12 sinais de que seu parceiro está destruindo sua autoestima

Portal Raízes

Seu relacionamento parecia tão certo, mas agora você está com dúvidas. Você sente que seu parceiro não está 100% com você. Ele está se alimentando da sua insegurança, fazendo você se sentir vulnerável. Será que seu parceiro está destruindo sua autoestima? Se você acha que isso está acontecendo com você, talvez seja hora de dar um passo atrás e avaliar seu relacionamento com essa pessoa. Confira estes 12 sinais que indicam que seu parceiro está destruindo sua autoestima:

1 – CONTROLA TUDO NO RELACIONAMENTO

Se o seu parceiro toma todas as decisões sem consultá-la, é um sinal de que seu relacionamento pode estar rompendo. Quando seu parceiro sente a necessidade de controlar o orçamento, as contas, as decisões domésticas, isso significa que ele não confia em suas opiniões ou não se importa com o que você pensa. Ele está, em essência, dizendo que você não tem voz no relacionamento, como se não existisse. Ele não está interessado ​​em você, mas precisa se sentir poderoso e no controle.

De acordo com um estudo do NIH, esse comportamento é uma bandeira vermelha clássica em um relacionamento. Em alguns relacionamentos essa necessidade de controle pode se transformar em abuso físico no futuro.

Observe o que está acontecendo, porque parece que seu relacionamento está fadado ao fracasso.

2 – NENHUM ESFORÇO PARA ENCORAJÁ-LA

Em um relacionamento forte e saudável, duas pessoas trabalham juntas para tornar o relacionamento seguro. Quando um parceiro não está contribuindo para o relacionamento, é perceptível. Um parceiro que não mostra interesse e não a encoraja está negando o amor. Incentivo significa que a pessoa te ama e deseja que você prospere. A falta de apoio é um sinal de que seu parceiro não se importa genuinamente com você.

3 – NÃO TENTA TE ENTENDER

Você já se sentiu como se estivesse falando com o ar quando está tentando se comunicar com seu parceiro? Ele parece se importar menos com o que você está dizendo? Talvez ele não tente entender seus sentimentos, mas os deixe de lado. Você pode sentir que deve guardar suas opiniões para si mesma, porque ele não entenderá o que você está dizendo de qualquer maneira. Você pode se sentir menos confiante em si mesma.

De acordo com o NIH, essa falta de confiança é um sintoma de que você está perdendo sua autoestima. Com o tempo, pode piorar se você não recuperar o controle de sua vida.

Faça algumas perguntas ao seu parceiro, como as seguintes:

  • Você não parece interessado em mim, algo está errado?
  • Nossa conexão ainda significa alguma coisa para você?
  • Por que você não está me ouvindo?

Se ele responder com humildade às suas perguntas, é um bom sinal. Mas se ele ficar na defensiva e tentar reprimir suas preocupações, dizendo que você está imaginando coisas, ele não está sendo honesto sobre como se sente. Você pode não obter uma resposta direta dele.

4 – TE TRATA COMO SE VOCÊ FOSSE UMA CRIANÇA

Não há nada pior do que ver um parceiro diminuir o outro como se fosse uma criança. Nenhum adulto razoável gosta de ser tratado como uma criança. Quando um parceiro zomba ou menospreza sua parceira em público, é constrangedor. Você se sente humilhada e sem valor. Se seu parceiro falar com você dessa maneira, ele não está demonstrando o devido respeito que você merece.

5 – TE REBAIXA, MESMO NA FRENTE DE OUTRAS PESSOAS

Quando um parceiro te trata como se você estivesse abaixo dele, é humilhante. Ele age como se você estivesse no caminho deles, quase um fardo para o relacionamento. Este tratamento faz você se sentir insegura e indecisa sobre como responder. Você perde sua confiança em si mesma. Estudos descobriram que quando um parceiro é emocionalmente abusivo, isso causa um colapso relacional imediato. Rebaixar alguém não é um sinal de amor, é um sinal de um relacionamento destrutivo.

6 – MOSTRA AMOR CONDICIONAL

Se você sentir que precisa conquistar o amor e a aprovação de seu parceiro, isso pode fazer com que você sinta que não é boa o suficiente para ele. Você começa a trabalhar duro para manter a paz, tentando fazer as coisas certas. Esse comportamento não indica um relacionamento saudável. Seu parceiro está agindo sem amor com você. Não se contente com um relacionamento em que você precisa atuar para ser amada. Você merece ser amada por quem você é, não pelo que você pode fazer.

7 – CRITICA CADA MOVIMENTO SEU

Um parceiro crítico corrige tudo o que você faz. Ele não gosta da maneira como você cozinha, como se veste ou usa o cabelo. Você nunca é boa o suficiente para ele. Ele te trata com desrespeito, fazendo-a sentir-se inadequada como pessoa e parceira. Ele faz você se sentir desvalorizada e não amada. Um relacionamento com uma pessoa crítica rouba sua confiança. Você começa a sentir que não consegue fazer nada certo. Esta bandeira vermelha é um sinal de que sua autoestima está morrendo. Você deve começar a se defender e parar de permitir que seu parceiro mate sua confiança.

