Quanto menos você dorme, mais o seu cérebro envelhece e fica demente, diz estudo

Portal Raízes

Desde o uso excessivo de celular até tarde, a insônia induzida pelo estresse, recém-nascidos inquietos… sim, não estamos dormindo direito e a ciência diz que, por isso, nosso cérebro está envelhecendo rapidamente. Em suma, compreende-se que não dar ao cérebro o descanso suficiente pode ter sérios efeitos secundários em nossas saúdes física e mental.

Além de ser fundamental para manter o bem-estar do organismo e garantir o bom desempenho da função cardíaca, o sono ajuda o cérebro a se organizar, segundo um novo estudo publicado na revista científica “Nature Communications”. Durante esse período de descanso o cérebro se reorganiza e se adapta às novas experiências — o que pode ter impacto sobre a memória e aprendizagem.

Se você dorme mal o seu cérebro envelhece rápido e pode caminhar para à demência

No que está sendo chamado de o maior estudo de sono do mundo, uma equipe de neurocientistas do Instituto Cérebro e Mente da Western University contou com a ajuda de mais de 40.000 pessoas de todo o mundo para participar de uma investigação científica online composta por questionários detalhados e uma série de atividades de desempenho cognitivo.

“Nós realmente queríamos capturar os hábitos de sono das pessoas em todo o mundo. Obviamente, tem havido muitos estudos menores sobre o sono de pessoas em laboratórios, mas nós queríamos descobrir como é o sono no mundo real ”, diz Adrian Owen, pesquisador da Western em neurociência cognitiva e imagem.

Os participantes forneceram informações detalhadas sobre suas vidas que podem ter contribuído para alguns dos resultados, incluindo quais medicamentos eles estavam, quantos anos eles tinham, onde moravam e que tipo de educação haviam recebido.

Aproximadamente metade de todos os participantes relataram dormir menos de 6,3 horas por noite, em média, cerca de uma hora a menos do que a quantidade recomendada pelo estudo.

Nossos cérebros são órgãos incríveis e fascinantes, têm a capacidade de mudar e se adaptar com base em nossas experiências. Está cada vez mais claro que o sono desempenha um papel importante nessas mudanças adaptativas e nosso estudo mostra que uma grande proporção dessas mudanças pode ocorrer durante o sono.

Vamos todos morrer com demência?

Segundo o estudo, a descoberta pode ajudar a promover o desenvolvimento de técnicas mais eficazes para lidar com problemas mentais graves, como a demência.

Em um futuro próximo, as técnicas que permitem a estimulação cerebral, como a estimulação magnética transcraniana (TMS), poderão ser utilizadas para estimular dendritos com a mesma faixa de frequência que os fusos. Isso pode levar a melhorar as funções cognitivas em pacientes com transtornos de aprendizagem e memória, como a demência — diz a pesquisadora.

Estudos anteriores já tinham relacionado características do sono com a possível ocorrência de demência. Uma pesquisa da Universidade de Nova York (NYU) indicou que pessoas idosas que têm apneia do sono, comumente marcada por ronco pesado, tendem a apresentar o início de um declínio cognitivo cerca de 10 anos antes do que aquelas sem o problema.

8 dicas para melhorar a qualidade do seu sono

Você também demora para dormir, acorda diversas vezes durante a noite ou simplesmente levanta cansado pela manhã? Se esse for seu caso, existem soluções. Mas antes é preciso entender o problema.

Então comece respondendo essas perguntas simples sobre seus padrões de sono:

• Você acorda se sentindo cansado ao invés de estar energizado?
• Você costuma acordar com a sensação de que poderia dormir por horas a mais?
• Você acha que não tem energia suficiente para passar o dia sem açúcar, cafeína ou outros estimulantes?
• Você precisa de café ou alguma outra forma de cafeína para acordar?
• Você precisa de café ou alguma outra forma de cafeína para ficar atento durante todo o dia?
• Você daria tudo para tirar longos cochilos durante o dia?
• Você se sente “ligado” ao invés de naturalmente cansado à noite, quando é hora de dormir?
• Você depende de medicamentos para dormir?
• Você deita na cama desejando cair no sono mais rápido?
• Você acorda com frequência ao longo da noite?

