O Transtorno de Personalidade Narcisista é uma condição psiquiátrica complexa, que provoca no indivíduo um padrão generalizado de grandiosidade (sentem-se superiores aos outros), necessidade de atenção constante e adulação, além de falta de empatia. Esses comportamentos costumam causar grande toxidade aos relacionamentos, principalmente se a pessoa em questão é a genitora.

As mães narcisistas costumam usar os filhos como acessórios ou dispositivos para atender às suas próprias necessidades. Eles serão extremamente sensíveis às críticas, manipularão os filhos e farão o papel de vítima constantemente. Uma mãe narcisista é incapaz de dar atenção e carinho adequados aos filhos, pois priorizará seus próprios desejos antes dos filhos.

Principais características de uma mãe narcisista

Uma mãe narcisista apresenta traços característicos do TPN – Transtorno de Personalidade Narcisista. Elas veem os seus filhos como uma extensão de si mesmas e só investem no bem-estar da criança na medida em que isso melhora a sua própria vida. Infelizmente, o narcisismo materno pode perturbar a formação de um vínculo saudável entre mãe e filho/a, permitindo que as necessidades psicoemocionais da criança não sejam satisfeitas.

As características das mães narcisistas incluem:

  • Grandiosidade inflada
  • Arrogância extrema
  • Oportunismo exacerbado: tira vantagem dos outros para ganho pessoal
  • Fantasias de sucesso, poder ou riqueza
  • Exagero excessivo em conquistas, talentos ou status
  • Necessidade contínua de admiração
  • Crença que os outros têm inveja dela
  • Ciúme delirante de quem ela considera seu
  • Falta de empatia: não consegue se colocar no lugar do outro

12 sinais de que uma mãe possa ser narcisista 

O abuso narcisista pode ser insidioso, mas muitas crianças crescem acreditando que a toxicidade em sua casa é uma característica normal, que todas as mães são assim mesmo. Entretanto aqui estão 14 sinais de que sua mãe é narcisista:

1. Ela não respeita seus limites

As mães narcisistas têm uma necessidade exagerada de controle e poder e muitas vezes atropelam os limites de alguém para conseguir o que desejam. Em um relacionamento saudável, os pais respeitam os limites dos filhos. Mesmo que nem sempre concordem com a escolha do filho, eles entendem que não podem controlar todos os seus movimentos. Pessoas com Transtorno de Personalidade Narcisista lutam com isso. Por exemplo, uma mãe com TPN pode alegar que estava “apenas passando por ali” depois de aparecer em sua casa, escola ou trabalho sem avisar.

2. Ela vê você como uma extensão dela

É natural que os pais vejam um pouco de si mesmos nos filhos e se orgulhem deles. No entanto, as mães narcisistas percebem os seus filhos como extensões de si mesmas, ao invés de pessoas independentes, separadas e únicas. Elas não veem as crianças como partes a si, mas como representações de si mesmas. As mães narcisistas se deleitam com a glória das conquistas dos filhos como se fossem suas. Quando uma criança tropeça ou falha, sua mãe narcisista pode ter raiva, por causa da “vergonha” que aquele fracasso traz a ela.

3. Ela joga os filhos uns contra os outros

Embora a maioria das mães deseje que seus filhos se deem bem e desenvolvam laços fortes, as mães narcisistas não querem que seus filhos se tornem aliados. O ciúme dos relacionamentos íntimos dos filhos ameaça seu egocentrismo, pois ela sempre deseja ser o centro do mundo deles. Ao jogar os filhos uns contra os outros, ela pode impedir a harmonia fraternal, se tornando a única fonte de “afeto” que um ou outro possa buscar.

4. Ela pode até fazer o filho acreditar que é doente

Mães narcisistas também podem apresentar sinais da Síndrome de Munchausen, um transtorno mental em que a mãe, ou o pai, incentiva o filho a apresentar sintomas de doença física para justificar visitas a médicos, pronto-socorros e especialistas. Uma mãe narcisista pode atender às suas necessidades de atenção e preocupação por parte dos profissionais médicos que atendem seu filho. Enquanto a mãe se alimenta do interesse investido de outras pessoas no bem-estar do seu filho, a Síndrome de Munchausen pode acarretar custos emocionais e físicos para ele até a vida adulta.

5. Ela faz críticas destrutivas constantemente

Como as mães narcisistas veem seus filhos como uma extensão de si mesmas, elas investem muito para que os filhos sejam vistos como excepcionais e altamente realizados. As mães narcisistas podem criticar consistentemente uma criança se ela não corresponder às suas expectativas. Para manter as aparências de sua vaidade, as mães narcisistas exigem perfeição dos filhos. Elas esperam que uma criança alcance metas que ela própria não foi capaz de realizar. Uma mãe narcisista não consegue reconhecer que seus filhos têm limitações normais em suas habilidades. Por causa disso, elas podem punir seus filhos por não conseguirem atender às suas expectativas e padrões ultrajantes.

