Há um ditado popular que foi refeito na pós-modernidade que diz que antes só do que mal apaixonada. Isso, porque encontrar um parceiro que tenha a maturidade emocional como uma de suas principais virtudes, pode ser incrivelmente difícil. Mesmo assim, você entra em um relacionamento com o coração aberto e acaba por descobrir que a pessoa desejada não tem o que é essencial para manter um relacionamento saudável: maturidade emocional.

E é aí que você caí na armadilha mental de acreditar que você atraia pessoas não boas para se relacionar afetivamente. Então é hora de dar uma pausa na busca por relacionamento amoroso com outra pessoa e começar a se conectar consigo mesma, com as coisas que realmente te importa, que te deixa feliz ao mesmo tempo em que te deixa livre para vivenciar todas as suas habilidades e sonhos.  Que tal fazer uma lista dos sinais que devem te dizer se uma pessoa é emocionalmente madura o suficiente para um relacionamento saudável e duradouro?

15 sinais de que uma pessoa tem maturidade e inteligência emocional

A inteligência emocional é o “algo” em cada um de nós que é um pouco intangível. Afeta como gerenciamos o comportamento, navegamos pelas complexidades sociais e tomamos decisões pessoais para alcançar resultados positivos.

O escritor Travis Bradberry (capa), especialista de renome mundial em inteligência emocional, sintetiza em 15, os sinais de que uma pessoa tem maturidade e inteligência emocional. E até que você os veja em alguém que te atrai, é melhor ficar solteira. Confira:

1. Não se sente desconfortável em falar como se sente

Todas as pessoas experimentam emoções, mas apenas alguns poucos conseguem identificá-las com precisão à medida que ocorrem. Nossa pesquisa mostra que apenas 36% das pessoas conseguem fazer isso, o que é problemático porque as emoções não rotuladas costumam ser mal compreendidas, o que leva a escolhas irracionais e ações contraproducentes.

Pessoas com alta inteligência emocional dominam suas emoções porque as entendem e usam um extenso vocabulário de sentimentos para fazer isso. Embora muitas pessoas possam se descrever simplesmente como se sentindo “mal”, pessoas emocionalmente inteligentes podem identificar se se sentem “irritáveis”, “frustradas”, “oprimidas” ou “ansiosas”. Quanto mais específica for sua escolha de palavras, melhor percepção você terá sobre exatamente como está se sentindo, o que o causou e o que deve fazer a respeito.

2. Tem empatia e demonstra interesse pelas pessoas

Não importa se são introvertidas ou extrovertidas, as pessoas emocionalmente inteligentes são curiosas sobre todos ao seu redor. Essa curiosidade é produto da empatia, um dos portais mais significativos para um . Quanto mais você se importa com as outras pessoas e com o que elas estão passando, mais curiosidade você terá sobre elas.

3. Conhece e admite seus pontos fortes e fracos

As pessoas emocionalmente inteligentes não apenas entendem as emoções; eles sabem no que são bons e no que são péssimos. Eles também sabem quem aperta seus botões e os ambientes (situações e pessoas) que os permitem ter sucesso. Ter um QE alto significa que você conhece seus pontos fortes e sabe como aproveitá-los e usá-los ao máximo, evitando que suas fraquezas o impeçam.

4. É justo ao analisar alguém

Grande parte da inteligência emocional se resume à consciência social; a capacidade de ler outras pessoas, saber o que elas estão fazendo e entender o que estão passando. Com o tempo, essa habilidade o torna um juiz excepcional de caráter. As pessoas não são nenhum mistério para você. Você sabe do que se trata e entende suas motivações, mesmo aquelas que estão escondidas sob a superfície.

5. Não se ofende com facilidade

Se a pessoa tem uma compreensão firme de quem ela é, dificilmente se ofenderá com uma opinião mal avaliada que outras pessoas formam dela. Pessoas emocionalmente inteligentes são autoconfiantes e de mente aberta, o que cria uma pele bastante grossa. Você pode até zombar de si mesmo ou deixar que outras pessoas façam piadas sobre você porque é capaz de traçar mentalmente a linha entre o humor e a degradação.

