15 coisas que pessoas inteligentes fazem para lidar com pessoas tóxicas

Portal Raízes

Todos nós temos que lidar com pessoas tóxicas em algum momento de nossas vidas. Narcisistas, mentirosos compulsivos, sociopatas, manipuladores, fofoqueiros e os que se mimam em autopiedade são apenas alguns exemplos de pessoas tóxicas.

Essas pessoas tóxicas sempre encontram um jeito de se infiltrar nas nossas vidas e fazer drama e anarquia para manipular um círculo social que atenda às suas necessidades. Muitas vezes, eles aplicam uma estratégia de “dividir e conquistar”, na qual semeiam as sementes da instabilidade, a fim de se tornarem essenciais para um grupo social.

Muitas atitudes das pessoas tóxicas resultam de uma insegurança inata que as compele a arrastar as pessoas ao seu redor para seu vazio vazio de insegurança e instabilidade; não só as pessoas tóxicas podem arruinar sua vida e atrapalhar seu progresso, mas podem colocá-lo em risco de arrastá-lo ao seu nível e transformá-lo em uma pessoa tóxica também.

Felizmente, existem várias maneiras de evitar que essas pessoas dominem sua vida, empregadas por pessoas inteligentes que lidaram com pessoas tóxicas no passado.

1 – Elas ignoram pessoas desesperadas por atenção

Muitas vezes, pessoas tóxicas buscam compulsivamente a atenção a todo custo. Mesmo que seja aniversário de alguém, as pessoas tóxicas sempre encontrarão uma maneira de fazer tudo ser sobre elas.  Um círculo social nunca deve girar em torno de uma pessoa. Se for esse o caso, a melhor ação é prestar pouca ou nenhuma atenção e, em vez disso, passar mais tempo com os membros mais tranquilos e mais reservados do grupo.

2 – Elas não confiam ou compartilham segredos com fofoqueiros

Pessoas tóxicas irão compartilhar segredos profundos com as pessoas apenas para parecer momentaneamente interessantes, e elas frequentemente irão julgar ou fofocar sobre as pessoas pelas costas. Se você conhece alguém que faz isso, não se iluda pensando que eles estão fofocando com você porque eles gostam de você ou confiam em você. Eles trairão a sua confiança com a mesma facilidade.

3 – Elas passam muito tempo com amigos confiáveis ​​e leais

Em contraste com o ponto mencionado anteriormente, pessoas inteligentes desenvolverão uma forte rede de apoio de pessoas leais e confiáveis. Eles sabem que não precisam ser amigos de todos e nem todos merecem sua amizade.  Por sua vez, eles recompensam a lealdade e confiança de seus amigos, mostrando que isso funciona nos dois sentidos. Pessoas inteligentes sabem que amizade e fidelidade verdadeiras são uma das mercadorias mais raras e valiosas da vida, e não permitirão que isso seja corrompido por pessoas tóxicas, negativas e indignas de confiança.

4 – Elas evitam pessoas manipuladoras

Pessoas manipuladoras vão arruinar sua vida. Eles manipularão, de maneira insensível, seus sentimentos, a fim de fazer com que você aja de uma certa maneira para promover seus objetivos. Compulsivamente, pessoas manipuladoras frequentemente têm poucas qualidades resgatáveis, então vale a pena evitá-las completamente. Para evitá-las, você deve primeiro reconhecer os sinais de uma pessoa manipuladora.

Você sente emoções fortes ou instáveis ​​quando elas estão por perto; raiva, irritação, tristeza ou inadequação? Você costuma questionar por que elas disseram alguma coisa? Você tem a suspeita de estar sendo enganado? Nesse caso, é provável que a pessoa esteja tentando brincar com suas emoções e seja melhor evitá-la.

5 – Elas deixam que os mentirosos se enforquem nas próprias mentiras

Pessoas tóxicas mentirão compulsivamente, não apenas para os outros, mas para si mesmas. Elas fazem uma espécie de ginástica mental para se convencer de que suas mentiras são a realidade. Infelizmente, mentiras são realmente muito difíceis de acompanhar. Recontar um evento verdadeiro é relativamente fácil, mas é difícil acompanhar um monte de histórias inventadas.  Os mentirosos acabam se expondo com o tempo.

6 – Elas não se envolvem em dramas

A maioria das pessoas não curte drama e prefere manter seus argumentos entre as pessoas com as quais elas estão conversando. Pessoas tóxicas não são assim, amam lavar a roupa suja em público e, quando uma discussão irrompe, querem que todos escolham um lado. Muitas vezes, lutas entre uma ou mais pessoas tóxicas podem ser cataclísmicas, e são os espectadores inocentes presos no fogo cruzado que sofrerão. Há sete palavras que evitarão que você seja sugado pela tempestade em uma xícara de chá que surge quando pessoas tóxicas discutem: “Isso não tem nada a ver comigo”.