6. Ela rebate qualquer crítica que recebe sobre o seu comportamento narcisista

As mães narcisistas costumam ter temperamento explosivo. Isso pode resultar em ataques contra os outros quando seus pontos de vista são questionados. Elas podem ter acessos de raiva em resposta à críticas a elas ou a seus filhos. As mães narcisistas geralmente respondem de forma passivo-agressiva àqueles que tentam contestá-las e aos seus desejos. A sua verdadeira autoestima é tão baixa que qualquer crítica é percebida como um golpe no qual rapidamente elas rebatem com uma raiva desproporcional.

7. Ela é obcecada em ser vista como perfeita

As mães narcisistas não suportam ser vistas como nada menos que perfeitas e farão de tudo para perpetuar a impressão de que são excelentes mães. Elas promoverão suas habilidades parentais e as realizações de seus filhos de maneira a encobrir quaisquer deficiências ou decepções. Para uma mãe narcisista, o sucesso não tem a ver com o que ela realmente está fazendo, mas com o que ela consegue convencer os outros de que está fazendo.

8. Ela espera reconhecimento e adoração

Todas as mães desejam que seus filhos as considerem bem, mas uma mãe narcisista é movida pela necessidade de ser sempre adorada e admirada por seus filhos, com palavras e atitudes. Sua identidade está tão enredada em seu papel maternal que ela não consegue aceitar a ideia que seu filho não a adore acima de tudo. Uma mãe narcisista pode se gabar para os filhos e lembrá-los da mãe incrível que eles têm, independentemente da presença ou ausência de fatos que apoiem sua afirmação.

9. Ela ignora as necessidades psicoemocionais dos filhos

A maioria das mais sente uma dor imensa quando seu filho está abalado emocionalmente, e tentam se sintonizar com seus gostos, desgostos e necessidades pessoais. Na verdade, muitos mães até se sentem culpadas quando, por uma razão qualquer, deixou de notar o que está acontecendo com o filho. No entanto, esta dinâmica funciona de forma diferente nas relações narcisistas. Estudos mostram que filhos de pais narcisistas tendem a relatar que suas mães apresentam falta de empatia e tem um interesse limitado pelas suas necessidades emocionais. Eles também dizem se sentirem “invisíveis”, como se a mãe não pudesse dedicar tempo ou energia para realmente vê-los ou compreendê-los.

10. Ela aparentemente compete com as filhas (ou com uma delas)

Uma mãe narcisista pode ter ciúmes de sua filha por muitas razões: a sua aparência, a sua juventude, bens materiais, realizações, educação e até o seu relacionamento com o pai. Este ciúme é particularmente difícil para a filha porque carrega uma dupla-mensagem: “fica bem para que a mãe fique orgulhosa. Mas não fique tão bem para não ofuscar a imagem dela”. As mães normais e saudáveis são orgulhosas das suas filhas e querem que elas sucedam e brilhem por si mesmas. Mas uma mãe narcisista percebe a filha como uma ameaça. Se a atenção se desvia da mãe, a criança sofre retaliação, humilhações e castigos.

11. Ela só trata o filho bem em público

Uma mãe narcisista pode agir como duas pessoas totalmente diferentes. Quando ninguém está olhando, ela pode ser cruel, desdenhosa ou desapegada. Mas quando está em público, a mãe narcisista pode exibir os filhos, gabar-se das suas realizações ou agir carinhosamente com eles. Mas isso raramente é o resultado de uma preocupação genuína com as necessidades dos filhos. Em vez disso, esses esforços são oriundos do desejo de manter a imagem de “mãe perfeita”.

12. Ela frequentemente se apresenta como vítima e manipuladora

A responsabilidade, para a mãe narcisista/vitimista/manipuladora, nunca é dela. Ela é uma pessoa extremamente egocêntrica que vive falando de seus infortúnios, das injustiças de que é acometida, e busca com isso chamar à atenção para si por meio de chantagem emocional. Coisas do tipo: “depois de tudo o que eu fiz por você, vai pisar na bola comigo?”, “você está me devendo, então quero isso”, “você não ajuda”, “você só pensa em si mesmo”.

