Atualidades

Resista esses olhinhos e jamais, nem na páscoa, dê chocolate para o seu cachorro,

No domingo de páscoa algumas famílias se reúnem e a confraternização religiosa, além do almoço caprichado, deve contar com muito chocolate. Pensando nisso, o Blog Mania Animal fez um alerta que reiteramos aqui:

“Se você ama seu cachorro ou gato, não ofereça para eles ovos, bombons ou qualquer outra guloseima que tenha sido feita com chocolate. Isto porque o chocolate contem sustâncias que são tóxicas para os pets e que podem até matá-los”.

“A médica veterinária da PremieRpet Keila Regina de Godoy explica que o fígado dos cães e gatos não metaboliza direito uma substância presente no chocolate chamada teobromina, que está relacionada com a quantidade de cacau. E quanto mais cacau, mais teobromina o produto tem.

‘Isso significa que os chocolates mais escuros e amargos, que contém maior percentual de cacau, são os mais tóxicos para os animais. No entanto, o chocolate ao leite e o chocolate branco também fazem mal e não devem ser oferecidos aos pets’, diz a veterinária.

Se ingerida, a teobromina pode provocar aumento de contrações musculares, excitação nervosa, micção em excesso, elevação da temperatura corporal, respiração acelerada, taquicardia, vômitos e diarreia. ‘A gravidade do quadro varia de acordo com a quantidade ingerida’, reforça Keila.

Riscos

Apesar dos casos letais serem raros, os animais podem passar mal e ter problemas gastrointestinais ao comer o doce. E além do risco de intoxicação e do mal-estar, o chocolate ainda pode provocar obesidade. Assim, para evitar transtornos e sofrimento do animal, resista a cada olhar ‘pidão’ do seu pet e aproveite a Páscoa para recompensá-lo com um bom passeio. E em caso de ingestão acidental, procure um médico veterinário para avaliar seu amigão de quatro patas.

Qual é o limite?

De acordo com dados da Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade a Animais (ASPCA), quando se trata de animais e chocolate, não há consumo considerado seguro. No entanto, há limites que aumentam o risco de convulsões e outras complicações:

Yorkshire (cerca 3 kg de peso): perigo se consumir 70 gramas de chocolate ao leite
Pug (cerca de 9 kg ): perigo se consumir 150 gramas de chocolate ao leite
Golden Retriver (cerca de 35 kg): perigo se consumir 425 gramas de chocolate ao leite”.

Texto de – Via Blog Mania Animal

Portal Raízes

As publicações do Portal Raízes são selecionadas com base no conhecimento empírico social e cientifico, e nos traços definidores da cultura e do comportamento psicossocial dos diferentes povos do mundo, especialmente os de língua portuguesa. Nossa missão é, acima de tudo, despertar o interesse e a reflexão sobre a fenomenologia social humana, bem como os seus conflitos interiores e exteriores. A marca Raízes Jornalismo Cultural foi fundada em maio de 2008 pelo jornalista Doracino Naves (17/01/1949 * 27/02/2017) e a romancista Clara Dawn.

Recent Posts

“O açúcar em excesso não adoece só o corpo: alimenta as piores companhias no nosso intestino” –

Durante décadas, o açúcar foi sinônimo de carinho, recompensa e afeto. E a publicidade soube…

3 horas ago

Toda mulher deveria saber precocemente quais são os primeiros sintomas e quanto tempo dura a menopausa

A menopausa é um marco biológico e existencial na vida da mulher, que simboliza o…

4 dias ago

A médica que prescreve poesia na lida diária com a morte

“Todos são portadores de felicidade.Uma pena notar que boa parte da humanidade ainda é assintomática.”

5 dias ago

10 sinais de que você está sofrendo abuso psicológico – Segundo Signe Hegestand

Durante gerações, fomos educadas para tolerar a dor em silêncio. Desde cedo, aprendemos que “ser…

1 semana ago

“A infância é o alicerce psicoafetivo sobre o qual toda a nossa vida se ergue” – Clara Dawn

A habilidade de confiar, amar e construir relações afetivas saudáveis não surge de modo espontâneo…

1 semana ago

“Relacionamento satisfatório não é mágica: é uma e decisão renovada todos os dias por quem deseja permanecer” – Robert Epstein

Como construir relacionamentos duradouros com base na ciência e no afeto? Durante séculos, o amor…

1 semana ago