Gerenciar rotinas diárias, lidar com emoções como medo e ansiedade e lidar com a incerteza pode afetar a todos de maneira diferente. De acordo com a National Alliance on Mental Illness (NAMI), é urgente a necessidade de prestar atenção à saúde mental e ao bem-estar emocional.

Se eu lhe pedisse para descrever como é uma pessoa deprimida, você provavelmente não imaginaria alguém como eu. Enquanto eu lutava contra a depressão , eu ainda aparecia para trabalhar todos os dias, cuidava da minha aparência e fazia meu cabelo e maquiagem todos os dias. Eu não me tranquei em meu apartamento com pratos empilhados na pia – você não teria ideia baseado apenas nas aparências.

Eu não tinha (ainda) experimentado aquela grande e sufocante forma de depressão que faz passar todos os dias uma tarefa hercúlea – mas também não me sentia eu mesma. Normalmente uma pessoa enérgica e social, eu me sentia apática em ver amigos e participar de eventos sociais que costumavam me excitar.

12 Sinais de que você precisa de ajuda para cuidar de sua saúde mental

Só porque eu ainda parecia estar funcionando bem, não significava que não havia algo acontecendo sob a superfície. Nem todas as doenças mentais aparecem nas formas dramáticas que imaginamos ou como retratadas na mídia. Viver com uma doença mental ainda mais leve ainda pode afetar seriamente sua qualidade de vida – e potencialmente se transformar em algo mais sério se não for detectado e tratado precocemente. Eu me defendi tanto com um terapeuta quanto com um psiquiatra, e aqui estão alguns dos sinais sutis de que você também deve cuidar de sua saúde mental.

1. Você não gosta das coisas que costumava

Se você é um corredor ávido e, de repente, a ideia de amarrar seus tênis não parece atraente, você deve prestar atenção se esse sentimento é persistente. O termo oficial para esse sentimento é anedonia, que significa uma incapacidade de sentir prazer em atividades normalmente consideradas agradáveis.

2. Você está dormindo o tempo todo

Se você está dormindo demais ou não o suficiente, as mudanças no sono podem ser um dos maiores sinais de que sua saúde mental está ruim – e pode se manifestar em dormir demais ou insônia. De qualquer forma, se o seu horário de sono for diferente do habitual, preste atenção.

3. Você não tem a energia que costumava ter

A fadiga é um dos principais sintomas da depressão , mas não se limita apenas a se sentir cansado. Inclui baixa energia, mas também uma incapacidade de se concentrar ou tomar decisões, causada por um desequilíbrio na dopamina ou serotonina.

4. Você está muito esquecido

Se você achar que sua memória não é o que costumava ser, pode ser um sinal de depressão. Um estudo de 2016 descobriu que a depressão está ligada a uma “capacidade de memória de trabalho reduzida” e a uma velocidade de processamento mais lenta. Embora isso possa ser assustador e frustrante, mas é um sinal bastante comum de depressão.

5. Outras pessoas estão percebendo

Nem sempre somos os observadores mais precisos de nós mesmos. Embora possamos identificar nossos próprios pensamentos, pode ser difícil identificar nossos comportamentos. Se a família e os amigos perceberem que você está agindo de forma diferente , considere o que eles disseram antes de ficar na defensiva e insistir que estão errados. Aqueles que o conhecem melhor muitas vezes podem ver o que você não pode ver por si mesmo.

6. Seu corpo todo dói como se reclamasse o tempo inteiro

Surpreendentemente, problemas de saúde mental às vezes podem se manifestar fisicamente. “Alguns sintomas físicos [de doença mental] podem incluir dores de cabeça, dores nas costas e no pescoço e problemas gastrointestinais”, disse Rachel O’Neill Ph.D., uma conselheira clínica profissional licenciada em Ohio e fornecedora do Talkspace. Ela acrescentou que “dor corporal crônica generalizada” também pode indicar problemas de saúde mental.

7. Você busca sempre se isolar de tudo e de todos

Quando sua saúde mental foi afetada, você pode se afastar de amigos, familiares e se isolar. Você tem medo de que eles não o entendam ou não o entendam, ou tem medo de mostrar seu verdadeiro eu. Mas, na realidade, conectar-se com alguém, manter conexões sociais , pode ajudá-lo a recuperar a sua vontade ser e estar no mundo.

8. Seu apetite mudou

Se você quer comer tudo à vista ou a ideia de comer te deixa doente, uma mudança no apetite é algo para prestar atenção. Se você está comendo demais, pode estar se automedicando ou fugindo da sua realidade atual com comida. A falta de apetite, por outro lado, pode ser causada por um aumento nos hormônios do estresse no cérebro.

9 – Você está se esforçando muito para conseguir focar no trabalho, para ser mãe, para ser companheira

Parece que você está no piloto automático. A disposição física e mental para cumprir as obrigações sociais, simplesmente desapareceram e você já acorda com a sensação de inutilidade de existir dentro da sua realidade como membro participativo da sociedade. Assim, tudo que você faz é só por obrigação. Quando há uma falta de sentido para tudo, significa que você realmente está com depressão e precisa muito da ajuda de um profissional da saúde mental.

10 – Você está abusando de substâncias

Usar substâncias como álcool ou drogas, para anestesiar o sofrimento psíquico, pode ser um sinal de problemas de saúde mental. O uso de substâncias também pode contribuir para a doença mental.

11 – Você tem se sentido culpado ou inútil

Pensamentos como ‘sou um fracasso’, ‘a culpa é minha’ ou ‘sou inútil’ são todos possíveis sinais de um distúrbio de saúde mental, como a depressão. Seu amigo ou ente querido pode precisar de ajuda se estiver criticando ou se culpando com frequência. Quando grave, uma pessoa pode expressar um sentimento de se machucar ou se matar. Esse sentimento pode significar que a pessoa é suicida e é necessária ajuda urgente.

12 – Seu comportamento e os sentimentos mudaram sem que você buscasse isso

Um transtorno de saúde mental pode começar como mudanças sutis nos sentimentos, pensamento e comportamento de uma pessoa. Mudanças contínuas e significativas podem ser um sinal de que eles têm ou estão desenvolvendo um distúrbio de saúde mental. Se algo não parece ‘muito certo’, é importante iniciar a conversa sobre como obter ajuda. Procurar aconselhamento de um profissional de saúde mental pode ser um primeiro passo eficaz. Em suma, qualquer mudança de comportamento – ou qualquer coisa que esteja fazendo você se sentir menos você mesmo – é um alerta para você ficar de olho em sua saúde mental.

Texto da escritora estadunidense, Theodora Blanchfield. Ela escreve principalmente sobre fitness e saúde mental e documenta sua própria jornada de saúde mental em seu blog, Preppy Runner. Ela também é professora de ioga certificada, treinadora de corrida e personal trainer.

RECOMENDAMOS






As publicações do Portal Raízes são selecionadas com base no conhecimento empírico social e cientifico, e nos traços definidores da cultura e do comportamento psicossocial dos diferentes povos do mundo, especialmente os de língua portuguesa. Nossa missão é, acima de tudo, despertar o interesse e a reflexão sobre a fenomenologia social humana, bem como os seus conflitos interiores e exteriores. A marca Raízes Jornalismo Cultural foi fundada em maio de 2008 pelo jornalista Doracino Naves (17/01/1949 * 27/02/2017) e a romancista Clara Dawn.