicações do Portal Raízes são selecionadas com base no conhecimento empírico social e cientifico, e nos traços definidores da cultura e do comportamento psicossocial dos diferentes povos do mundo, especialmente os de língua portuguesa. Nossa missão é, acima de tudo, despertar o interesse e a reflexão sobre a fenomenologia social humana, bem como os seus conflitos interiores e exteriores. A marca Raízes Jornalismo Cultural foi fundada em maio de 2008 pelo jornalista Doracino Naves (17/01/1949 * 27/02/2017) e a romancista Clara Dawn.

Recent Posts

“Boy Sober” – Resposta histórica ao desgaste emocional provocado por uma masculinidade adoecida

Essa tendência chamada de “detox de homem” ou “boy sober” pode soar como uma provocação…

22 horas ago

Síndrome do Pavio Curto: Quando a raiva explode antes que possamos entendê-la

Todos nós, em algum momento, sentimos o coração acelerar diante de uma frustração ou de…

22 horas ago

Mesmo em repouso, quem convive com fibromialgia gasta energia como se estivesse numa maratona

Quem convive com fibromialgia ou dor crônica sabe bem como é acordar cansado, mesmo depois…

2 semanas ago

O programa de 8 semanas para o bem-estar emocional, segundo médico de Harvard

Vivemos em uma era que promete bem-estar em cada esquina: aplicativos de meditação, séries motivacionais,…

2 semanas ago

A dor causada pela rejeição é igual a dor aguda no corpo, diz a neurociência

A dor causada pela rejeição é igual a dor aguda no corpo e afeta a…

3 semanas ago

“Aceitar o meu TDAH me fez parar de lutar contra mim mesma” – Ana Beatriz Barbosa

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é uma condição neurobiológica caracterizada por…

3 semanas ago