11 sinais de que seu relacionamento pode estar te causando depressão

Thálitha Miranda

Embora ninguém possa ser responsável por nossa busca e encontro com a felicidade, as condições e limitações que experimentamos em nossos relacionamentos podem criar um ambiente tóxico e/ou abusivo, que será danoso à nossa realização pessoal e ao nosso amor próprio, podendo nos adoecer física, mental e emocionalmente. Mas, muitas vezes, a gente não se dá conta disso. Não levamos em consideração que – de repente – estamos doentes por causa do relacionamento ruim. Por isso, é importante observar os sinais, que sempre se revelam aqui e ali, quando o relacionamento está em uma recessão negativa. Conhecer esses sinais pode te ajudar a tomar uma decisão que seja positiva para ambos. Confira estes 11 sinais de que o seu relacionamento pode estar te deprimindo:

1. Você não tem voz no que acontece no dia a dia

A falta de controle sobre o que acontece em seu relacionamento todos os dias é uma indicação de que seu parceiro está exercendo mais do que seu quinhão de controle. Cada um de vocês deve ter uma palavra igual na distribuição de tarefas, escolha de atividades, decisões monetárias, etc.

2. Você teme a reação do seu parceiro

A raiva de seu parceiro pode fazer você se isolar ainda mais, o que é um sinal de depressão. Evitar a comunicação com seu parceiro não corrigirá os sentimentos de depressão que você está tendo, mas apenas os tornará piores.

3. Você depende do seu parceiro

Pesquisadores da Universidade de Illinois em Urbana-Champaign analisaram o impacto que a depressão tem nos relacionamentos. Embora os pesquisadores tenham analisado pessoas que já haviam sido diagnosticadas com depressão e fossem francas sobre isso com seus parceiros, suas descobertas revelaram 8 fatores negativos que podem ser usados ​​como sinais de depressão em um relacionamento:

  • Desgaste emocional
  • Problemas de romance e intimidade sexual
  • Problemas de comunicação
  • Isolamento
  • Falta de energia / motivação
  • Dependência do relacionamento
  • Falta de entendimento
  • Incerteza

4. Você sente o peso do seu relacionamento

Seu relacionamento repousa como um peso em seu peito, fazendo você se sentir imobilizado e incapaz de sair, se mover ou mudar as coisas para melhor. É preciso muita coragem e força interior para reconhecer que seu relacionamento está te deprimindo e decidir seguir em frente.

5. Você se retirou das atividades sociais

Pesquisadores da Universidade de Michigan analisaram os fatores de risco para depressão em relacionamentos românticos e descobriram que a falta de apoio social fora da parceria era um fator de grande influência sobre se um dos parceiros apresentava sintomas de depressão. A falta de apoio social pode incluir também a falta de apoio de membros da família.

Você pode achar que seu parceiro não quer que você veja seus amigos, mas isso é importante para sua saúde mental. Não permita que seu relacionamento lhe faça se sentir mais triste, evitando os amigos e familiares que podem te ajudar a trabalhar seus sentimentos sobre a pessoa a quem dedica sua vida.

6. Você deseja consertar as coisas, mas não tem energia para isso

Você deseja um relacionamento mais feliz e positivo, mas a energia literal necessária para resolver seus problemas não está ao seu alcance. A depressão muitas vezes pode levar à falta de energia física que faz você parecer incapaz de agir, mesmo que isso vá melhorar as coisas.

7. Você contribui mais do que seu parceiro para o relacionamento

Talvez você faça mais trabalho doméstico do que o outro, ou você contribua mais financeiramente. Às vezes, há uma distribuição desigual de trabalho e dedicação em um relacionamento, mas isso só fará você se deprimir se você se ressentir do desequilíbrio e não conseguir mudá-lo.

8. Você não consegue se lembrar da última vez que vocês riram juntos

Se você estivesse experimentando mais alegria e emoções positivas em seu relacionamento, não estaria se perguntando se seu relacionamento está te deprimindo. A felicidade é visível no número de sorrisos e na quantidade de risos compartilhados por parceiros amorosos. Se você está perdendo esse elemento emocional positivo essencial, pode estar se sentindo em depressão.

9. Você se preocupa com o futuro do seu relacionamento

Quando você sente que seu relacionamento está te deprimindo, você pode se sentir em desespero quanto ao futuro. Não ser capaz de ver como seu relacionamento leva a um final feliz pode te deixar doente de preocupação, estresse e ansiedade, e a desesperança pode fazer você se sentir deprimido.

10. Seu parceiro não escuta

A comunicação é muito importante para uma parceria romântica saudável. Não ter um parceiro disposto a ouvir quando você tem uma preocupação pode causar isolamento e pode fazer você se sentir em depressão. Seu parceiro deve prestar atenção em você quando você fala, mas se não o fizer, a falta de escuta pode ser parecida com a rejeição, o que leva a sentimentos negativos de depressão.

11. Você está procurando alguém para conversar fora do seu relacionamento

Traição emocional é uma maneira de ver isso, mas confidenciar a outra pessoa como você se sente a respeito de seus problemas de relacionamento é um sinal de que você não é capaz de se comunicar com seu parceiro e isso está deixando você em depressão.

Se você se reconheceu nestes sinais então está na hora de tomar uma decisão franca sobre como essa pessoa se encaixa na sua vida. Se uma conversa honesta não resolver estes problemas, busque a decisão de mudança para uma vida de positividade.

Texto de Power of Positivity, traduzido e adaptado por Thálitha Miranda para Portal Raízes

__

Se você gostou do texto, curta, compartilhe com os amigos e não se esqueça de comentar, isso nos ajuda a continuar trazendo conteúdos incríveis para você. Siga-nos também no Instagram Youtube.

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS





Thálitha Miranda
Thálitha Miranda, 22, libriana, co-produtora do Portal Raízes