Como ter uma mãe narcisista afeta as crianças até a vida adulta

Os primeiros relacionamentos que as pessoas formam são com os pais e irmãos. As lições aprendidas pelas filhas de mães narcisistas e pelos filhos de mães narcisistas podem criar problemas significativos na formação de relacionamentos saudáveis ​​mais tarde na vida. Filhos de mães narcisistas podem ter dificuldade para desenvolver um senso de identidade saudável à medida que amadurecem. Existem vários resultados adversos potenciais para filhos de narcisistas que eles podem ter de superar quando adultos. Abaixo estão alguns dos efeitos de crescer com uma mãe narcisista:

  • Baixa inteligência emocional: podem ser tempestivos ou reclusos nos momentos que exigem uma tomada de decisão urgente
  • Autoculpabilização: preferem sempre pedir desculpas, mesmo não estando errados, para que tudo fique bem
  • Incapacidade de estabelecer e manter limites em suas relações afetivas
  • Desenvolvem um apego inseguro a pessoas ou coisas
  • Podem ter necessidade em atender imediatamente as necessidades dos outros
  • Podem ter baixa autoestima quanto à aparência, a carreira, ao relacionamento e/ou a tomada de decisões
  • Podem ter medo de errar e por isso não se arriscam
  • Podem desenvolver uma personalidade de se autosacrificar pelos outros ou de dependência emocional

Como lidar com uma mãe narcisista

Crescer com uma mãe narcisista não é fácil. Manter um relacionamento pode ser um esforço hercúleo contínuo. Entretanto, você pode aprender como seguir em frente e priorizar seu bem-estar psicoemocional. Mesmo que não consiga mudar sua mãe, você pode rever a forma como reage, se adapta e cuida de si mesmo. Abaixo estão algumas dicas para lidar com uma mãe narcisista:

  • Informe-se sobre o narcisismo. O conhecimento é poder.
  • Pare de se culpar. Você não tem culpa de ter nascido de mãe narcisista e ter vivido num ambiente familiar tóxico, mas você pode se cuidar para que de você nasça um ambiente familiar saudável em termos gerais.
  • Implemente limites com firmeza: Reserve um tempo para considerar seus limites, identificá-los e comunicá-los de forma clara e definitiva à sua mãe
  • Minimize a comunicação: Se a comunicação com sua mãe narcisista apenas cria sofrimento emocional, incluindo raiva ou culpa, então minimizar a frequência e a profundidade da comunicação pode limitar as oportunidades dela de aborrecê-lo.
  • Pratique Gray Rocking: Muitas pessoas adotam o “método da rocha cinza” para evitar abusos narcisistas. Este método pode ser eficaz se você precisar manter algum tipo de contato com sua mãe. O método da rocha cinza refere-se essencialmente ao desligamento da pessoa narcisista. Faça um esforço consciente para parecer desinteressado, entediado ou indiferente ao se comunicar com sua mãe narcisista. Você pode responder com respostas de uma palavra ou ignorá-las em vez de escolher argumentos. Com o tempo, sua mãe ficará frustrada e poderá começar a procurar outro lugar para provocar drama.
  • Vivencie relações saudáveis: Concentre-se em estabelecer e manter relacionamentos saudáveis, em vez de ruminar sobre o relacionamento tumultuado que você teve com sua mãe.
  • Fique calmo e respeitoso: Não permita que sua mãe narcisista o provoque a reagir emocionalmente às palavras ou ações dela. Os narcisistas prosperam com atenção. Ao permanecer calmo e respeitoso, você está tirando o poder dela de manipulá-lo para alimentar sua fome narcisista.
  • Priorize suas próprias necessidades: Isso pode ser um desafio no início, mas reconhecer que você merece se colocar em primeiro lugar pode ser uma das lições mais libertadoras que filhos de mães narcisistas podem aprender.
  • Concentre-se em construir sua autoestima: Concentre-se em se envolver em atividades que aumentem sua autoestima. Reconheça seus pontos fortes e realizações como prova de seu mérito e valor.
  • Considere romper o contato: Em alguns casos, adotar uma abordagem sem contato com uma mãe narcisista pode ser a melhor decisão. Pode parecer egoísmo, mas quando você se ama, se respeita, se valoriza, se prioriza, se cuida… você ensina aos outros o modo como merece e deve ser tratado.
  • Procure suporte profissional: Não tenha vergonha ou receio em procurar ajuda profissional. Se você estiver com dor de dentes, com certeza procurará um dentista. Então qual é o problema em procurar um psicólogo e também grupos de apoio. Há, nas redes sociais, alguns grupos de filhos de mães/pais narcisistas. Pode entrar e você saberá que não está sozinho em suas divagações existenciais.

Texto de Nicole Arzt, psicoterapeuta matrimonial e familiar, mestre em aconselhamento parental, na Califórnia e autora do livro best-seller “Às vezes a terapia é estranha”.






As publicações do Portal Raízes são selecionadas com base no conhecimento empírico social e cientifico, e nos traços definidores da cultura e do comportamento psicossocial dos diferentes povos do mundo, especialmente os de língua portuguesa. Nossa missão é, acima de tudo, despertar o interesse e a reflexão sobre a fenomenologia social humana, bem como os seus conflitos interiores e exteriores. A marca Raízes Jornalismo Cultural foi fundada em maio de 2008 pelo jornalista Doracino Naves (17/01/1949 * 27/02/2017) e a romancista Clara Dawn.