“Toda criança é feliz, todo adulto é triste e solitário” – por Clarice Lispector

Portal Raízes

“Eu nunca assumi ser escritora profissional. Eu só escrevo quando eu quero. Eu sou uma amadora e faço questão de continuar sendo amadora. Profissional é aquele que tem uma obrigação consigo mesmo de escrever ou em relação o outro. Eu faço questão de não ser uma profissional para manter a minha liberdade.
Eu tenho períodos de produzir intensamente e tenho períodos de hiatos em que a vida fica intolerável.

Esses hiatos podem ser longos ou curtos. Eu vegeto, nesses períodos, ou então para me salvar, eu me lanço numa coisa nova. Agora, por exemplo, eu terminei a novela e estou meio oca, então estou escrevendo um livro para crianças. Quando eu me comunico com criança é fácil porque sou muito maternal. Quando eu me comunico com adulto, na verdade estou me comunicando com o mais secreto de mim mesma, aí é difícil. O Adulto é triste e solitário, mas a criança tem a fantasia. Ela solta e feliz”.

TEXTO DEClarice Lispector
FONTERaízes no Youtube
COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS



COMENTÁRIOS





Portal Raízes
Humanismo, sociologia, psicologia, comportamento, saúdes: física, mental e emocional; meio ambiente, literatura, artes, filosofia. Nossos ideais estão na defesa dos direitos humanos, das mulheres, dos negros, dos índios, dos LGBTs... Combatemos com veemência o racismo, o machismo, a lgbtfobia, o abuso sexual e quaisquer tipos de opressão.As publicações do Portal Raízes são selecionadas com base no conhecimento empírico social e cientifico, e nos traços definidores da cultura e do comportamento psicossocial dos diferentes povos do mundo, especialmente os de língua portuguesa. Nossa missão é, acima de tudo, despertar o interesse e a reflexão sobre a fenomenologia social humana, bem como os seus conflitos interiores e exteriores.A marca Raízes Jornalismo Cultural foi fundada em maio de 2008 pelo jornalista Doracino Naves (17/01/1949 * 27/02/2017) e a romancista Clara Dawn.