Atualidades

Avó italiana de 104 anos venceu a gripe espanhola e a COVID-19

A italiana Ada Zanusso, de 104 anos, que já tinha sobrevivido à pandemia da gripe espanhola em 1918, tornou-se uma das pessoa mais velhas a se recuperar da Covid-19, infeção causada pelo novo coronavírus.

Ada sentiu os primeiros sintomas em 17 de março, 8 dias após o governo italiano impor o recolhimento, quando estava num lar de idosos em Biella, no norte de Itália. Ela teve febre, vômitos e dificuldade para respirar e foi imediatamente internada, dando posteriormente positivo ao Covid-19.

Giampiero, filho de Ada, disse ao The Sun: “Suspeitei que fosse coronavírus, devido ao número de casos no lar. Infelizmente eles tiveram por lá algumas mortes”.

A médica de Ada, Carla Furno Marchese, acrescentou: “Ela está de pé e consegue caminhar até à cadeira. Não perdeu a lucidez e inteligência. A sua recuperação foi uma grande alegria para nós e um sinal de esperança para todos os que sofrem nestes dias tão difíceis”, revelou.

Nascida em 1916, Ada viu também as duas guerras mundiais e sobreviveu à pandemia de gripe espanhola, que matou entre 40 a 50 milhões de pessoas em todo o mundo a partir de 1918.

Fontes: Tá Bonito, The sun

Portal Raízes

As publicações do Portal Raízes são selecionadas com base no conhecimento empírico social e cientifico, e nos traços definidores da cultura e do comportamento psicossocial dos diferentes povos do mundo, especialmente os de língua portuguesa. Nossa missão é, acima de tudo, despertar o interesse e a reflexão sobre a fenomenologia social humana, bem como os seus conflitos interiores e exteriores. A marca Raízes Jornalismo Cultural foi fundada em maio de 2008 pelo jornalista Doracino Naves (17/01/1949 * 27/02/2017) e a romancista Clara Dawn.

Recent Posts

Grupos antivacinas devem perder o direito de ter filhos – Com Leandro Karnal

O professor Leandro Karnal em  entrevista ao Poucas, falou sobre as negações de grupos de…

12 horas ago

Uma pessoa não prospera com um cérebro em ameaça constante: ela apenas sobrevive

Uma pessoa não prospera com um cérebro em ameaça constante. Ela apenas sobrevive. Se olharmos…

5 dias ago

Agosto Lilás: Em que Lugar do Mundo uma Mulher está Realmente Segura?

Em que Lugar do Mundo uma Mulher está Realmente Segura? A formulação dessa indagação carrega,…

6 dias ago

AGOSTO LILÁS: O autoextermínio entre as mulheres vítimas de violência doméstica

"Você sabia que os feminicídios e os suicídios representam 83% da causa de morte entre…

2 semanas ago

Tire o Tablet e o Celular do seu Filho e dê a ele um Instrumento Musical – Alvaro Bilbao

O neuropsicólogo espanhol Álvaro Bilbao, especialista em desenvolvimento cerebral infantil e autor do livro "O…

2 semanas ago

A conexão psicossomática e neurobiológica entreFibromialgia e Doença de Sjögren

Ainda que na Fibromialgia a dor não seja visível e “grite em silêncio”, isto não…

2 semanas ago