Se você conhece alguém que é difícil e causa muitos conflitos em sua vida, você pode estar lidando com uma pessoa tóxica. Essas pessoas podem criar muito estresse e desconforto, dor emocional, ou mesmo física, para você e para os outros.

Uma pessoa tóxica muitas vezes tem uma imagem de si mesma, bastante distorcida da realidade, ela sempre coloca acima dos outros em suas mentes. Geralmente ela age com agressividade, ciúmes, possessividade, manipulação e desequilíbrio emocional, afim de influenciar negativamente as pessoas ao seu redor. Pelo que parece, a forma mais eficaz de lidar com esse tipo de pessoa, é não entrando no jogo dela, é não aceitar que ela dite as regras, é confrontar suas atitudes com decisão, amor próprio e honestidade.

Sinais de que você está convivendo com uma pessoa tóxica

Uma das características mais surpreendentes de uma pessoa tóxica é que ela não sente remorso por nenhum mal que já tenha causado. Ao mesmo tempo, elas nunca acreditam que têm um problema, nem por um segundo. Não se preocupe em trazer isso à tona em nenhuma circunstância, porque elas são desprovidas de autoconsciência e não possuem as ferramentas para ver que estão, de fato, doentes pela dor e pelo trauma que sofreram em suas vidas.

Uma pessoa tóxica é qualquer pessoa cujo comportamento traz negatividade e transtorno à vida de outras pessoas. Muitas vezes, as pessoas tóxicas estão lidando com seus próprios estresses e traumas. Para fazer isso, elas agem de maneiras que não os apresentam da melhor maneira e geralmente incomodam os outros ao longo do caminho.

A toxicidade nas pessoas não é considerada um doença mental. Mas pode haver problemas mentais subjacentes, como um transtorno de personalidade, do tipo narcísico e assim precisam de acompanhamento especializado.

Aqui estão alguns sinais de alerta a serem observados se você acha que está lidando com uma pessoa tóxica:

  • Você sente que está sendo manipulado para fazer algo que não quer
  • Você está constantemente confuso com o comportamento da pessoa
  • Você sente que merece um pedido de desculpas que nunca vem
  • Você sempre tem que se defender dessa pessoa
  • Você nunca se sente totalmente confortável perto da pessoa
  • Você continuamente se sente compelido a se desculpar para que a situação não fique mais desconfortável com a pessoa.

Se você experimentou esses sentimentos perto de alguém, essa pessoa pode ser tóxica. Se você tem essas emoções constantemente, por seu amor próprio e saúde emocional, você precisa mudar a forma de lidar com esse relacionamento ou interrompê-lo completamente.

Sinais que detectam uma pessoa tóxica e o que fazer para lidar com ela

Assim como há sinais de que você está perto de uma pessoa tóxica por causa de como ela lhe faz se sentir, há sinais vistos na própria pessoa que destacam sua toxicidade. Os sinais mais comuns incluem:

  1. Elas são inconsistentes: É comum no ser humano ter altos e baixos, bons e maus momentos. Mas uma pessoa tóxica quase nunca é consistente. Seu comportamento é errático. Elas não cumprem seus compromissos ou promessas. Você nunca sabe o que elas farão a seguir. Essa inconsistência é muito difícil quando você está tentando ajudar alguém. Elas podem ficar eufóricas com você em um minuto e descartar você no minuto seguinte.
  2. Elas sempre precisam de sua atenção: Já reparou que a pessoa sempre precisa de algo de você? Quer sejam telefonemas constantes, mensagens de texto ou aparecendo na sua porta. Elas sempre precisam de apoio emocional. E elas provavelmente não estão apoiando você em troca. Elas pegam tudo o que você tem, sem dar muito em troca. Elas têm um nível elevado de interesse próprio, uma necessidade de mostrar sua própria grandeza para receber afirmação. Isso pode estar associado ao transtorno de personalidade narcisista.
  3. Sempre fazem drama: Já notou como o drama parece seguir algumas pessoas? Provavelmente não é uma coincidência. Pessoas tóxicas prosperam em situações dramáticas. Elas inflamam emoções e criam conflitos. Elas adoram mexer a panela para ver o que acontece. As pessoas costumam ser tóxicas porque não estão interessadas em ser estáveis ​​e saudáveis ​​nos relacionamentos .
  4. Elas não respeitam seus limites: Outro sinal de uma pessoa tóxica é a falta de limites. Se você foi claro com alguém várias vezes sobre suas necessidades, e elas simplesmente não conseguem evitar desrespeitá-lo, elas são tóxicos. Relacionamentos saudáveis ​​são baseados na confiança e na capacidade de respeitar limites. Pessoas tóxicas não fazem isso, deliberadamente.
  5. Elas manipulam os outros: Você se sente aproveitado? Manipulado? Pessoas tóxicas adoram manipular todos ao seu redor para conseguir o que querem. Isso significa mentir, distorcer a verdade, exagerar ou omitir informações para que você tome uma determinada ação ou tenha uma certa opinião sobre elas. Elas farão o que for preciso, mesmo que isso signifique ferir as pessoas.
  6. Elas podem abusar de substâncias: Outro comportamento tóxico é o abuso de substâncias, como drogas e álcool. Esses comportamentos se tornam tóxicos quando a pessoa está continuamente prejudicando outras pessoas, sem falar em si mesma.

Lidando com Pessoas Tóxicas

Agora que você conhece os sinais de uma pessoa tóxica, tanto na maneira como se sente quanto na forma como ela age, talvez ainda não saiba o que fazer a respeito. Aqui estão algumas estratégias para tentar:

  1. Confronte-as: Assim que notar comportamentos tóxicos, confronte a pessoa. Confronte-a sobre quaisquer mentiras ou inconsistências. Diga a ela que você não aprecia como ela se comporta. Isso mostra a ela que você está prestando atenção – e está lhe dando uma chance de se explicar ou se desculpar.
  2. Defina limites mais rígidos: Se você precisa conviver com uma pessoa tóxica, tente estabelecer limites mais rígidos. Por exemplo, se alguém está abusando de substâncias e isso faz com que ela prejudique você ou outras pessoas, informe-a de que você não a verá a menos que esteja sóbria. Deixe claro que você não tolerará seu comportamento excessivamente dramático ou de espalhar boatos sobre as pessoas. Limite o tempo que você passa com ela até que ela possa mudar.
  3. Elimine-as da sua vida: Se as estratégias acima não funcionarem e causarem ainda mais dor, abuso ou desonestidade, é hora de deixar a pessoa tóxica ir embora. Às vezes não há nada a fazer, a não ser, se defender e seguir em frente.





As publicações do Portal Raízes são selecionadas com base no conhecimento empírico social e cientifico, e nos traços definidores da cultura e do comportamento psicossocial dos diferentes povos do mundo, especialmente os de língua portuguesa. Nossa missão é, acima de tudo, despertar o interesse e a reflexão sobre a fenomenologia social humana, bem como os seus conflitos interiores e exteriores. A marca Raízes Jornalismo Cultural foi fundada em maio de 2008 pelo jornalista Doracino Naves (17/01/1949 * 27/02/2017) e a romancista Clara Dawn.