8 – CULPA TUDO EM VOCÊ

Quando seu parceiro se recusa a assumir a responsabilidade por suas ações, culpando você, isso arruína seus sentimentos de ser amada. Transferir a culpa é abusivo. Se o seu parceiro culpa sempre você, não aceite isso. Esse hábito não é um comportamento normal em um relacionamento amoroso. Você deve se recusar a ser culpada por coisas que não fez.

9 – VOCÊ SE SENTE PRESA POR SEU RELACIONAMENTO.

Se você está começando a se sentir presa em seu relacionamento em vez de se sentir amada e apreciada, pode ser o momento ideal para dar um passo atrás e avaliar. Sentir-se presa faz com que você perca a confiança em si mesma. Você se sente vulnerável e incapaz de controlar o que está acontecendo. Encontre uma pessoa de confiança para conversar sobre o que está acontecendo em sua vida. Se precisar de aconselhamento especializado, procure a ajuda de um terapeuta profissional.

10 – NÃO ESCUTA SEUS PENSAMENTOS

Ser rebaixada e ter a chance de falar sobre seus pensamentos, negada, é frustrante. Você está inventando desculpas para ficar longe de seu parceiro? Você o evita porque é muito estressante? Você deve decidir a seguir se deseja continuar a se expor ao abuso desse relacionamento doentio.

11 – OLHANDO PARA OUTRAS OU FLERTANDO

Quando seu parceiro encara ou flerta com outras pessoas na sua frente, é um sinal de falta de amor. Mostra que você não é o suficiente e ele não se importa se você souber disso. É totalmente desrespeitoso. Você não deveria ter que lidar com esse tipo de insulto, não se permita viver com alguém que age assim. Diga ao seu parceiro que você está decepcionada com o comportamento dele. Se ele admitir, se desculpar e mudar, isso é bom. Mas se eles negarem ou minimizarem suas preocupações dizendo que você está apenas exagerando, então provavelmente é hora de encontrar uma saída para esse relacionamento. Ninguém merece esse tipo de desrespeito.

12 – IMPEDINDO VOCÊ DE SEGUIR SEUS SONHOS

Se seu parceiro destrói seus sonhos, ele não é uma pessoa amorosa. Ele não se importa com seus pensamentos ou ideias. Ele pode se sentir competitivo e querer empurrá-la para baixo porque tem inveja de seus sucessos. Esse tipo de atitude corrói sua autoestima e autoconfiança. Você sente vontade de desistir de seus sonhos. Não permita que seu parceiro roube sua alegria e felicidade. Você merece perseguir seus sonhos e desfrutar de seus sucessos. Um relacionamento saudável e amoroso envolve o encorajamento das realizações da outra pessoa. Significa ter alguém ao seu lado para encorajá-la e ajudá-la.

CONSIDERAÇÕES FINAIS SOBRE COMO CUIDAR DA SUA AUTOESTIMA

Se você sentir que seu relacionamento está destruindo sua autoestima, pode ser hora de reavaliar seu compromisso. Viver com a crítica do parceiro, linguagem exigente e transferência de culpa não é certo para você. Não se permita sentir presa. Você tem uma escolha, mesmo que seu parceiro faça você sentir que não. Você é forte e capaz de fazer suas próprias escolhas.

Afaste-se desse relacionamento tóxico e comece o processo de cura. Converse com uma pessoa amiga de confiança ou terapeuta para ajudar a recuperar sua autoestima. Comece descobrindo quem você é como indivíduo. Renove seus sonhos e encontre alegria novamente em sua vida. Você merece ser feliz e ter um relacionamento saudável e amoroso.

Texto de Power of Positivity, traduzido e adaptado por Thálitha Miranda para o Portal Raízes

__

Se você gostou do texto, curta, compartilhe com os amigos e não se esqueça de comentar, isso nos ajuda a continuar trazendo conteúdos incríveis para você. Siga-nos também no Instagram e Youtube.

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS





Portal Raízes
Humanismo, sociologia, psicologia, comportamento, saúdes: física, mental e emocional; meio ambiente, literatura, artes, filosofia. Nossos ideais estão na defesa dos direitos humanos, das mulheres, dos negros, dos índios, dos LGBTs... Combatemos com veemência o racismo, o machismo, a lgbtfobia, o abuso sexual e quaisquer tipos de opressão. As publicações do Portal Raízes são selecionadas com base no conhecimento empírico social e cientifico, e nos traços definidores da cultura e do comportamento psicossocial dos diferentes povos do mundo, especialmente os de língua portuguesa. Nossa missão é, acima de tudo, despertar o interesse e a reflexão sobre a fenomenologia social humana, bem como os seus conflitos interiores e exteriores. A marca Raízes Jornalismo Cultural foi fundada em maio de 2008 pelo jornalista Doracino Naves (17/01/1949 * 27/02/2017) e a romancista Clara Dawn.