Docinha e poderosa: conheça os oito benefícios da uva-passa

Portal Raízes

Fonte: iBahia

Você pode se arrepender de retirar a uva-passa das comidas durante o natal! Essas frutinhas secas são tão nutritivas que deveriam ser aproveitadas durante o ano todo. Pequenas, docinhas e poderosas, elas apresentam benefícios incríveis para a nosso organismo.

Elas são ricas em fibras, vitaminas e minerais. Uma pequena porção da fruta pode ajudar a regular o intestino, fortalecer o sistema imunológico e, inclusive, aumentar o apetite sexual. Segundo a nutricionista Carolina Xavier, da Taeq, esse alimento é saudável e versátil, podendo ser aproveitado em diversos momentos da nossa alimentação.

Confira oito razões que explicam por que você deve incluir as uvas-passas mais vezes em sua alimentação.

1 – Regula o intestino:

As fibras alimentares presentes nas pequenas uvas passas são responsáveis por facilitarem o trânsito intestinal, prevenirem a constipação e a prisão de ventre. Essas substâncias também são essenciais para proporcionar saciedade e favorecer a perda de peso gradual e saudável.

2 – Possui efeito energético:

Fonte de frutose e glicose, esses açúcares são importantes para dar mais disposição nas atividades diárias, como nos estudos, trabalho e atividades físicas regulares.

3 – Fortalece dentes e ossos:

Rica em minerais (cálcio, boro e ferro), as uvas-passas ajudam a manter a saúde óssea e muscular em dia, prevenindo a osteoporose com o avanço da idade e, durante a fase de crescimento das crianças, esses minerais são essenciais para ajudar no desenvolvimento saudável do corpo.

4 – Protege contra doenças cardiovasculares:

Carolina Xavier destaca a presença do potássio no alimento: “Essa substância controla o sódio no organismo evitando assim a elevação da pressão arterial”.

5 – Previne o câncer:

As uvas-passas são boas fontes de polifenóis, agentes antioxidantes que evitam o desenvolvimento das células cancerígenas causadoras do câncer de cólon, mama, próstata e outros.

6 – Aumenta a libido:

Para dar uma boa apimentada na relação, essa fruta seca, por conter arginina (aminoácido) em sua composição, ajuda a estimular o apetite sexual tanto para os homens como para as mulheres.

7 – Previne a anemia:

Esse distúrbio é caracterizado, principalmente, pela deficiência do ferro. Assim, as uvas passas fornecem bons níveis desse mineral ajudando a prevenir a anemia. Para potencializar a ação do mineral, a fruta pode ser combinada com outros alimentos fontes de vitamina C, como laranja, limão, abacaxi, etc.

8 – Fortalece o sistema imunológico:

Para impedir o desenvolvimento de gripes, resfriados e outras infecções no organismo, a uva-passa também pode contribuir, já que contém bons níveis de vitamina C em sua composição.

Fonte: iBahia

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS



COMENTÁRIOS





Portal Raízes
Humanismo, sociologia, psicologia, comportamento, saúdes: física, mental e emocional; meio ambiente, literatura, artes, filosofia. Nossos ideais estão na defesa dos direitos humanos, das mulheres, dos negros, dos índios, dos LGBTs... Combatemos com veemência o racismo, o machismo, a lgbtfobia, o abuso sexual e quaisquer tipos de opressão.As publicações do Portal Raízes são selecionadas com base no conhecimento empírico social e cientifico, e nos traços definidores da cultura e do comportamento psicossocial dos diferentes povos do mundo, especialmente os de língua portuguesa. Nossa missão é, acima de tudo, despertar o interesse e a reflexão sobre a fenomenologia social humana, bem como os seus conflitos interiores e exteriores.A marca Raízes Jornalismo Cultural foi fundada em maio de 2008 pelo jornalista Doracino Naves (17/01/1949 * 27/02/2017) e a romancista Clara Dawn.