Deixe ir as pessoas que não estão prontas para lhe amar. Essa é a coisa mais difícil que você terá que fazer na sua vida e também será a coisa mais importante. Pare de ter conversas difíceis com pessoas que não querem mudar. Pare de aparecer para as pessoas que não têm interesse na sua presença.

Eu sei que o seu instinto é fazer de tudo para ganhar o apreço dos que o rodeiam, mas é um impulso que rouba o seu tempo, energia, saúde mental e física. Quando você começa a lutar por uma vida com alegria, interesse e compromisso, nem todo mundo estará pronto para seguir você até aquele lugar.

Isso não significa que você precisa mudar o que você é, significa que você deve deixar as pessoas que não estão prontas para acompanhar você. Se você é excluído, insultado, esquecido ou ignorado pelas pessoas a quem ofereces o teu tempo, não te fazes um favor ao continuares a oferecer-lhes a tua energia e a tua vida.

A verdade é que você não é para todo mundo e nem todo mundo é para você.
Isso é o que torna tão especial quando encontra pessoas com quem tem amizade ou amor correspondido. Você saberá o quão precioso é porque você experimentou o que não é.
Há bilhões de pessoas neste planeta e muitas delas você vai encontrá-las ao seu nível de interesse e compromisso.

Talvez se você parar de aparecer, não seja procurado. Talvez se você parar de tentar, a relação termine. Talvez se você parar de enviar mensagens, seu telefone permanecerá escuro por semanas. Isso não significa que você arruinou a relação, significa que a única coisa que a sustentava era a energia que só você dava para mantê-la.

Isso não é amor, é apego. É dar uma chance pra quem não merece. Você merece muito mais.  A coisa mais valiosa que você tem na sua vida é o seu tempo e energia, pois ambos são limitados. Às pessoas e coisas que você der seu tempo e energia, definirá sua existência. Quando você percebe isso começa a entender porque você está tão ansioso quando passa tempo com pessoas, atividades ou espaços que não lhe convêm e não devem estar perto de você.

Você começará a perceber que a coisa mais importante que você pode fazer por si mesmo e por todos os que o rodeiam, é proteger sua energia mais ferozmente do que qualquer outra coisa. Faça da sua vida um abrigo seguro, no qual apenas pessoas “compatíveis” são permitidas com você.

Você não é responsável por salvar ninguém. Você não é responsável por convencê-los a melhorar. Não é seu trabalho existir para ajudar outras pessoas e dar a elas a sua vida. Você merece amizades verdadeiras, compromissos verdadeiros e um amor completo com pessoas saudáveis e prósperas. A decisão de se distanciar de pessoas nocivas, lhe dará o amor, a estima, a felicidade e a proteção que você merece.

(Texto da escritora Brianna Wiest, atribuído erroneamente, em várias fontes na internet, ao ator Anthony Hopkins)

RECOMENDAMOS






As publicações do Portal Raízes são selecionadas com base no conhecimento empírico social e cientifico, e nos traços definidores da cultura e do comportamento psicossocial dos diferentes povos do mundo, especialmente os de língua portuguesa. Nossa missão é, acima de tudo, despertar o interesse e a reflexão sobre a fenomenologia social humana, bem como os seus conflitos interiores e exteriores. A marca Raízes Jornalismo Cultural foi fundada em maio de 2008 pelo jornalista Doracino Naves (17/01/1949 * 27/02/2017) e a romancista Clara Dawn.