A aveia está entre os grãos mais saudáveis ​​da Terra. Eles são grãos integrais sem glúten e uma ótima fonte de importantes vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes.  Especialistas em nutrição, saúde e bem estar, recomendam o consumo de aveia todos os dias, especialmente no café da manha. E essa é uma boa notícia, porque tem muita coisa deliciosa que se pode fazer com aveia. Você pode apreciá-la quente no mingau, deixá-la de molho durante a noite e extrair o leite, pode comê-la crua com frutas, pode assá-la em barras ou muffins, ou até fazer bolos e tortas sem glutén.

O alto teor de fibra da farinha de aveia e as qualidades probióticas podem beneficiar seu corpo de várias maneiras. Tornar a farinha de aveia uma parte regular do seu cardápio pode reduzir potencialmente o risco de doenças, ajudar a melhorar a saúde intestinal, facilitar os movimentos intestinais e mantê-lo saciado por mais tempo.

Mas nós queremos saber por que exatamente os especialistas recomendam aveia como uma refeição diária?  Aqui está o que a ciência diz sobre consumir aveia todos os dias.

1 – Produz saciedade e energia

A aveia é uma ótima fonte de fibra, um carboidrato que o corpo não consegue digerir. Como a fibra retarda a digestão, você não sentirá tanta fome por um período mais longo, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças. Comer alimentos ricos em fibras ajuda a evitar picos e quedas nos níveis de açúcar no sangue, reduzindo a sensação de fome. Comer aveia no café da manhã, ou incorporada a diferentes alimentos como refeições e lanches, é uma ótima maneira de dar à refeição mais poder de permanência e ajudar a se sentir satisfeito por mais tempo. De acordo com o FoodData Central do USDA, 1 xícara de aveia cozida contém 4 gramas de fibra, o que representa 16% do valor diário recomendado.

2 – Reduz o colesterol

As fibras são boas para o estômago e para a nossa flora intestinal. Algumas fibras têm mais benefícios do que outras, como a beta-glucano, presente na aveia, que reduz o nível de colesterol no organismo.

3 – Previne a prisão de ventre e o câncer colorretal

Estudos realizados por 2 milhões de pessoas mostram que o consumo diário de aveia reduz o risco de câncer colorretal. A aveia contém um tipo especial de fibra solúvel chamada beta-glucana. O beta-glucano forma uma consistência semelhante a um gel no intestino e ajuda a manter as coisas em movimento no trato digestivo e a mantê-lo regular. Isso ajuda a aumentar o volume das fezes, facilitando a evacuação posterior. Além disso, combinar sua aveia com fontes de fibras insolúveis – como maçãs com casca fatiadas, nozes ou amoras – também pode ajudar a manter as coisas em movimento em seu trato digestivo e facilitar as coisas no banheiro mais tarde.

4 – Ajuda a perder peso

O Journal of the American College of Nutrition publicou uma pesquisa onde metade dos participantes comia aveia no café da manhã, enquanto a outra metade consumia diferentes tipos de cereais nessa refeição. Todos eles ingeriram 363 calorias no café da manhã, no entanto, aqueles que comeram aveia perderam mais peso do que os outros participantes.

5 – Dá energia

A aveia é rica em carboidratos e fornece energia valiosa para o seu corpo. Consuma o cereal ligeiramente moído, em vez de em farinha ou papas, de forma a ficar mais saciado. Isso acontece porque as enzimas dos dentes e do trato gastrointestinal funcionam um pouco mais para dissolver o grão. Para além disso, a aveia possui vitaminas B e E, que ajudam o nosso sistema imunitário!

 

6 – Previne doenças cardiovasculares

A aveia é rica em gorduras saudáveis ​​para as células do coração e do sistema circulatório. Estudos da Universidade de Harvard revelaram que as pessoas que comem aveia correm menos riscos de virem a ter doenças cardiovasculares. Para além disso, as mulheres que consomem 2 a 3 porções de aveia por dia têm menos 30% de hipóteses de morrer de ataque cardíaco ou de outras doenças de coração.

7 – Rica em proteína

A aveia supera todos os outros cereais em termos de equilíbrio de proteínas, ácidos graxos e aminoácidos. Uma porção deste alimento (cerca de 8 colheres de sopa), possui 15% da quantidade diária recomendada de proteína. Um cereal ideal para vegetarianos e veganos!

8 – Facilita a digestão

Como você já deve saber, a fibra é boa para a digestão. A dose diária recomendada de fibra é de 25-35 gramas por dia, e uma porção deste cereal contém 1/5 destes valores. As fibras ajudam no funcionamento dos intestinos e previnem a obstipação, para além de nos fazerem ficar “cheios” por mais tempo.

9 – Boa para a pele

A aveia já está presente em muitos produtos de cuidados da pele, e pode ajudar a melhorar condições inflamatórias. Os pesquisadores dizem que o alimento em questão também é bom para condições de pele como eczema e irritações.

 

10 – Contém muitos antioxidantes e a ajuda a transformar gordura em músculos

A aveia contém muito antioxidante, que é uma molécula capaz de inibir a oxidação de outras moléculas que causam o envelhecimento. As moléculas antioxidantes também podem diminuir inflamações e baixarem a pressão arterial. Além disso, a farinha de aveia é uma excelente escolha para fisiculturistas e entusiastas do fitness que procuram construir músculos. Embalado com carboidratos complexos, proteínas, vitaminas essenciais e minerais, a farinha de aveia fornece energia sustentada enquanto promove o crescimento e a reparação muscular. Mas para isto, é claro, é preciso estar inserido num projeto de vida de educação alimentar saudável, associada à pratica de atividades físicas.

OBSERVAÇÃO: Este artigo não tem intenção de fazer diagnóstico e tampouco prescrição de dieta. Consulte sempre um clínico geral e um nutricionistas. Cada corpo é UM corpo, e como tal, merece ser estudado, respeitado, amado, cuidado.






As publicações do Portal Raízes são selecionadas com base no conhecimento empírico social e cientifico, e nos traços definidores da cultura e do comportamento psicossocial dos diferentes povos do mundo, especialmente os de língua portuguesa. Nossa missão é, acima de tudo, despertar o interesse e a reflexão sobre a fenomenologia social humana, bem como os seus conflitos interiores e exteriores. A marca Raízes Jornalismo Cultural foi fundada em maio de 2008 pelo jornalista Doracino Naves (17/01/1949 * 27/02/2017) e a romancista Clara Dawn.