9 Coisas comuns que seu corpo faz e você não sabia para que servem

Portal Raízes

O corpo humano é uma caixa cheia de surpresas, nunca sabemos como ele responderá ainda que a ciência médica tenha tido grandes avanços significativos. Além disso, vale a pena mencionar que geralmente cada corpo reage de maneira diferente, mas também há aquelas ações que todos temos igualmente.

Como existem muitos fatores que podem prejudicar nosso corpo, ele desenvolveu vários mecanismos de defesa; A maioria de nós já os conhece, mas são reações do nosso corpo tão comuns que ignoramos que elas têm um propósito específico, descubra quais são esses mecanismos:

O soluço

É causada quando o que bebemos ou comemos passa pelo conduto errado e causa irritação no nervo pneumogástrico.

Espirro

Espirrar remove do seu corpo tudo o que você não precisa, como micróbios, poeira, alérgenos, irritantes e assim por diante. Estes são causados ​​pelas passagens nasais.

As lágrimas

Além de eliminar qualquer irritação no olho, elas também servem como uma defesa para desabafar o estresse emocional.

Arrepios

O arrepio existe para fechar os poros e reduzir a perda de calor do corpo para amenizar a sensação de frio.

O mecanismo não faz tanto sentido hoje em dia como fazia para nossos ancestrais, que tinham pelos em abundância. “No homem moderno, a elevação da temperatura com o arrepiar dos pelos é insignificante”, diz o professor José Roberto da Silva, do Instituto de Ciências Biomédicas da USP. Hoje, tremer dá mais resultado.

Bocejo

O bocejo fornece ao cérebro mais oxigênio e também ajuda-o a arrefecer quando tem estado a trabalhar muito durante várias horas.

Pele enrugada

Quando ficamos na água por muito tempo, a pele tende a enrugar, pois essas superfícies molhadas ficam muito escorregadias, então o corpo aumenta a tração criando rugas pronunciadas nas mãos e nos pés, protegendo-o de um acidente.

Alongamento

O alongamento melhora o humor, ativa a circulação e evita lesões, distensões e inflamações.

Perda de memória

Às vezes, a memória apaga aquelas experiências dolorosas que apenas nos machucam e nos causam dor, não é em si uma doença, mas pode ser definida como um escudo protetor.

Tremor na pálpebra.

Se a sua pálpebra treme, é muito provável que seja devido a estresse, desidratação, falta de sono, consumo excessivo de álcool ou café.

A verdade é que poucas pessoas conhecem seu corpo e funções, compartilhem para que mais pessoas descubram.

Fonte: ciência/wimp via Gutenberg, adaptado por Portal Raízes

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS



COMENTÁRIOS





Portal Raízes
Humanismo, sociologia, psicologia, comportamento, saúdes: física, mental e emocional; meio ambiente, literatura, artes, filosofia. Nossos ideais estão na defesa dos direitos humanos, das mulheres, dos negros, dos índios, dos LGBTs... Combatemos com veemência o racismo, o machismo, a lgbtfobia, o abuso sexual e quaisquer tipos de opressão.As publicações do Portal Raízes são selecionadas com base no conhecimento empírico social e cientifico, e nos traços definidores da cultura e do comportamento psicossocial dos diferentes povos do mundo, especialmente os de língua portuguesa. Nossa missão é, acima de tudo, despertar o interesse e a reflexão sobre a fenomenologia social humana, bem como os seus conflitos interiores e exteriores.A marca Raízes Jornalismo Cultural foi fundada em maio de 2008 pelo jornalista Doracino Naves (17/01/1949 * 27/02/2017) e a romancista Clara Dawn.