6. Não se prende aos erros do passado, segue em frente

Pessoas emocionalmente inteligentes se distanciam de seus erros, mas o fazem sem esquecê-los. Mantendo seus erros a uma distância segura, mas ainda acessível o suficiente para se referir, eles são capazes de se adaptar e ajustar para o sucesso futuro. É preciso uma autoconsciência refinada para andar nessa corda bamba entre habitar e lembrar. Pensar demais em seus erros o deixa ansioso e tímido, enquanto esquecê-los completamente o torna propenso a repeti-los. A chave para o equilíbrio está na sua capacidade de transformar falhas em pepitas de melhoria. Isso cria a tendência de se levantar toda vez que você cai.

7. Não guarda rancor

As emoções negativas que surgem ao guardar rancor são, na verdade, uma resposta ao estresse. Só de pensar no evento, seu corpo entra no modo lutar ou fugir, um mecanismo de sobrevivência que o força a se levantar e lutar ou correr para as colinas quando confrontado com uma ameaça. Quando a ameaça é iminente, essa reação é essencial para sua sobrevivência, mas quando a ameaça é história antiga, segurar esse estresse causa estragos em seu corpo e pode ter consequências devastadoras para a saúde ao longo do tempo. Na verdade, pesquisadores da Emory University mostraram que segurar o estresse contribui para a pressão alta e doenças cardíacas. Guardar rancor significa que você está segurando o estresse, e as pessoas emocionalmente inteligentes sabem que devem evitar isso a todo custo. Abandonar um rancor não apenas faz você se sentir melhor agora, mas também pode melhorar sua saúde.

8. Neutraliza pessoas tóxicas

Lidar com pessoas difíceis é frustrante e cansativo para a maioria. Indivíduos com alta inteligência emocional controlam suas interações com pessoas tóxicas mantendo seus sentimentos sob controle. Quando precisam enfrentar uma pessoa tóxica, abordam a situação de forma racional. Eles identificam suas próprias emoções e não permitem que a raiva ou a frustração alimentem o caos. Eles também consideram o ponto de vista da pessoa difícil e são capazes de encontrar soluções e pontos em comum. Mesmo quando as coisas descarrilam completamente, as pessoas emocionalmente inteligentes são capazes de levar a pessoa tóxica com um grão de sal para evitar que ela a derrube.

9. Não busca a perfeição

Pessoas emocionalmente inteligentes não estabelecem a perfeição como meta porque sabem que ela não existe. Os seres humanos, por nossa própria natureza, são falíveis. Quando a perfeição é seu objetivo, você sempre fica com uma sensação incômoda de fracasso que o faz querer desistir ou reduzir seu esforço. Você acaba gastando seu tempo lamentando o que não conseguiu e o que deveria ter feito diferente, em vez de seguir em frente, empolgado com o que conquistou e com o que realizará no futuro.

10. Consegue se desconectar facilmente do mundo exterior para priorizar o momento

Tirar um tempo de qualidade para vivenciar um momento especial junto de quem se ama ou até mesmo sozinho, é um forte sinal de inteligência e maturidade emocional. Quando você se disponibiliza para o seu trabalho 24 horas por dia, 7 dias por semana, você se expõe a uma enxurrada constante de estressores. Forçar-se offline e até mesmo – gole! — desligar o telefone dá um descanso ao corpo e à mente. Estudos têm mostrado que algo tão simples como uma quebra de e-mail pode diminuir os níveis de estresse. A tecnologia permite a comunicação constante e a expectativa de que você esteja disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana. É extremamente difícil desfrutar de um momento sem estresse fora do trabalho quando um e-mail que mudará sua linha de pensamento e fará você pensar (leia-se: estressado) sobre o trabalho pode cair em seu telefone a qualquer momento.

