A apresentadora Palmira Nery da Silva Onofre, a Vovó Palmirinha, morreu neste domingo (7), aos 91 anos. Ela ocupou por anos papel de destaque em vários programas femininos nas tardes da televisão e chegou a comandar uma atração própria, o TV Culinária. Segundo familiares postaram nas redes sociais, ela teve um agravamento de problemas renais crônicos.

“A família, consternada e inconsolável, comunica o falecimento de Palmira Nery da Silva Onofre, a Vovó Palmirinha, aos 91 anos, ocorrido hoje, 7 de maio, às 11h20 em decorrência de agravamento de problemas renais crônicos. Ela estava internada na Unidade Paulista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, desde o dia 11 de abril”, afirmou o post na conta oficial dela.

O velório acontecerá na segunda-feira (8), no Cemitério do Morumby, das 9h às 17h, e estará aberto ao público das 11h às 13h. O sepultamento será reservado apenas para amigos e familiares. Palmirinha deixa três filhos, seis netos e seis bisnetos.

Quem é a vovó Palmirinha

Palmirinha Onofre foi uma famosa apresentadora de programas de culinária. Sua primeira aparição na televisão ocorreu na década de 1990, no programa Silvia Poppovic, quando contou sua história de vida e como fazia doces e salgados para sustentar seus filhos. De 1993 a 1997, Palmirinha apresentou um quadro no programa Note e Anote, de Ana Maria Braga, na Record.

Ainda nos anos 1990, ela passou pelos programas Mulheres e Pra Você, na Gazeta, até ganhar seu próprio programa, o TV Culinária, que ficou no ar de 2000 a 2010. Palmirinha ganhou popularidade na web devido à sua irreverência e gafes em seu programa. Em 2012, ela foi contratada pela Fox Life para comandar o Programa da Palmirinha, que ficou no ar até 2015. Reveja a entrevista que ela concedeu ao Jô Soares:






As publicações do Portal Raízes são selecionadas com base no conhecimento empírico social e cientifico, e nos traços definidores da cultura e do comportamento psicossocial dos diferentes povos do mundo, especialmente os de língua portuguesa. Nossa missão é, acima de tudo, despertar o interesse e a reflexão sobre a fenomenologia social humana, bem como os seus conflitos interiores e exteriores. A marca Raízes Jornalismo Cultural foi fundada em maio de 2008 pelo jornalista Doracino Naves (17/01/1949 * 27/02/2017) e a romancista Clara Dawn.