7 – Elas enfrentam o bullying

Pessoas tóxicas atacam alguém que consideram fraco. Pode ser alguém que seja um pouco tímido, socialmente desajeitado, ou mesmo alguém que não tenha aptidão física. As pessoas tóxicas vão intimidar e tirar vantagem de qualquer um que elas achem que não vai enfrentá-los, e é por isso que é tão importante enfrentar as pessoas tóxicas, não apenas para você, mas para os outros ao seu redor.

8 – Elas ignoram insultos

Insultos surgem em muitas formas, mas os insultos mais perigosos são aqueles disfarçados de elogios. “Eu nunca teria a confiança para usar essa roupa.”; “Você é tão engraçado, e você nem percebe isso!”; “Você é uma pessoa TÃO legal.” Estes são apenas alguns insultos velados que vão te deixar se perguntando o que eles realmente querem dizer, o que, por sua vez, te faz ficar buscando aprovação. Tudo isso afeta as suas emoções e te desestabiliza.

9 – Elas não se deixam levar pelo drama das pessoas tóxicas

As pessoas tóxicas muitas vezes colocam uma máscara de desamparo para enganar e manipular as pessoas, ou para se livrar da responsabilidade. Há sempre uma razão para o seu fracasso que está fora de suas mãos, e é sempre você que vai precisar resolver o problema. E se você não a ajudar, bem, então você é igual a todos os outros que a maltrataram durante a terrível provação que é a vida dela.

Pessoas exageradamente dramática vivem em um redemoinho de miséria e não fazem absolutamente nenhum esforço para efetuar qualquer mudança em suas vidas. Evitar pessoas assim e se recusar a justificar sua apatia não é apenas bom para elas, mas também impedirá que você seja sugado por seu mundo deprimente de fracasso autoperpetuante.

10 – Elas exigem respostas diretas às suas perguntas

As pessoas tóxicas frequentemente se esforçam para dar respostas arbitrárias, vagas, não comprometidas ou enganosas às perguntas. O truque para contornar isso é fazer perguntas fechadas, ou seja, uma pergunta com uma resposta sim ou não. Isso irá forçá-las a deixar claras as suas intenções e impedir que joguem jogos mentais com você ou com outras pessoas.

11 – Elas não se entregam aos narcisistas

Os narcisistas costumam pescar elogios, muitas vezes fingindo que não se sentem tão bem consigo mesmos. A melhor maneira de lidar com um narcisista é simplesmente ignorar seu apetite insaciável por gratificação. Você não precisa criticá-lo ou tentar fazê-lo se sentir mal, mas ao ignorá-lo, você o ajudará a se lembrar que somos todos humanos e que nossas vidas são igualmente significativas.

12 – Elas apontam erros

Pessoas tóxicas farão quase tudo para se absolverem da culpa. Mesmo que sejam claramente culpados, justificarão suas ações apresentando algo que outra pessoa fez. Lidar com pessoas tóxicas habilmente significa dizer que elas erraram. Isso pode ser difícil de fazer quando elas estão sendo evasivas, mas no final isso as ajudará a crescer.

13 – Eles não são conquistados pela falsa bondade

Há um velho ditado africano: “Cuidado com um homem nu que lhe oferece uma camisa”.
Efetivamente, isso significa que você não pode aceitar algo de alguém que não está em posição de dar. Nomeadamente, elogios e gestos de amor. Pessoas tóxicas muitas vezes tentam conquistar os outros com elogios. Isso geralmente é feito porque elas querem algo de você, ou você apresenta algum tipo de ameaça a elas.

14 – Elas têm controle das próprias emoções

Pessoas tóxicas tentarão manipular as emoções das pessoas para criar um grupo social que atenda às suas necessidades. Para evitar isso, as pessoas inteligentes se certificam de que estão cientes das emoções que estão sentindo, a fim de garantir que estão no controle total. É claro, falar é fácil, difícil é fazer. Controlar as emoções requer anos de disciplina mental, portanto, para a maioria de nós, é melhor evitar situações que possam nos levar a agir irracionalmente.

15 – Elas se focam em soluções, não problemas

Pessoas tóxicas são as primeiras a colocarem a culpa em alguém quando algo dá errado. Elas fazem isso para se emancipar de ter que fazer qualquer esforço para corrigir o erro.
Pessoas inteligentes irão contornar o poder de uma pessoa tóxica, vão ajudar a melhorar a situação, independente de quem é a culpa do problema. Isso mostra que elas são compassivas, protetoras e leais e, com o tempo, isso sempre derrotará as pessoas tóxicas.

Texto de Lifehack, traduzido e adaptado por Portal Raízes

COMPARTILHAR

RECOMENDAMOS


Portal Raízes
Portal Raízes Jornalismo Cultural

COMENTÁRIOS