Se você respondeu “sim” a pelo menos uma pergunta, provavelmente está precisando melhorar seu sono. E se você teve várias respostas afirmativas, um aumento na qualidade do sono pode melhorar significativamente a sua saúde.

Como melhorar o sono e descansar incrivelmente bem todas as noites:

1. Diminua a temperatura. A temperatura ideal é de 20 graus para baixo. Nós dormimos melhor em uma cama quente dentro de um quarto frio.

2. Confira a qualidade do seu colchão. Certifique-se de que ele está firme e realmente confortável. Se o colchão tem mais de 10 anos de idade, pode estar na hora de comprar um novo.

3. Tome um banho morno. Um banho morno eleva a temperatura do corpo, o que significa que quando você sai do banho, o corpo esfria rapidamente. Essa temperatura corporal reduzida facilita o sono.

4. Desligue os seus sentidos. Verifique se o seu quarto está escuro e silencioso. Até mesmo os pequenos vazamentos de luz e leves ruídos podem impedir você de dormir de forma contínua e profunda. Se achar necessário, compre tampões de ouvido. Eles podem ser extremamente em viagens, por exemplo.

5. Crie um ritual para dormir. Criando um ritual para dormir, você ganha tempo para fazer a transição de outras atividades para o sono. Afinal, você não pode ficar extremamente agitado durante o dia inteiro e, em seguida, tentar dormir. Por isso, procure encontrar o seu próprio jeito de relaxar aos poucos até a hora de deitar.

6. Afaste os campos eletromagnéticos. Os campos electromagnéticos são emitidos por aparelhos eletrônicos, incluindo um relógio digital, Smartphone, computador ou TV. Algumas pesquisas sugerem que esses campos podem interromper a produção de serotonina e melatonina, essenciais para uma boa noite de sono e para o bom humor. Outros estudos indicam que os campos eletromagnéticos podem interromper a glândula pineal, que ajuda a regular o sono e vigília com base nas respostas à luz e ao escuro.

7. Experimente suplementos naturais. Algumas substâncias naturais, como a melatonina e o magnésio, podem ajudar no relaxamento do corpo e do cérebro. Consulte o seu médico para descobrir qual suplemento pode ser bom para você.

8. Se você não conseguir pegar no sono ou permanecer dormindo, levante da cama. Se em torno de 45 minutos você não adormecer, levante e faça uma atividade relaxante que não envolva nenhuma tela. Experimente ler ou ouvir música, por exemplo. Após cerca de 60 minutos, deite novamente. É importante que você não associe sua cama com o ato de ficar acordado. Em vez disso, procure criar uma forte associação entre a cama e o sono.

O problema não é exclusividade dos adultos: existem cada vez mais adolescentes – e até mesmo crianças – que sofrem com insônia ou sono de baixa qualidade. Se você está se sentindo velho – falta de energia; desatenção; talvez até mesmo uma perda de otimismo ou alegria – pode ser que não esteja dormindo bem o suficiente. Se cuide.

Fontes pesquisadas: Independent; Science Daily; Awebic – Tradução e livre adaptação Portal Raízes.

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS



COMENTÁRIOS





Portal Raízes
Humanismo, sociologia, psicologia, comportamento, saúdes: física, mental e emocional; meio ambiente, literatura, artes, filosofia. Nossos ideais estão na defesa dos direitos humanos, das mulheres, dos negros, dos índios, dos LGBTs... Combatemos com veemência o racismo, o machismo, a lgbtfobia, o abuso sexual e quaisquer tipos de opressão.As publicações do Portal Raízes são selecionadas com base no conhecimento empírico social e cientifico, e nos traços definidores da cultura e do comportamento psicossocial dos diferentes povos do mundo, especialmente os de língua portuguesa. Nossa missão é, acima de tudo, despertar o interesse e a reflexão sobre a fenomenologia social humana, bem como os seus conflitos interiores e exteriores.A marca Raízes Jornalismo Cultural foi fundada em maio de 2008 pelo jornalista Doracino Naves (17/01/1949 * 27/02/2017) e a romancista Clara Dawn.