Chá de orégano contra retenção de líquidos, insônia e mais

Portal Raízes

Para quem está acostumado com o orégano apenas como tempero pode ficar surpreso ao ouvir falar de seu chá, mas saiba que ele também traz muitos benefícios medicinais. Você pode comprar desidratado, mas também pode comprar uma mudinha na floricultura e plantar num vaso para tê-lo sempre fresquinho. Aprenda como preparar e quais são os seus benefícios medicinais:

Benefícios do chá de orégano

Utilizado há milhares de anos para fins medicinais, o chá de orégano possui importantes propriedades nutricionais para nosso organismo:

  • Fortalece a imunidade;
  • Rico em vitaminas A e C e antioxidantes;
  • É rico em fibras;
  • Evita a retenção de líquido e desidratação;
  • Bom para o coração e controle da pressão arterial;
  • Auxilia no tratamento da insônia;
  • Possui ação antibacteriana e anti-inflamatória;
  • Contém cálcio, ferro, vitamina K e manganês;
  • Auxilia na digestão;
  • É grande aliado contra a gripe;

O chá de orégano contribui para o fortalecimento ósseo, elimina toxinas do corpo, combate a flatulência e a sensação de estufamento após refeições, auxilia no refluxo, faz bem pra pele, combate infecção urinária e ajuda a regular o ciclo menstrual. Os benefícios são inúmeros e só existem motivos para você acrescentar esse chá na sua rotina.

Como preparar

  1. Em 1 xícara de chá, coloque 1 colher (sopa) de folhas de orégano secas ou alguns raminhos;
  2. Adicione água fervente e abafe com uma tampa, por 5 minutos;
  3. Beba morno ou frio;
  4. Se preferir, pode adoçá-lo com açúcar ou mel.

É possível fazer combinações com limão, canela, erva-cidreira, hortelã, entre outros ingredientes. Pode-se ingerir o chá antes de dormir, pois ajuda a relaxar o corpo e contribui para um sono mais tranquilo.

__

Se você gostou do texto, curta, compartilhe com os amigos e não se esqueça de comentar, isso nos ajuda a continuar trazendo conteúdos incríveis para você. Siga-nos também no Instagram e Youtube.

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS





Portal Raízes
Humanismo, sociologia, psicologia, comportamento, saúdes: física, mental e emocional; meio ambiente, literatura, artes, filosofia. Nossos ideais estão na defesa dos direitos humanos, das mulheres, dos negros, dos índios, dos LGBTs... Combatemos com veemência o racismo, o machismo, a lgbtfobia, o abuso sexual e quaisquer tipos de opressão. As publicações do Portal Raízes são selecionadas com base no conhecimento empírico social e cientifico, e nos traços definidores da cultura e do comportamento psicossocial dos diferentes povos do mundo, especialmente os de língua portuguesa. Nossa missão é, acima de tudo, despertar o interesse e a reflexão sobre a fenomenologia social humana, bem como os seus conflitos interiores e exteriores. A marca Raízes Jornalismo Cultural foi fundada em maio de 2008 pelo jornalista Doracino Naves (17/01/1949 * 27/02/2017) e a romancista Clara Dawn.