Investigadores da Universidade da Carolina do Norte descobriram que mesmo um breve abraço – tão pouco quanto 20 segundos – dado pelo parceiro ou até mesmo por um desconhecido pode ajudar a reduzir os níveis de “cortisol” que contribuem para o stress. Além de diminuir esses níveis, os abraços também influenciam a redução da pressão arterial. Aparentemente, um abraço faz o seu coração se acalentar e ficar sadio de muitas maneiras!

Os abraços são tão poderosos e, quem sabe, se abraçarmos mais poderemos, de uma forma incrível, curar o mundo!

Algumas razões para que você abrace e se permita abraçar:

1. Abraçar induz a oxitocina no organismo. A oxitocina é um hormônio poderoso, que não só fortalece os laços com os nossos entes, mas também tem a capacidade de estimular a solidariedade entre estranhos.

2. Abraçar constroi laços mais fortes com as pessoas que você se relaciona. Abraçar nutre as relações humanas, cultiva e aumenta a confiança e francamente faz-nos pessoas mais felizes.

3. Abraçar reduz o stress. Um bom abraço diminui os níveis de cortisol encontrado no corpo. Estamos falando de um tratamento anti-ansiedade livre de drogas.

4. Abraçar reduz a pressão arterial. Colecionar abraços é excelente para o seu coração, em mais de uma maneira.

5. Abraçar é uma boa ação recíproca. Nunca se sabe o que está acontecendo na vida de outra pessoa. Quando um bom e sincero abraço é dado, ele tem o potencial de alterar completamente o seu dia. Como deve ser esta ação? Apenas envolve os seus braços à minha volta e abraça-me!

6.   Abraçar faz-nos sentir incríveis! O poder do toque humano é profundo e os nossos corpos estão cheios de nervos prontos para estimulação. A maior parte de nós provavelmente tem o desejo de toque humano durante o dia e simplesmente não tem consciência disso. Para que gastar tanto dinheiro com uma massagem? Um bom e longo abraço tem a capacidade de, não só levantar o espírito, mas também sentir algo maravilhoso para o corpo.

7. Abraçar vira o mau humor de cabeça para baixo. Se você se sente mal-humorado e anti-social, apenas deixe fluir um caloroso abraço. Eu garanto que vai sair dele se sentindo um pouco, se não bastante, melhor.

8. Abraçar reconecta a mente com o corpo. Poucos de nós tentam o nosso melhor para viver conscientemente. Quando o caos se constroi no nosso dia-a-dia, no local de trabalho, atrás do volante, em frente ao computador: um bom abraço pode nos reconectar à ideia duma existência consciente. Um bom abraço tem o poder de nos levar para uma melhor postura, uma respiração mais profunda e um estado mais relaxado de ser.

9. Abraçar mais, faz-nos melhores “abraçadores”! Isto parece ridículo mas falamos sério. Você é culpado de se comprometer com a atitude: “Eu não tenho tempo para ser um abraçador”. Abraço com um só braço? Se assim for, não espere colher o maior número de benefícios. Aqueles que tiram um momento para abraçar são aqueles que realmente se beneficiam do poder dos abraços.

10. Abraçar cultiva a paciência. As conexões são promovidas quando as pessoas usam o seu tempo para apreciar e reconhecer o outro. Um abraço é uma das maneiras mais fáceis de mostrar apreciação e reconhecimento por outra pessoa.

O mundo é um lugar, ocupado pela azáfama e pelo movimento, e estamos constantemente correndo para a próxima tarefa. Se abrandarmos e tiramos um momento para oferecer abraços sinceros ao longo do dia, estamos beneficiando nós mesmos, estamos ajudando os outros a sanar suas feridas e a cultivar melhor a paciência e a benevolência dentro de nós. Se você não estiver consciente da sua própria quota pessoal de abraços, começa a recolher abraços já. Afinal, como diz a terapeuta familiar Virgínia Satir:

“Precisamos de 4 abraços por dia para sobreviver. Precisamos de 8 abraços por dia para manter. Precisamos de 12 abraços por dia para crescer”.

Seja você aquela pessoa que vai abraçar alguém de um modo tão forte que todos os pedaços dela se reconstituirão.

O vídeo abaixo foi feito no Centro de Florianópolis, alguém oferecendo abraço grátis às pessoas. Emocionante.

https://youtube.com/watch?v=eU5UibQF92k






As publicações do Portal Raízes são selecionadas com base no conhecimento empírico social e cientifico, e nos traços definidores da cultura e do comportamento psicossocial dos diferentes povos do mundo, especialmente os de língua portuguesa. Nossa missão é, acima de tudo, despertar o interesse e a reflexão sobre a fenomenologia social humana, bem como os seus conflitos interiores e exteriores. A marca Raízes Jornalismo Cultural foi fundada em maio de 2008 pelo jornalista Doracino Naves (17/01/1949 * 27/02/2017) e a romancista Clara Dawn.