Como se livrar educadamente de um amigo irritante? Eis a pergunta de um milhão de dólares. Sejamos realistas, às vezes, você pode ser a borboleta social mais amigável do mundo, mas ainda assim, você pode não se dar bem com todo mundo. Todos nós temos algumas amizades com pessoas que nos fazem ferver sangue, seja com pedantismo, negativismo, positivismo exagerado, vitimismo, cinismo, egoísmo ou narcisismo… a lista de ismo é grande.

Muitas dessas pessoas realmente não sabem que são irritantes, tóxicas, abusivas. E mais do que isso, as chances são grandes de que você também possa ser ou teria sido essa pessoa irritante para outra pessoa. Às vezes, livrar-se de uma pessoa irritante pode não ser tão fácil quanto um simples bloquear nas redes sociais. Afinal, se você tem que fazer aquela pessoa entender que ela está ultrapassando os limites, você tem que comunicar isso a ela.

Se você geralmente é uma pessoa gentil com um coração mole, livrar-se das pessoas pode ser angustiante porque você se preocupa com os sentimentos delas, mesmo que isso prejudique os seus próprios sentimentos.

Entretanto, chega uma hora que é preciso, por seu amor próprio e saúde mental, se afastar de amizades irritantes e aqui estão 9 maneiras de se livrar educadamente delas:

1 – Avise um amigo de resgate

Você não precisa passar por isso sozinho. Deixe seu bom amigo saber sobre isso e obter alguns conselhos. Seria muito melhor se seu amigo também conhecesse a mesma pessoa de quem você está tentando se livrar. Mas certifique-se de não contar a muitas pessoas, isso pode acabar arruinando sua reputação. Se o seu bom amigo pode agir como um intermediário para distraí-lo ou fazer companhia a você, você está seguro!

2 – Deixe seus compromissos claros

Há uma coisa que muitas pessoas respeitam – seus compromissos. Se você mostrar ao irritante que você não é uma alma ociosa, mas tem muita coisa acontecendo em sua vida agora, eles se distanciarão de você com o tempo. Tenha em mente que esta não é uma transformação rápida, levará tempo, mas do lado bom, as pessoas realmente começariam a valorizar mais seu tempo. No entanto, existem aqueles que não entendem limites mesmo sabendo que você tem seus compromissos. Esses são os irritantes.

3 – Não valide o comportamento irritante

Os irritantes podem ser bastante duros. Eles não apenas entendem sua comunicação, mas preferem ser irritantes e irritantes de qualquer maneira. Esse tipo de pessoa geralmente continuaria com seus comentários ofensivos e arrogantes, mas a melhor maneira de distanciá-los é omitir e não validar o comportamento irritante, ou seja, não dar corda. Sempre que eles disserem algo, tente agir como se você estivesse distraído em seus próprios pensamentos, mas você não está preocupado o suficiente para pedir que repitam. Quanto mais você valida (mesmo negativamente), mais motivos para eles falarem.

4 – Minimize o contato visual

A melhor solução de linguagem corporal é minimizar o contato visual. É como no mundo selvagem, onde fazer contato visual geralmente mostra chamar atenção desnecessária ou iniciar uma briga. A melhor maneira de evitar o incômodo é não fazer contato visual. De acordo com muitos estudos, aqueles que não fazem contato visual ao falar geralmente são considerados hostis. Uma vez que a pessoa que te incomoda percebe que você não está animado com sua linguagem corporal básica , ela lentamente se afasta de você.

5 – Não seja muito hospitaleiro

A hospitalidade é o aspecto mais precioso da bondade. Isso ajuda você a construir conexões e retratar sua personalidade de maneira positiva. Mas algumas pessoas usam sua bondade e hospitalidade para sua própria vantagem. Como exatamente? Eles tentariam ser seu melhor amigo e iniciariam conversas, mas seria uma comunicação unilateral e, eventualmente, essa amizade não terminaria bem. Então, melhor prevenir do que remediar, corte-o da raiz. Limite sua hospitalidade sincera quando sentir que uma pessoa em particular está lhe dando nos nervos.

6 – Pratique o ‘antes o outro aborrecido do que eu’

Talvez este seja o mais importante dos tópicos deste artigo. Pois praticar o ‘antes o outro aborrecido do que eu’, pode até parecer egoísmo, mas na verdade é amor próprio. Afinal de contas por que o bem estar do outro é mais importante do que o seu, conquanto a única pessoa que passará toda a vida do seu lado é você mesmo?

7 – Reduza as conversas virtuais

Ao contrário de antigamente, os smartphones e a tecnologia estão dominando nosso estilo de vida e relacionamentos. Às vezes estamos muito comprometidos com nossas carreiras e objetivos, raramente nos conectamos com velhos amigos. No entanto, embora raramente nos encontremos pessoalmente, ainda tínhamos longas conversas com eles no WhatsApp. Nesses momentos, podemos encontrar um velho amigo que acaba sendo nosso pior pesadelo irritante. Essas pessoas são inevitáveis, mas se você reduzir o bate-papo e responder sem esperar uma resposta, a conexão pode diminuir com o tempo.

8 – Ignorar! Ignorar

O melhor e mais importante conselho sobre como se livrar de uma pessoa irritante é Ignorar. Especialmente se este é o tipo de pessoa com quem você raramente fala, mas eles simplesmente não se dão bem ou sua mera personalidade dá nos nervos. Seria muito difícil, dado o fato de que você não pode ir até eles e dizer isso na cara. Cada palavra que eles dizem pode irritá-lo, então finja não dar atenção e simplesmente esqueça. Com tempo e maturidade, você descobriria que ignorar é a melhor solução, afinal.

9 – Seja direto

Ser honesto é a última opção que certamente feriria seus sentimentos, mas se você tentou todas as opções acima e não teve escolha, deve fazer esse movimento. Se não for um amigo muito próximo, não seria difícil. Você pode dizer em voz alta e esquecer no minuto seguinte, mas digamos que é um amigo muito próximo ou um velho amigo, você deve comunicar isso muito educadamente. Algumas pessoas podem considerar isso uma ofensa, então certifique-se de dizer isso em particular e não enquanto estiver à beira da raiva.

Conclusão

Respeitar os limites é importante e alguns podem não perceber isso. Não podemos culpá-los apenas, às vezes eles estão procurando atenção e você pode estar dando a eles. Entenda que eles também são humanos assim como você e tente ser educado o máximo possível, a menos que você não tenha escolha.

Da redação de Portal Raízes

RECOMENDAMOS






As publicações do Portal Raízes são selecionadas com base no conhecimento empírico social e cientifico, e nos traços definidores da cultura e do comportamento psicossocial dos diferentes povos do mundo, especialmente os de língua portuguesa. Nossa missão é, acima de tudo, despertar o interesse e a reflexão sobre a fenomenologia social humana, bem como os seus conflitos interiores e exteriores. A marca Raízes Jornalismo Cultural foi fundada em maio de 2008 pelo jornalista Doracino Naves (17/01/1949 * 27/02/2017) e a romancista Clara Dawn.