Onde foi que você deixou a criança que brincava numa poça d’água como se navegasse num oceano? É o que pergunta, Clara Dawn, escritora, psicanalista, especialista em prevenção ao suicídio na infância e na adolescência. Ela ressalta que brincar na lama aumenta a atividade cerebral e estimula o desenvolvimento das habilidades motoras. Para brincar na lama, a criança usa os músculos menores das mãos, pulsos, dedos das mãos e dos pés, apertando, apertando, escavando, misturando e despejando a lama. Seus músculos menores ficam mais fortes, preparando-os para a escrita, ao mesmo tempo em que a saúde física integral e a sua saúde psico-socioemocional são afetadas positivamente. Segundo ela, até os bebês podem se beneficiar dessa brincadeira guiada por uma tutoria responsável.

O que é lama? E como podemos fazer isso?

É claro, você não permitirá que seu filho brinque numa enxurrada, numa poça d’àgua que está num lugar cheio de impurezas e toxidades químicas. É recomendável que você faça a lama. É muito fácil fazer, basta pegar um pouco de terra escolhida de bom lugar, também pode ser areia ou argila e misturar com água. Pode ser pouca água para fazer barro ou bastante água para fazer lama. Para deixar mais divertido e agregar à experiência sensorial você pode misturar objetos como pedras, bolinhas de gude, conchas, folhas, galhos e outros objetos naturais. Ao pensar na bagunça e na sujeira, lembre-se que a lama vai embora depois de lavar, mas as memórias afetivas e o aprendizado ficarão para sempre.

Benefícios das brincadeiras na lama 

Brincar na lama não é apenas uma maneira de criar memórias preciosas da infância, mas também de aprender, de modo criativo, sobre a vida, o mundo, as coisas, as relações, a relaxar e a explorar múltiplas ações criativas, desenvolver habilidades físicas, sociais, emocionais, cognitivas, intelectuais, compreensão do mundo, estimular habilidades psicomotoras e sensoriais. Veja aqui 10 benefícios de brincar na lama:

  1. Encoraja a criatividade e a imaginação. Brincar na lama é um meio fantástico para expressar a criatividade, a individualidade e a autoexpressão. As possibilidades para a arte em lama incluem esculturas em barro ou argila, imagens e arte corporal em lama.
  2. As crianças praticarão habilidades motoras grossas e finas enquanto escavam, despejam e moldam a lama. Habilidades motoras grossas são necessárias para misturar terra em uma vasilha grande, transportar baldes com água ​​e estender a mão para pegar objetos. As crianças podem fazer diversas criações, como uma torta de lama e recolherem objetos naturais como folhas e pedras para decorar a torta.
  3. Desenvolve habilidades de resolução de problemas. À medida que as crianças veem como transportar a lama de um lugar para outro, investigam como a lama reage ao adicionar mais água e tentam encontrar objetos escondidos na lama, automaticamente suas habilidade de resolução de problemas e raciocínio lógico matemático, como pesar, medir e somar, se desenvolvem.
  4.  Aprende a compartilhar e se revezar com os brinquedos e recursos do brincar na lama. Considere que as crianças aprendem os benefícios da brincadeira na lama através da dramatização e da socialização. Por isso é indispensável ter um companhia para brincar, outra criança ou os pais. Alguém com quem ela possa trocar ideias, expor suas reflexões sobre o que está fazendo e dividir alegrias e tarefas.
  5. As crianças desenvolverão sentidos à medida que exploram a textura da lama, vislumbram como é cor e sentem o seu cheiro.
  6. Brincar na lama tem um efeito calmante e deixa as crianças mais felizes, por isso é ótimo para regular as emoções, pois proporciona bem-estar físico, afetivo, emocional e a construção de memórias afetivas. Estudos sobre os benefícios de brincar na lama nos primeiros anos enfatizam a alegria que advém de um dia passado brincando na terra e na lama. A lama é onde a mágica acontece. Mycobacterium vaccae, uma bactéria microscópica encontrada na lama, tem sido associada aos efeitos positivos do brincar na lama. Essas bactérias aumentam os níveis de serotonina, que é o hormônio da felicidade
  7. Desenvolve a consciência social à medida que se tornam conscientes do meio ambiente brincando com a lama e a natureza. Como um dos benefícios das brincadeiras na lama, considere a importância de levar as crianças para um passeio num parque ecológico para se conectarem com a natureza. Brincar na lama promove uma ligação com o nosso planeta. Você pode aproveitar o momento de brincar com a terra para ensinar a plantar, cultivar e colher. Isso incutirá na criança, sentido de responsabilidade pela preservação do nosso mundo natural. “Plantando sementes de inspiração”.
  8. A lama ajuda a construir sistemas imunológicos mais fortes. Para entender os benefícios de brincar na lama, observe as crianças que brincam na lama e veja com que frequência elas ficam doentes. Pense nas crianças que repetidamente tomam antibacterianas e nunca saem de casa. Você descobrirá que as crianças que têm contato com a terra são aquelas que têm melhor saúde. De acordo com estudos científicos, as mesmas bactérias microscópicas, encontradas na terra, que produzem serotonina e podem nos deixar mais felizes, também podem fortalecer o sistema imunológico.
  9. A lama pode até beneficiar o coração e a pele. Os benefícios de brincar na lama para a pele e o coração, são: reduzir manchas, remover células mortas, abrir os poros, melhora da circulação sanguínea, diminuição de marcas de expressão e aumento da capacidade de expelir toxinas, tudo isso mantendo a pele hidratada de forma natural e segura. As crianças expostas a alguns germes e bactérias boas podem ser menos suscetíveis a alergias e outros tipos de doenças mais tarde na vida. Brincar com lama é recomendado pelos médicos.
  10. Previne o vício em telas e incentiva oportunidades para uma educação divertida. O Transtorno de Dependência de Telas é real e pode trazer grandes prejuízos à saúde integral das crianças. Ao deixar o ambiente virtual e adentrar o rico universo do brincar livremente com a lama, a criança aprende todos os itens desta lista de modo inconsciente e divertido. E você não sabe o que é alegria de viver, até brincar na lama com seus filhos. Depois de brincar com a lama, convide a criança a remover a lama de si mesma e de suas roupas, então é a hora de usar a água como ferramenta educativa prazerosa.

Leia mais sobre este assunto:






Clara Dawn é romancista, psicopedagoga, psicanalista, pesquisadora e palestrante com o tema: "A mente na infância e adolescência numa perspectiva preventiva aos transtornos mentais e ao suicídio na adolescência". É autora de 7 livros publicados, dentre eles, o romance "O Cortador de Hóstias", obra que tem como tema principal a pedofilia. Clara Dawn inclina sua narrativa à temas de relevância social. O racismo, a discriminação, a pedofilia, os conflitos existenciais e os emocionais estão sempre enlaçados em sua peculiar verve poética. Você encontra textos de Clara Dawn em claradawn.com; portalraizes.com Seus livros não são vendidos em livrarias. Pedidos pelo email: [email protected]