20 curiosidades que você não sabe do filme “Diário de uma paixão”

Portal Raízes

Numa clínica geriátrica, Duke, um dos internos que relativamente está bem, lê para uma interna (com um quadro mais grave) a história de Allie Hamilton (Rachel McAdams) e Noah Calhoun (Ryan Gosling), dois jovens enamorados que em 1940 se conheceram num parque de diversões. Eles foram separados pelos pais dela, que nunca aprovaram o namoro, pois Noah era um trabalhador braçal e oriundo de uma família sem recursos financeiros. Para evitar qualquer aproximação, os pais de Alie a mandam para longe. Por um ano Noah escreveu para Allie todos os dias mas não obteve resposta, pois a mãe (Joan Allen) dela interceptava as cartas de Noah para a filha.

Crendo que Allie não estava mais interessada nele, Noah escreveu uma carta de despedida e tentou se conformar. Alie esperava notícias de Noah, mas após 7 anos desistiu de esperar ao conhecer um charmoso oficial, Lon Hammond Jr. (James Marsden), que serviu na 2ª Grande Guerra (assim como Noah) e pertencia a uma família muito rica. Ele pede a mão de Allie, que aceita, mas o destino a faria se reencontrar com Noah. Como seu amor por ele ainda existia e era recíproco, ela precisa escolher entre o noivo e seu primeiro amor.

Conheça agora 20 CURIOSIDADES que você provavelmente não sabe sobre o filme:

1. Ryan Gosling era um ator desconhecido quando foi escolhido para o papel principal. O diretor Nick Cassavetes disse que escolheu Gosling porque ele não era bonito nem legal, mas “apenas um cara normal, que parece um pouco louco”. Ele disse que a história de amor foi mais realista porque Gosling não era bonito.

2. Gosling disse que se achava inadequado para o papel e que não se sentia um herói romântico.

3. Britney Spears fez o teste para interpretar Allie. Ryan Gosling comentou que ela fez um ótimo trabalho na audição. Reese Witherspoon e Jessica Biel também fizeram o teste para o papel.

4. Rachel McAdams surpreendeu Gosling e Cassavetes durante a audição. Ambos sentiram que ela entendeu o papel melhor do que qualquer outra atriz. McAdams revelou que chorou incontrolavelmente ao ler o roteiro pela primeira vez.

5. Ryan Gosling e Rachel McAdams não se deram muito bem durante as filmagens. Segundo Cassavetes, eles tiveram um bate-boca sério e, em determinado momento, Gosling pediu que McAdams fosse retirada do set e substituída por outra atriz.

6. Apesar disso, Gosling e McAdams ganharam o prêmio de Melhor Beijo no MTV Movie Awards de 2005 pelo filme. No final, Gosling e McAdams se apaixonaram e viveram um relacionamento de idas e vindas por três anos e meio, até 2009.

7. Gosling contou que, após o fim do namoro, uma fã de “Diário de uma Paixão” o abordou na rua e lhe deu uma bronca por ter rompido com McAdams.

8. McAdams e Gosling são canadenses e nasceram no mesmo hospital, o St Joseph’s Hospital in London, Ontário.

9. Primeiro, eles gravaram as partes finais do filme.

10. Para interpretar Noah e ganhar músculos, Gosling fez laboratório com um carpinteiro dois meses antes das filmagens. Foi Gosling que fez a mesa de jantar que aparece no filme.

11. O elenco fez uma pausa e Gosling perdeu 9 kg de músculos para se transformar no Noah mais jovem e gravar as cenas iniciais do filme.

12. A empresa produtora do filme quase não permitiu que a romântica cena dos pássaros acontecesse, pois argumentou que não havia treinadores de pássaros no ramo capazes de tornar a cena possível. No final, os cineastas compraram um bando de pássaros recém-nascidos e contrataram treinadores de animais para criá-los perto do lago, para que fossem perfeitamente treinados para o filme.

13. A famosa fala “O que você quer?”, de Noah, na verdade foi improvisada por Gosling.

14. Rachel McAdams está descalça na cena da chuva porque seus sapatos se desintegraram na água. Muitas peças de seu figurino eram originais da década de 1940 e se desmancharam.

15. A equipe de filmagem usou uma mangueira de incêndio durante a cena da chuva, e McAdams disse que havia tanta água que seus olhos doíam.

16. A atriz Gena Rowlands, que interpreta Allie Calhoun mais velha, é mãe do diretor Nick Cassavetes.

17. Ryan Gosling usou lentes de contato castanhas para que a cor de seus olhos ficasse igual à do ator James Garner, que interpreta o Noah mais velho. A cor natural dos olhos de Gosling é azul.

18. O filme é baseado no livro “The Notebook” (no Brasil, “Diário de uma Paixão”), primeiro romance publicado de Nicholas Sparks.

19. Sparks encontrou a inspiração para escrever o romance após conhecer os avós de sua esposa, casados há mais de 60 anos. Um dia após o casamento de Sparks e sua esposa, eles visitaram os avós dela. O autor disse: “Minha lembrança mais forte daquele dia é a maneira como eles tratavam um ao outro. A maneira como os olhos dele brilhavam ao olhar para ela, a maneira como ele segurava a mão dela, como levava chá para ela e cuidava dela.”

20. Sparks revelou que os avós de sua esposa deram-lhes um presente maravilhoso ao mostrar “em nosso primeiro dia de casamento, que o amor verdadeiro pode durar para sempre.”

Fonte: Sobre filme

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS


Portal Raízes
Portal Raízes Jornalismo Cultural

COMENTÁRIOS