11. Limita a ingestão de cafeína

Beber quantidades excessivas de cafeína desencadeia a liberação de adrenalina, e a adrenalina é a fonte da resposta de luta ou fuga. O mecanismo de luta ou fuga evita o pensamento racional em favor de uma resposta mais rápida para garantir a sobrevivência. Isso é ótimo quando um urso está perseguindo você, mas não tão bom quando você está respondendo a um breve e-mail. Quando a cafeína coloca seu cérebro e corpo nesse estado de estresse hiperexcitado, suas emoções superam seu comportamento. A longa meia-vida da cafeína garante que você permaneça assim, pois leva um bom tempo saindo do seu corpo. Indivíduos com alta inteligência e maturidade emocional sabem que a cafeína é um problema e não permitem que ela os vença.

12. Valoriza muito a qualidade do sono

É difícil exagerar a importância do sono para aumentar sua inteligência emocional e controlar seus níveis de estresse. Quando você dorme, seu cérebro literalmente recarrega, embaralhando as memórias do dia e armazenando-as ou descartando-as (o que causa sonhos) para que você acorde alerta e lúcido. Indivíduos com alta inteligência emocional sabem que seu autocontrole, atenção e memória são reduzidos quando não dormem o suficiente – ou o tipo certo – de sono. Então, eles fazem do sono uma prioridade.

13. Interrompe diálogos interiores negativos

Quanto mais você rumina sobre pensamentos negativos, mais poder você dá a eles. A maioria dos nossos pensamentos negativos são apenas isso – pensamentos, não fatos. Quando parece que algo sempre ou nunca acontece, essa é apenas a tendência natural do seu cérebro de perceber ameaças (aumentando a frequência ou a gravidade de um evento). Pessoas emocionalmente inteligentes separam seus pensamentos dos fatos para escapar do ciclo de negatividade e se mover em direção a uma nova perspectiva positiva.

14. Não permite que alguém tente limitar a sua alegria

Quando sua sensação de prazer e satisfação deriva da opinião de outras pessoas, você não é mais o senhor de sua própria felicidade. Quando pessoas emocionalmente inteligentes se sentem bem com algo que fizeram, elas não permitem que as opiniões ou comentários sarcásticos de ninguém tirem isso delas. Embora seja impossível desligar suas reações ao que os outros pensam de você, você não precisa se comparar com os outros e sempre pode aceitar as opiniões das pessoas com um pouco de sal. Dessa forma, não importa o que as outras pessoas estejam pensando ou fazendo, sua autoestima vem de dentro.

15 – Pratica o autoconhecimento e a inteligência emocional

A inteligência e a maturidade emocional são altamente maleáveis. À medida que a pessoa treina repetidamente comportamentos emocionalmente inteligentes, o cérebro constrói os caminhos necessários para transformá-los em hábitos. À medida que o cérebro reforça o uso desses comportamentos, as conexões que sustentam comportamentos antigos e destrutivos desaparecem. Em pouco tempo, a pessoa começa a responder ao seu entorno com inteligência emocional, mesmo sem ter que pensar nisso. A pessoa que pratica o autoconhecimento sabe que tem defeitos que precisam ser neutralizados e que tem qualidades que precisam ser realçadas, então ela busca praticar a inteligência emocional para conseguir êxito.






As publicações do Portal Raízes são selecionadas com base no conhecimento empírico social e cientifico, e nos traços definidores da cultura e do comportamento psicossocial dos diferentes povos do mundo, especialmente os de língua portuguesa. Nossa missão é, acima de tudo, despertar o interesse e a reflexão sobre a fenomenologia social humana, bem como os seus conflitos interiores e exteriores. A marca Raízes Jornalismo Cultural foi fundada em maio de 2008 pelo jornalista Doracino Naves (17/01/1949 * 27/02/2017) e a romancista Clara Dawn.