Você acredita que só podemos comunicar usando palavras? Você acha que o silêncio é algo a ser evitado? Quando você está a sós com alguém, de repente surge aquele momento em que nenhum de vocês têm algo a dizer, esse silêncio faz você se sentir desconfortável?
“O silêncio é o sono que nutre a sabedoria.” ~ Francis Bacon
Ficar quieto, respirar e expirar, sem a necessidade de nos forçar a dizer alguma palavra, possibilita ouvir nossa voz interna, nosso coração e intuição. É quando podemos experimentar nossa própria divindade, nossa própria beleza e perfeição.
Viver sozinho me ensinou muito a respeito do silêncio. Eu aprendi a ficar mais quieto, abraçar o silêncio, e por consequência aprendi a pensar melhor. O silêncio é o meu maior professor, sussurrando coisas no meu ouvido e me ajudando a saber coisas que não poderei descobrir de qualquer outro lado.
“Se soubéssemos quantas e quantas vezes as nossas palavras são mal interpretadas, haveria muito mais silêncio neste mundo”. Oscar Wilde
O silêncio é um presente precioso. Nesse espaço entre nossas palavras, é onde nos encontramos. Quando a mente está quieta, quando não há pensamentos nem palavras a serem ditas, podemos ouvir nosso próprio coração nos falando. Podemos ouvir nossa própria intuição.
A razão pela qual tantos de nós estamos sob tanto estresse é que ainda não aprendemos a calmar nossas mentes e experimentar os benefícios do silêncio. Ainda não aprendemos a apreciar e ver o valor e a sabedoria que vem de ser silencioso.
Para quê ficar falando o tempo todo? Não seria mais sutil falar somente o necessário? Quem foi que disse que não é bom ter momentos em que você simplesmente não tem nada a dizer?
É preciso aprender a falar menos e dizer mais. Quando você usa suas palavras, use-as porque iluminará o dia de alguém e porque ensinará às pessoas algo valioso. Não use apenas palavras para o bem de usá-las. Use porque você tem algo a dizer.
É difícil viver com as pessoas porque calar é muito difícil – Nietzsche
Texto de O Martelo de Nietzsche
A vida é uma busca constante por felicidade e paz. E, no meio dessa jornada,…
Vivemos na era da informação e das infinitas possibilidades. Nunca antes a humanidade teve tanto…
Educar filhos é, ao mesmo tempo, moldar pelo exemplo, ensinar a conviver com frustrações e…
A medicalização da infância se tornou um dos temas mais inquietantes da contemporaneidade. Em um…
Vivemos em um tempo de convivência rarefeita. As casas continuam habitadas, mas os encontros diminuíram.…
Nesta primeira semana do Big Brother Brasil 26, um episódio ultrapassou a lógica do conflito…